terça-feira, 23 de julho de 2013

Neva em Palmas e em outros municípios do Paraná - gazetadopovo.com.br veiculou

Josué Teixeira/Gazeta do Povo
Josué Teixeira/Gazeta do Povo / Carro coberto de gelo em Palmas, no sul do Paraná Carro coberto de gelo em Palmas, no sul do Paranáfrio

Neva em Palmas e em outros municípios do Paraná

Simepar não descarta possibilidade de nevar em Curitiba, mas chance é remota. Maior probabilidade é de registros de chuva congelada

22/07/2013 | 19:01 | Thomas Rieger, especial para a Gazeta do Povo atualizado em 22/07/2013 às 23:30

A massa de ar polar que está derrubando as temperaturas em toda a região Sul do Brasil trouxe neve para os municípios do sul do Paraná. Até as 23h desta segunda-feira (22) relatos, fotos e vídeos do fenômeno foram registrados em pelo menos vários municípios, como Palmas, Pinhão, General Carneiro, União da Vitória e Guarapuava, entre outros. No entanto, oficialmente o Instituto Tecnológico Simepar não confirmou o fenômeno. A neve pode cair novamente entre a madrugada e as primeiras horas da manhã desta terça-feira (23).
No Paraná, a maior probabilidade de nevar é para municípios que ficam na fronteira com Santa Catarina, como General Carneiro, Palmas e Clevelândia, e no sul da Região Metropolitana de Curitiba, como Mandirituba e Agudos do Sul. “A umidade e as baixas temperaturas favorecem a ocorrência, mas, de qualquer modo, seria neve de fraca intensidade”, comenta o meteorologista Lizando Jacóbsen, do Simepar.
Neve bloqueia estradas em SC
Uma camada de neve de mais de dez centímetros de espessura, em algumas regiões, bloqueia duas estradas em três diferentes pontos no estado de Santa Catarina. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, nesta segunda-feira (22), que dois pontos da BR-116 foram interditados por volta das 21h20, nos quilômetros 100 (sentido Sul) e 152 (sentido norte). Já na BR-282, foi fechado um ponto no quilômetro 45, próximo ao município de Rancho Queimado, a 65 quilômetros de Florianópolis. A PRF afirma que recebeu relatos de pelo menos três acidentes nas rodovias devido à neve, mas as informações ainda não estão confirmadas porque os locais são de difícil acesso às viaturas de regiões próximas. Leia matéria completa.
Veja fotos da neve no Paraná
Tem fotos do frio na sua cidade? Envie para a gente
Entenda como a neve se forma
Em municípios como Pato Branco e Palmas também houve registro de um fenômeno meteorológico semelhante, a chuva congelada, conhecida como “sleet”. A técnica em meteorologia do Instituto Somar Patrícia Vieira explica que a diferença começa já em sua formação. “A chuva congelada acontece quando as gotas de chuva congelam conforme estão caindo. Com a neve, o floco se forma já nas nuvens”, diz. “Quando a neve cai no chão, ela continua por ali. Com a chuva congelada, as gotas derretem assim que tocam alguma superfície”, completa.
Ajuda
Não há um instrumento que consiga precisar se houve ou não neve, e, para que o fenômeno possa ser comprovado, o Simepar precisa da ajuda dos cidadãos. “Pedimos que as pessoas nos enviem fotos e vídeos daquilo que eles acreditam ser neve para que possamos verificar e registrar a ocorrência”, informa Jacóbsen. Até as 19h de segunda-feira, o instituto não havia recebido imagens de neve.
Com neve ou sem neve, as temperaturas vão continuar baixas no Paraná. Em Curitiba, a máxima não deve passar dos oito graus. Em Palmas, a mínima pode chegar até os três graus negativos. A partir de quarta-feira, a tendência é que a umidade diminua bastante, o que deve fazer com que o estado registre fortes geadas.

Interatividade
Frio, geada, chuva congelada ou neve. Fez registro de algum destes fenômenos no Paraná? Então participe da nossa galeria. Você pode enviar sua foto para o e-mail pautagpol@gazetadopovo.com.br ou postar nas redes sociais com a hashtag #japragazeta. Antes de compartilhar, leia os termos de participação e cessão das imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário