terça-feira, 23 de julho de 2013

Novos estádios perdem "padrão Fifa" após Copa das Confederações - ISSO JÁ ERA ESPERADO., CREIO QUE DAQUI 4/5 ANOS ESTARÃO TODOS DESMORONANDO IGUALZINHO AO ENGENHÃO. E O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO JÁ FOI PELO RALO MAIS UMA VEZ.

Albari Rosa / Gazeta do Povo
Albari Rosa / Gazeta do Povo / O Estádio Nacional de Brasília preparado para a partida de abertura da Copa das Confederações entre Brasil e Japão no dia 15 de junho O Estádio Nacional de Brasília preparado para a partida de abertura da Copa das Confederações entre Brasil e Japão no dia 15 de junhoSedes

Novos estádios perdem "padrão Fifa" após Copa das Confederações

Torcedores e jornalistas dizem que administradores adotaram padrões diferentes para torneio internacional e o Campeonato Brasileiro

23/07/2013 | 17:34 | Reuters

As condições dos novos estádios construídos no Brasil para a Copa do Mundo pioraram desde o fim da Copa das Confederações e o início dos jogos do Campeonato Brasileiro, de acordo com torcedores e jornalistas. Eles dizem que os responsáveis pelos locais adotarão padrões distintos.
As instalações para a mídia foram desmontadas, ruas de acesso sofrem com o congestionamento e o alto preço dos ingressos tem deixado muitos assentos vazios.
"Tiraram as mesas, as cadeiras, a internet, tudo, e nós tivemos de trabalhar com nosso equipamento apoiado sobre os bancos de reservas", disse Rener Lopes, radialista da estação Esporte Brasília, sobre o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
"Tínhamos de ter cuidado com o que dizíamos, porque se a gente dissesse alguma coisa que os torcedores atrás da gente achassem que fosse ruim para o time deles, gritavam", acrescentou, sobre o posto de trabalho no meio do público.
Comparando as instalações do Estádio Nacional durante a Copa das Confederações, no mês passado, e nos jogos organizados pela Terracap, que administra a arena para o governo local, o torcedor André Dória afirmou: "Há uma padrão para a Fifa e outro para o Brasileiro".
O estádio, que foi elogiado pela Fifa quando recebeu o jogo de abertura da Copa das Confederações entre Brasil e Japão, foi um dos seis utilizados na competição, considerada um teste para a Copa do Mundo de 2014.
A Fifa assumiu a administração das seis arenas semanas antes do torneio e instalou sua própria estrutura temporária, incluindo modernos centros de imprensa.
Centenas de voluntários da Fifa e seguranças privados trabalharam para garantir o bom funcionamento dos serviços durante a Copa das Confederações e contaram com a colaboração dos governos para o fechamento de ruas no entorno dos estádios para facilitar o acesso.
Mas, desde o fim do evento, os centros de imprensa foram removidos, não há mais o mesmo número de funcionários à disposição dos torcedores e, com as ruas abertas normalmente, o público tem enfrentado tráfego intenso para chegar aos jogos.
"A Fifa tem um padrão de administração totalmente próprio", disse Ricardo Araújo, consultor de administração de estádios e autor do blog Novas Arenas.
"Fora desses eventos, a responsabilidade é transferida às concessionárias, e não me parece que elas estejam prontas para administrar o dia a dia."
Funcionários da Terracap, a agência responsável pelo estádio de Brasília, reconheceram que foram feitas mudanças após o primeiro jogo no estádio e prometeu melhorar os serviços.
O secretário especial de Brasília para a Copa do Mundo, Claudio Monteiro, disse que as modificações vão melhorar o funcionamento da arena. "Reconheço que há deficiência na forma como os fãs são tratados", disse. "A Fifa fez tudo, e hoje eu não posso oferecer tudo que eu gostaria."
O prazo dado por ele para melhorar os serviços é após o Mundial de 2014: "Nós só vamos atingir esse padrão após a Copa do Mundo, até lá vamos continuar melhorando".

Nenhum comentário:

Postar um comentário