O item mereceu uma apresentação à parte durante o 61º Encontro de Imprensa da Bosch, que aconteceu em Windischbuch, na Alemanha. Presente hoje em mais de 5 milhões de veículos na Europa (no Brasil, apenas em alguns importados), o sistema Start Stop permite que o motor seja desligado automaticamente quando o carro para, com o câmbio em ponto morto, religando-o quando reconhece uma ação do motorista (que não mexe na ignição) em voltar a andar, ao acionar a embreagem.
Assim a tecnologia permite reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO2. O sistema foi testado no Brasil em situações reais por uma equipe da empresa, sob o comando de Rafael Borelli, chefe de marketing e produto da divisão Starter Motors and Generators da Robert Bosch.
Acontece que novas gerações do equipamento permitem economizar em até 18% e 25% o consumo, bem como diminuir as emissões na mesma proporção. A versão que equipará o carro brasileiro é o Start Stop básico, que funciona dessa forma. Mas já estão em desenvolvimento na Europa os sistemas avançado e "coasting".
Carro de demonstração (alto) e indicação do sistema no painel (acima)
O avançado não espera o carro parar. Entra em funcionamento em velocidade inferior a 20 km/h. Isso é possível graças a uma função sincronizada que garante que os componentes trabalhem juntos em um processo de desaceleração. Pode ser usado, por exemplo, quando o motorista vai parar em um sinal a algumas dezenas de metros de distância.
Já o "coasting" – em tradução literal, "acostamento", mas que é engenhosamente ilustrado pelo desenho de um planador na tela – permite que o motor desligue mesmo em altas velocidades, desde que abaixo dos 120 km/h. Com ele, é utilizada a energia cinética para mover o carro. Por esse sistema, a partida é imperceptível, e as funções elétricas do veículo, como direção, rádio, ABS e ESP, continuam em funcionamento.
Se o ar-condicionado vai ser desligado, se ficará ligada apenas a ventilação ou se nada disso vai acontecer, vai do gosto do freguês, ou seja, da montadora. "É possível realizar diversas modulações", esclarece Borelli. Testamos o equipamento em um Volkswagen Passat de demonstração e só percebemos a entrada do sistema em funcionamento porque os dispositivos instalados pela Bosch acusam o fato.
Aliás, também foi possível experimentar o sistema trabalhando em conjunto com o controlador de velocidade adaptativo. Ou seja, o carro freia e para sozinho, voltando a andar quando o veículo à frente o fizer, restando ao motorista a única tarefa de virar o volante.
O jornalista Luís Perez viajou a convite da Mercedes-Benz e da Bosch |
Nenhum comentário:
Postar um comentário