Pelo menos 20% da população já deixou cidade por causa de fumaça
Incêndio atinge depósito de fertilizantes de São Francisco do Sul.
Prefeitura estima que pelo menos 13 bairros foram afetados.
a fumaça em São Francisco do Sul
(Foto: Diogo Losso/Corpo de Bombeiros)
Conforme Battisti, ainda na quarta (26), os Bairros Paulas, Ortinho, Reta, Iperoba, Sandra Regina, Itaguaçu, Forte, Capri, Rocio Pequeno e parte do Bairro Ubatuba. Além disso, pelo menos 160 pessoas procuraram atendimento no hospital da cidade com sintomas de intoxicação pela fumaça. "Nenhuma dessas pessoas ficou internada", disse o secretário.
Um bombeiro voluntário que inalou fumaça tóxica está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Joinville. Às 22h15 desta quinta (26), a UTI do hospital informou que David Marcelino, de 59 anos, continua em estado grave.
na tarde desta quinta (26)
(Foto: Emanuel Soares/CBN)
Conforme o soldado Rosa, mais de 200 mil litros de água já foram utilizados e a operação começou a fazer efeito. "A fumaça está menos densa e se dissipa mais facilmente neste momento", disse. Especialistas em fertilizantes auxiliam equipes que atuam na ocorrência nesta quinta-feira.
O incêndio começou em São Francisco do Sul na noite da última terça-feira (24), por volta das 23h. O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, decretou situação de emergência na cidade na tarde desta quarta-feira (25).
Em coletiva na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito Luiz Roberto de Oliveira afirmou que a empresa responsável pelo armazém onde ocorre a reação química que ocasiona a fumaça tóxica possui alvará de funcionamento. Conforme o prefeito, todos os documentos estão em dia e o produto armazenado no local é legalizado.
De acordo com o comandante-geral dos bombeiros, Marcos Oliveira, a máquina é operada por um oficial de segurança e dá oportunidade de visualisar dentro da edificação os pontos com maior temperatura. "Essa ferramenta nos auxilia muito, pois consigo direcionar o jato de água para o local que precisa ser esfriado", relatou Oliveira. Ainda segundo ele, o método já trouxe resultado, pois a fumaça e os gases quentes estão subindo verticalmente e a água está indo para o ponto onde deve ser conduzida. "A fumaça agora passou da cor laranja, que é mais preocupante, para a cor branca acinzetada, que dá um sinal positivo de que a operação está sendo conduzida adequadamente", complementou o comandante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário