terça-feira, 1 de setembro de 2015

jmnews.com.br veiculou: Projeto transforma a Estação Saudade em Centro Cultural

Projeto transforma a Estação Saudade em Centro Cultural


Sistema Fecomércio do Paraná assina protocolo de intenções com a Prefeitura de Ponta Grossa para revitalizar Estação Saudade e criar 3ºcentro cultural no Estado
Lideranças do Sistema Fecomércio do Paraná assinam, amanhã, um protocolo de intenções com a Prefeitura de Ponta Grossa para a criação de um centro cultural na Estação Saudade. O acordo é o primeiro passo para a concessão do prédio municipal ao Serviço Social do Comércio (Sesc).
O projeto do Governo Municipal junto ao Sesc garante a revitalização da Estação Saudade, que vai abrigar o terceiro Centro Cultural no Estado do Paraná. Toda a obra será custeada pelo Sistema Fecomércio e a Prefeitura deverá ceder o espaço numa espécie de comodato por aproximadamente 20 anos.
Atualmente, o Sesc conta com dois Centros Culturais no Estado. Além do Paço da Liberdade em Curitiba, a entidade desenvolve atividades e mantêm o ‘Cadeião Cultural’, em Londrina, onde o antigo presídio do município foi reformado. Para tirar o Cadeião das ruínas, o Sesc Paraná investiu R$ 3,8 milhões na edificação.
De acordo com a assessoria da Fecomércio Paraná, ainda não existe valor definido para o projeto em Ponta Grossa. “Este acordo é o início. A partir dele, um projeto deverá ser aprovado pelos vereadores, aprovado pelo Conselho Regional da Fecomércio e também pelo Conselho Nacional. Não há previsão de valores”, explicou.
Em relação às obras, a entidade garantiu que as características arquitetônicas da Estação Saudade serão preservadas. O objetivo da restauração é garantir a realização de atividades culturais, como ocorre no Paço da Liberdade e no Cadeião Cultural de Londrina, no local. Além das salas para as oficinas, a Estação também terá um espaço gastronômico, que será mantido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A assinatura do convênio acontece às 14 horas, na quarta-feira, na Estação Saudade.
PROJETO
Fernandes Pinheiro será revitalizada
Paralelamente a cessão da Estação Saudade para o sistema Fecomércio Paraná, a Prefeitura de Ponta Grossa anunciou, ontem, um trabalho de revitalização da Rua Fernandes Pinheiro. O projeto foi apresentado por uma equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), em parceria com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae). “O projeto inclui algumas adequações pontuais, como a iluminação, ampliação das forças de segurança, limpeza e melhorias no trânsito”, explica a arquiteta do Iplan, Bianca Camargo Martins. A intenção é eliminar o comércio de ambulantes e dar subsídio aos comerciantes locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário