segunda-feira, 7 de setembro de 2015

JMNEWS.COM.BR VEICULOU - SUPERMERCADOS DE BAIRROS

Supermercados dos bairros inovam para manter clientes




| Ponta Grossa | 06/09/2015 às 10:29h


 | 

Para se manterem ativos na economia local, blindando a expansão das grandes redes para regiões periféricas, lojistas apostam no atendimento personalizado como chave para o sucesso
Sabe quando está quase tudo pronto para aquele jantar especial e você percebe que esqueceu de comprar algum item? Ou então, a família começa a chegar para o almoço de domingo e um primo distante resolve aparecer também. O que fazer? Comprar mais carne onde? São nesses momentos que os supermercados de bairros aparecem como “salvadores da pátria”.
De acordo com a presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), regional Ponta Grossa, e empresária do setor, Lilian Cristiane Cataneo, no município devem existir mais de 20 lojas com esse perfil, instaladas entre os 18 bairros da cidade – número repassado pelo Cadastro Técnico Municipal da Prefeitura de Ponta Grossa. “Em algumas regiões é comum à existência de até dois estabelecimentos desse porte”, revela.
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), supermercado é um grande comércio tradicional de alimentos (normalmente com apenas uma loja), com sistema de autosserviço que oferece grande variedade de alimentos e produtos domésticos, organizados em corredores. É maior em tamanho e tem uma vasta seleção de uma mercearia tradicional, mas é menor e mais limitado na gama de mercadorias do que um hipermercado.
Para se manterem ativos dentro da economia local, blindando a expansão cada vez maior das grandes redes para regiões periféricas, os comerciantes apostam no atendimento diferenciado como a chave para o sucesso. “A principal forma de venda desses supermercados são os consumidores que estão todo dia na loja”, explica Lilian. “Os funcionários sabem qual o corte de carne que certo cliente deseja, qual a marca do produto que agrada mais seu público, enfim, tem uma proximidade grande, fazendo com ele ‘se sinta em casa’”, completa. Dessa mesma opinião compartilha Marcos Nadal, proprietário do Supermercado Arco Íris, instalado em Uvaranas. “O preço precisa ser competitivo também. Todavia, saber quem é e o que quer seu público é fundamental para fidelizar os clientes”, diz. Há oito anos em operação, o supermercado conta com uma loja e emprega 15 funcionários.
Outro diferencial desse tipo de estabelecimento diz respeito à localização geográfica. “O consumidor não gasta com o transporte. Pode ir até mesmo a pé caso o número de itens adquiridos não seja tão grande”, exemplifica Lilian.
O horário de atendimento também seduz a clientela. As lojas abrem diariamente mais cedo que as grandes redes, em alguns casos iniciando o funcionamento às 7 horas, dando expediente até às 20 horas. Nos finais de semana os estabelecimentos abrem aos sábados em horário normal e no domingo até pouco depois da hora do almoço. “Especificamente para atender a demanda da região onde está inserido”, conclui Lilian.
Consumidores exigem variedade
Segundo o comerciante Marcos Nadal, foi o tempo em que os supermercados de bairro vendiam apenas marcas mais baratas. “A variedade é a mesma das grandes redes”, afirma. Para outro empresário do setor, Taíco Nunes, essa situação só foi possível depois que as distribuidoras mudaram o perfil de gestão. “Antes os hipermercados tinham vantagens na aquisição em larga escala. Hoje isso é diferente. As distribuidoras estão vendo a força dos bairros”, considerou.
Movimentação  - Média diária de compra por pessoa chega a R$ 30
O proprietário do Supermercado Nunes, que também está localizado na região de Uvaranas, Taíco Nunes, revelou que em média passam por sua loja diariamente até 300 pessoas. “Trabalhamos com uma média de venda por cliente na casa dos R$ 29,90”, relata. Há 30 anos no mercado, Nunes comenta que a forma de comprar do cliente mudou muito. “Não vemos mais aquelas grandes compras com carrinhos lotados e famílias escolhendo juntas os produtos para o mês. Os consumidores optam por comprar diariamente, em menor quantidade”, explicou.
Investimentos
E a estratégia de fidelizar o cliente, ao que tudo indica, vem dando resultado. Um dos supermercados de bairro, localizado no Jardim Sabará, inaugurou recentemente um novo espaço de restaurante e agora investe na reforma de sua padaria para ampliar o atendimento. Outro comércio, com uma loja no Parque Nossa Senhora das Graças, prospecta ampliação para a região da Palmeirinha. Até o final deste ano uma nova unidade deve entrar em operação.
Informações do Jornal da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário