Entidade alega prejuízo de milhões de dólares causado por escândalos de corrupção na empresa estatal brasileira
A Fundação Bill e Melinda Gates entrou com um processo contra a Petrobras para tentar recuperar parte das perdas provocadas pela brusca queda de valor de mercado da estatal brasileira, causada pelo escândalo de corrupção investigado na Operação Lava Jato.
Segundo a entidade beneficente do fundador da Microsoft, o esquema de pagamento de propinas na petrolífera provocou prejuízo de "milhões de dólares" às suas finanças. "O escândalo parece ficar maior dia após dia, com mais prisões e contas secretas descobertas", diz o documento depositado em um tribunal de Nova York.
Atualmente, a Petrobras é alvo de diversas ações judiciais nos Estados Unidos pedindo indenizações milionárias para compensar perdas financeiras.
Prejuízos e tentativas de arrecadaçãoA Petrobras fechou o segundo trimestre deste ano com lucro líquido de R$ 531 milhões, montante 90% menor quando comparado ao mesmo período do ano passado, no qual a estatal lucrou R$ 4,959 bilhões.
Em tentativa de aumentar a receita, a estatal está vendendo parte dos ativos de suas subsidiárias. Recentemente foi aprovada a venda de 25% da BR Distribuidora e, no início desta semana, a empresa sinalizou que o repasse de 49% da Gaspetro já está bastante adiantada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário