BR-101 no Paraná? Projetos de rodovia e ponte entre Guaratuba e Matinhos são lançados
Proposta inclui o estudo da viabilidade da ponte entre Guaratuba e Caiobá (Matinhos); empresas podem se candidatar até o dia 4 de fevereiro
- Katia Brembatti
- Atualizado em às
Texto publicado na edição impressa de 11 de dezembro de 2015
A possibilidade de construção de uma rodovia ligando os principais
pontos do Litoral do Paraná ficou mais plausível na última semana,
quando o governo estadual publicou em diário oficial a convocatória para
que empresas interessadas no projeto se candidatem para realizar a
obra. O traçado da “BR-101 paranaense” começaria
na divisa com Santa Catarina, formando um entroncamento com a BR-376,
rasgaria toda a Serra do Mar, criando uma rota alternativa para a
BR-116. O trecho conectaria os portos (inclusive o de Pontal, que ainda
está sendo planejado) e há ainda a proposta para a construção de uma
ponte entre Guaratuba e Caiobá (Matinhos), destinada apenas a veículos
leves para a travessia hoje exclusivamente feita pelo ferry boat.
INFOGRÁFICO: Veja o projeto da BR-101 no Paraná
A intenção inicial é fazer uma Parceria Público-Privada (PPP). As empresas interessadas têm até o dia 4 de fevereiro para se candidatarem. É o chamado Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), quando as empreiteiras financiam o estudo e projetos de engenharia. Opções de traçado podem ser apresentadas. O prazo para a execução do trabalho preliminar é de 180 dias. Nesse caso haveria uma licitação para escolher a empresa que faria a obra e teria o direito de explorá-la. Seria cobrado pedágio para trafegar no trecho, mas o governo estadual subsidiaria parte das despesas, para que as tarifas não ficassem tão caras.
A obra ainda não tem previsão de custo, mas ultrapassaria a casa de R$ 2 bilhões. A proposta de fazer uma nova rodovia no Litoral vem sendo discutida há muitos anos, mas devido ao grande impacto ambiental na Serra do Mar e ao altíssimo custo ainda não foi realizada.
A BR-101 cruza o Brasil de Norte a Sul e é interrompida no Parará. O novo trecho rodoviário encontraria a BR-116, perto de Bocaiúva do Sul, desviando assim o tráfego de caminhões do anel curitibano. Haveria vários túneis nos trechos de serra. Não seria uma BR, que caracteriza uma rodovia federal – seria uma PR, uma rodovia paranaense. A previsão inicial de traçado desvia de unidades de conservação ambiental – públicas e já consolidadas – como os parques nacionais Saint Hilaire-Lange e Guaricana.
INFOGRÁFICO: Veja o projeto da BR-101 no Paraná
A intenção inicial é fazer uma Parceria Público-Privada (PPP). As empresas interessadas têm até o dia 4 de fevereiro para se candidatarem. É o chamado Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), quando as empreiteiras financiam o estudo e projetos de engenharia. Opções de traçado podem ser apresentadas. O prazo para a execução do trabalho preliminar é de 180 dias. Nesse caso haveria uma licitação para escolher a empresa que faria a obra e teria o direito de explorá-la. Seria cobrado pedágio para trafegar no trecho, mas o governo estadual subsidiaria parte das despesas, para que as tarifas não ficassem tão caras.
A obra ainda não tem previsão de custo, mas ultrapassaria a casa de R$ 2 bilhões. A proposta de fazer uma nova rodovia no Litoral vem sendo discutida há muitos anos, mas devido ao grande impacto ambiental na Serra do Mar e ao altíssimo custo ainda não foi realizada.
A BR-101 cruza o Brasil de Norte a Sul e é interrompida no Parará. O novo trecho rodoviário encontraria a BR-116, perto de Bocaiúva do Sul, desviando assim o tráfego de caminhões do anel curitibano. Haveria vários túneis nos trechos de serra. Não seria uma BR, que caracteriza uma rodovia federal – seria uma PR, uma rodovia paranaense. A previsão inicial de traçado desvia de unidades de conservação ambiental – públicas e já consolidadas – como os parques nacionais Saint Hilaire-Lange e Guaricana.
Projeto da 101 no Paraná
*sem construção da ponte. Fonte: DER. Infografia: Gazeta do Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário