Assessoria
Durante os dias 26 e 27 de novembro, o Procon de Ponta Grossa , órgão da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, levantou os preços praticados pelas quatro principais redes de varejo da cidade para produtos típicos do período de Natal.
A pesquisa do Procon foi desenvolvida pela Divisão de Controle Processual, gerenciado pela servidora Franciele Nascimento, com a supervisão do coordenador executivo, Edgar Hampf. Os levantamentos foram feitos nas redes Tozetto, BIG, Condor e Muffato. Fazem parte dessa pesquisa azeites, bombons, carnes congeladas, cereais e farofas prontas, conservas, frutas em calda, panetones e chocotones. Em função da data de realização da pesquisa – com um intervalo de quase um mês até Natal – alguns supermercados estavam ainda desabastecidos de alguns produtos. Um bom número de produtos também estava presente através de marcas próprias de cada supermercado, inviabilizando uma comparação adequada, em função das diferenças na qualidade de cada produto.
Entre os produtos pesquisados, dos 123 itens propostos, a rede Condor dispõe do maior número (111, ou 91% do total), seguida pela rede BIG (82 itens, ou 67% do total), Tozetto (74 itens, ou 61% do total) e Muffato (69 itens, 57% do total).As diferenças encontradas são bastante substanciais. Em alguns casos, ultrapassam 100%, como ocorre com as azeitonas de determinada marca. Mesmo o Panettone, quase um símbolo das compras pré-natalinas, apresenta variação destacada: determinado tipo de uma marca conhecida pode ser encontrado por R$ 18,70 em um supermercado e R$ 31,98 em outro, ou seja, uma diferença de 71%.
Diferenças
Segundo a pesquisa do Procon, entre os azeites, a maior diferença encontrada entre os preços pesquisados foi de 46%. Isso foi verificado no Azeite de Oliva Extra Virgem (vidro) marca Carbonell (500 ml). O produto pode ser comprado por R$ 16,48 no Hipermercado BIG e por R$ 23,99 no Super Muffato. Já entre as bebidas, o espumante da vinícola Miolo, com 750 ml, pode ser adquirido por R$ 45 na rede Super Muffato, ou por bem menos, R$ 32,79, no Condor. A diferença, a maior do segmento bebidas, foi de R$ 12,21 (37%).
Já na seção de bolos/biscoitos, a maior diferença chegou a 21% no produto Biscoito Champagne Bauducco (150g) que pode ser encontrado por R4 4,49 no Supermercado Tozetto e por R$ 5,44 no Hipermercado BIG. Mas, se essa diferença parece pequena, a maior variação no segmento Bombons ultrapassa 50%. O produto Sonho de Valsa, da fabricante Lacta, embalagem com 236g, pode ser comprado pro R$ 10,19 no Super Muffato e por 15,38 (ou, 51% a mais) no Hipermercado BIG.
Há também uma grande variação em produtos do setor de carnes congeladas. A maior delas foi no produto Chester Desossado Perdigão, preço por quilo. No Condor, o quilo custa R$ 13,98, ao passo que no Super Muffato o mesmo produto tem um preço 71% maior: R$ 23,90. Variação bastante expressiva também no setor de cereais e farofas prontas. A Farofa Pronta Suave marca Yoki, embalagem com 250g, custa R$ 2,12 no Supermercado Tozetto e mais do dobro, R$ 4,38, no Hipermercado BIG.
Entre as conservas, a maior diferença constatada na pesquisa do Procon/PG foi da Azeitona Verde Premium 200g, da marca Vale Fértil. O produto custa R$ 5,54 no Tozetto e, no Condor, pode ser encontrada por um preço 117% maior: R$ 12,03. No setor de panetones e chocottones, a maior diferença encontrada foi no Chocottone Lata Dourada Bauducco, de 750g. No Hipermercado BIG, o produto sai por R$ 18,70, ao passo que no Tozetto, o preço fixado é de R$ 31,98, ou 71% a mais – uma diferença de R$ 13,28 em cada unidade.
Uma variação menos impressionante, mas também significativa, apareça no setor de frutas secas e em calda. A Castanha de Caju, embalagem 100g da marca La Violetera, custa R$ 8,25 no Condor e, no BIG, custa 43% a mais: R$ 11,88.
Dicas para o consumidor
Antes de ir às compras é recomendável que o consumidor faça uma lista com os itens que pretende levar. Essa prática ajuda a reduzir a compra de produtos desnecessários. É interessante fazer uma pesquisa de preços através de encartes dos supermercados e anúncios publicitários. Ao passar os produtos pelo caixa, deve-se ficar atento aos valores registrados. Se houver diferença entre o preço cobrado e o que estava informado na gôndola, prevalece o menor. É sempre importante guardar o cupom fiscal entregue pelo caixa.
Durante os dias 26 e 27 de novembro, o Procon de Ponta Grossa , órgão da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, levantou os preços praticados pelas quatro principais redes de varejo da cidade para produtos típicos do período de Natal.
Confira a pesquisa |
A pesquisa do Procon foi desenvolvida pela Divisão de Controle Processual, gerenciado pela servidora Franciele Nascimento, com a supervisão do coordenador executivo, Edgar Hampf. Os levantamentos foram feitos nas redes Tozetto, BIG, Condor e Muffato. Fazem parte dessa pesquisa azeites, bombons, carnes congeladas, cereais e farofas prontas, conservas, frutas em calda, panetones e chocotones. Em função da data de realização da pesquisa – com um intervalo de quase um mês até Natal – alguns supermercados estavam ainda desabastecidos de alguns produtos. Um bom número de produtos também estava presente através de marcas próprias de cada supermercado, inviabilizando uma comparação adequada, em função das diferenças na qualidade de cada produto.
Entre os produtos pesquisados, dos 123 itens propostos, a rede Condor dispõe do maior número (111, ou 91% do total), seguida pela rede BIG (82 itens, ou 67% do total), Tozetto (74 itens, ou 61% do total) e Muffato (69 itens, 57% do total).As diferenças encontradas são bastante substanciais. Em alguns casos, ultrapassam 100%, como ocorre com as azeitonas de determinada marca. Mesmo o Panettone, quase um símbolo das compras pré-natalinas, apresenta variação destacada: determinado tipo de uma marca conhecida pode ser encontrado por R$ 18,70 em um supermercado e R$ 31,98 em outro, ou seja, uma diferença de 71%.
Diferenças
Segundo a pesquisa do Procon, entre os azeites, a maior diferença encontrada entre os preços pesquisados foi de 46%. Isso foi verificado no Azeite de Oliva Extra Virgem (vidro) marca Carbonell (500 ml). O produto pode ser comprado por R$ 16,48 no Hipermercado BIG e por R$ 23,99 no Super Muffato. Já entre as bebidas, o espumante da vinícola Miolo, com 750 ml, pode ser adquirido por R$ 45 na rede Super Muffato, ou por bem menos, R$ 32,79, no Condor. A diferença, a maior do segmento bebidas, foi de R$ 12,21 (37%).
Já na seção de bolos/biscoitos, a maior diferença chegou a 21% no produto Biscoito Champagne Bauducco (150g) que pode ser encontrado por R4 4,49 no Supermercado Tozetto e por R$ 5,44 no Hipermercado BIG. Mas, se essa diferença parece pequena, a maior variação no segmento Bombons ultrapassa 50%. O produto Sonho de Valsa, da fabricante Lacta, embalagem com 236g, pode ser comprado pro R$ 10,19 no Super Muffato e por 15,38 (ou, 51% a mais) no Hipermercado BIG.
Há também uma grande variação em produtos do setor de carnes congeladas. A maior delas foi no produto Chester Desossado Perdigão, preço por quilo. No Condor, o quilo custa R$ 13,98, ao passo que no Super Muffato o mesmo produto tem um preço 71% maior: R$ 23,90. Variação bastante expressiva também no setor de cereais e farofas prontas. A Farofa Pronta Suave marca Yoki, embalagem com 250g, custa R$ 2,12 no Supermercado Tozetto e mais do dobro, R$ 4,38, no Hipermercado BIG.
Entre as conservas, a maior diferença constatada na pesquisa do Procon/PG foi da Azeitona Verde Premium 200g, da marca Vale Fértil. O produto custa R$ 5,54 no Tozetto e, no Condor, pode ser encontrada por um preço 117% maior: R$ 12,03. No setor de panetones e chocottones, a maior diferença encontrada foi no Chocottone Lata Dourada Bauducco, de 750g. No Hipermercado BIG, o produto sai por R$ 18,70, ao passo que no Tozetto, o preço fixado é de R$ 31,98, ou 71% a mais – uma diferença de R$ 13,28 em cada unidade.
Uma variação menos impressionante, mas também significativa, apareça no setor de frutas secas e em calda. A Castanha de Caju, embalagem 100g da marca La Violetera, custa R$ 8,25 no Condor e, no BIG, custa 43% a mais: R$ 11,88.
Dicas para o consumidor
Antes de ir às compras é recomendável que o consumidor faça uma lista com os itens que pretende levar. Essa prática ajuda a reduzir a compra de produtos desnecessários. É interessante fazer uma pesquisa de preços através de encartes dos supermercados e anúncios publicitários. Ao passar os produtos pelo caixa, deve-se ficar atento aos valores registrados. Se houver diferença entre o preço cobrado e o que estava informado na gôndola, prevalece o menor. É sempre importante guardar o cupom fiscal entregue pelo caixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário