terça-feira, 15 de dezembro de 2015

SAFRA DE PÊSSEGOS 2015 - jmnews.com.br veiculou a matéria a seguir postada

Geadas, excesso de chuva, queda de granizo e pouco frio comprometeram a produção da fruta neste ano

Região produz 160 toneladas de pêssego

As principais variedades produzidas na região são a chimarrita, coral, marli, eragil, chiripá, ouro e charme. Em Irati são 32 fruticultores, divididos em 25 hectares. No ano passado, safra chegou a 230 toneladas. Problemas climáticos interferiram diretamente neste resultado
Apesar de enfrentar uma série de problemas climáticos, o município de Irati, que possui aproximadamente 25 hectares e 32 fruticultores, irá colher uma safra de pêssego na casa das 160 toneladas. No ano passado foram produzidas mais de 230 toneladas da fruta. “A produção de pêssego deste ano será menor em relação ao ano anterior, isso devido a fatores climáticos como geada, excesso de chuva, queda de granizo e pouco frio. O comprador e apreciador do pêssego pode ficar tranquilo que a fruta será de ótima qualidade e com um bom tamanho, mas com um pouco menos teor de açúcar”, explica o Engenheiro Agrônomo da Prefeitura, Antônio Sidnei Martins.
As principais variedades produzidas na região são a chimarrita, coral, marli, eragil, chiripá, ouro e charme.
O fruticultor Paulo Dzerva reside no Guamirim, área rural de Irati, e, juntamente de seu filho Geraldo e sua esposa Joana, cultivam a fruta há quatro anos. “O primeiro ano foi bom, o segundo deu uma geada perdi quase tudo, mas não desacorçoei e ano passado perdi muito pouco pêssego e este ano a expectativa é de colher dez toneladas”, conta.
Outro produtor de pêssego é Geraldo Machinski que cultiva a fruta há oito anos. Segundo ele, a produção deve ser um pouco menor, mas mesmo assim espera fazer boas vendas. “Na minha produção tenho mais de mil plantas e devido a muitos fatores a colheita será um pouco menor. A florada foi muito boa, mas não deu tantos frutos. Estamos com ótimas expectativas para a Festa do Pêssego que está acontecendo no município. No último ano vendemos uma tonelada da fruta”, diz.
FESTA
Turistas visitam a cidade de Irati
O Parque Aquático de Irati recebe desde ontem vários turistas da região dentro da 37ª Festa do Pêssego. O evento é uma realização do Provopar, com apoio da Prefeitura de Irati e Asfrutir, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Concessionária Caminhos do Paraná. Neste sábado, dentro da parte cultural, haverá show com a dupla de Ponta Grossa, Giba e Nando. Já no domingo, último dia da festa, está programado o show nacional com o Grupo Karametade.
Segundo os técnicos, fruta terá um teor de açúcar mais baixo nesta safra
Segundo os técnicos, fruta terá um teor de açúcar mais baixo nesta safra
comercialização
Produtores esperam vender mais de dez toneladas da fruta
Segundo o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati, Leoni Ribas, as expectativas são positivas em relação a venda da fruta durante a festa. “A nossa expectativa é que durante a festa sejam vendidos de dez a 12 toneladas da fruta. Estamos sempre buscando soluções para melhorar e facilitar o trabalho para nossos agricultores e recentemente estivemos em Pelotas no Rio Grande do Sul, na Embrapa Clima Temperado que é referencia em procedimentos nas frutas de caroço. Lá, compramos seis mil mudas de arvores frutíferas que serão distribuídos no ano de 2016 para nossos agricultores”, finaliza Leoni.
                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário