quarta-feira, 17 de julho de 2013

FUTSAL PARANAENSE 2013 - KEIMA - dcmais.com.br veiculou

Keima Futsal no banco dos réus

Sebastião NetoFale com o repórter
Publicado em: 17/07/2013 - 00:00 | Atualizado em: 16/07/2013 - 17:26
Equipe pode perder mando de quadra por incidentes na partida contra o Umuarama, que aconteceu no dia 30 de maio; julgamento acontece hoje, às 19 horas, em Curitiba


Fábio Matavelli

Mesmo sem jogar pela Chave Ouro do Campeonato Paranaense, o Keima Futsal vive um dia intenso nesta quarta-feira. O ala Gleyson, o pivô Edson Cabeça, o técnico Luciano Bonfim e o preparador físico Duda - além do próprio Keima Futsal - serão julgados pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Paranaense de Futsal (FPFS) na noite de hoje; a sessão marcada para às 19 horas, na sede da FPFS em Curitiba, acontece em virtude dos incidentes ocorridos na partida contra o Umuarama, realizada no dia 30 de maio, em Ponta Grossa.
Na vitória de 7 a 3 sobre o time do Noroeste no Ginásio Oscar Pereira, Edson Cabeça, Gleyson e Bonfim foram expulsos pela arbitragem, enquanto Duda - que já estava suspenso - invadiu a quadra para protestar contra os apitadores. O clube rubro-negro, por sua vez, é alvo de julgamentos no artigos 191 e 213 - que falam sobe a ausência de providencias tomadas para garantir a segurança na partida; neste caso, as punições podem ser a perda de mando de quadra e multas que variam de R$ 100 a R$ 100 mil.
"Temos vários fatores que comprovam o compromisso do Keima Futsal em garantir a segurança da arbitragem. Todo o trabalho de prevenção foi feito, com a presença da Polícia Militar, da Guarda [Municipal] e também da própria orientação da torcida", explica Itamar Cortes, advogado do Keima Futsal. Durante o julgamento, Cortes vai trazer depoimentos dos responsáveis pela segurança da partida, além de panfletos entregues aos torcedores antes dos jogos - que orientam o comportamento do público nos duelos.
O advogado do time de Ponta Grossa acredita na absolvição do Keima, ou na pior de hipóteses, em uma pena mais branda. "Acredito que com as provas que temos a gente vai conseguir um bom resultado no Tribunal, que é evitar a perda de mando e reverter qualquer punição em multas menores", enfatiza Cortes, que tem como clientes Coritiba, Paraná Clube e o time de futsal de Marechal Rondon. Já sobre os integrantes da equipe que estarão no banco dos réus, o defensor dos rubro-negros aposta nas imagens do jogo para conseguir a absolvição.
Em quadra
Enquanto aguarda a decisão do TJD, Luciano Bonfim demonstra preocupação com os quatro jogadores lesionados no elenco: Henrique, Kumano, Edigleuson e Emerson seguem no Departamento Médico. "Vamos torcer para que dê tudo certo no Tribunal, até porque seria muito ruim ter mais baixas para o jogo de sábado", disse o técnico. Dos quatro machucados, apenas o fixo Edigleuson deve voltar à equipe para a partida deste sábado, às 20h30, diante do Quedas Futsal no Ginásio Oscar Pereira.
Entenda as expulsões
Em uma partida tensa do início ao fim, Keima e Umuarama se enfrentaram no jogo que marcou a superação dos ponta-grossenses. Logo aos cinco minutos, quando os mandantes já venciam por 1 a 0, o pivô Edson Cabeça levou cartão vermelho direto; segundo a arbitragem, ele acertou uma cotovelada sem bola no adversário. Por isso, o camisa 9 foi enquadrado no artigo 254 - praticar agressão física durante a partida - e pode pegar até 12 jogos de suspensão.
Já Gleyson foi expulso no fim do 1° tempo, após cobrança de tiro livre do Umuarama que foi anulada: para os árbitros, o goleiro Donny havia se adiantado, o que causou revolta nos rubro-negros. No mesmo lance, Luciano Bonfim foi expulso e os dois foram denunciados no artigo 258 - invadir local destinado à equipe de arbitragem ou o local da partida - e podem pegar até três partidas de 'gancho'. No caso do camisa 3, ainda haverá o julgamento do artigo 243 - ofender alguém em sua honra por fato relacionado ao desporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário