quarta-feira, 3 de julho de 2013

prá quem curte os GOOD TIMES - NOITE DE SERESTA - plantaodacidade.com.br

Noite de Seresta reúne músicos ponta-grossenses
Neomil Macedo - Assessoria
À luz da lua, jovens apaixonados embalavam as noites com seus acordes, parados em frente à janela de suas pretendidas. Assim surgia a serenata, ou seresta. O costume, herdado da Península Ibérica, é retratado por escritores portugueses desde o século XIV, sendo repassado também para as terras tupiniquins. O tempo passou e a seresta se incorporou à tradição brasileira.
Em Ponta Grossa não era diferente. Constantemente, a cantoria era ouvida pelas ruas. Hoje, porém, é no Cine-Teatro Ópera que as modinhas, o chorinho, o samba e outros gêneros serão apresentados, “relembrando o costume e brindando a boa música brasileira”, como explica a chefe da Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da UEPG e coordenadora do evento, Marcia Dropa.
A Noite de Seresta, evento que faz parte do calendário cultural da UEPG, chega à 16ª edição reunindo intérpretes e grupos musicais de Ponta Grossa para apresentar 22 canções, de compositores como Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Tom Jobim, Sivuca, Jacob do Bandolim, Lupicínio Rodrigues, Jair Amorim, Maysa, Aristides Borges, Oswaldinho do Acordeon, Cartola, Pixinguinha, entre outros.
Quem for ao Cine-Teatro Ópera poderá conferir grandes sucessos do século passado, seja na voz e violão ou acompanhado de acordeon, pandeiro, harmônica cromática, bandolin, cavaco, saxofone, percussão, violão 7 cordas e guitarra semi-acústica. A velha e nova geração de seresteiros estará reunida neste grande encontro da música brasileira, que já virou tradição em Ponta Grossa.
Criada em 1999 pelo violonista Gilmar Martins - instrutor de violão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), a Noite de Seresta se firma como um importante evento cultural da cidade, integrando a temporada musical que se consolida em 2013 entre os meses de junho e julho, começando com a realização do Festival Universitário da Canção (19 a 22 de junho), passando pela Noite de Seresta (03 de julho) e terminando com o Festival de Música dos Campos Gerais (06 a 12 de julho), organizado pelo Conservatório Maestro Paulino com apoio da FAUEPG.
“A UEPG tem sua história ligada à cultura. Com a Noite de Seresta, a Divisão de Assuntos Culturais solidifica esta tradição, mantendo vivo um costume que embalou por muito tempo a vida cultural das cidades e que possui um rico valor artístico”, finaliza Marcia Dropa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário