quinta-feira, 18 de julho de 2013

SAÚDE NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA...TUDO CONTINUA COMO DANTES.... - DCMAIS.COM.BR VEICULOU

Paciente reclama da demora para marcar exame de mamografia

Da Redação Fale com o repórter
Publicado em: 18/07/2013 - 00:00 | Atualizado em: 17/07/2013 - 20:39
Roze Mary Eichelbaun reclama da demora para marcar o exame de mamografia, ela procurou o Centro de Atendimento a Mulher (CAM), mas o atendimento não pode ser feito diretamente no centro. Ela foi informada que primeiro deve procurar o posto de saúde. Roze procurou o posto de saúde próximo a sua casa, mas só conseguiu agendar o atendimento para o início do mês de agosto. "Como eu tenho a idade que dizem que o exame deve ser feito, procurei o centro, mas então eles disseram que vou ter que procurar o posto passar pelo médico, para então realizar o exame", conta Roze. O Ministério da Saúde aconselha que a partir dos 50 anos as mulheres façam o exame de dois em dois anos.
Segundo a médica Tatiane Cordeiro, coordenadora de supervisão de Gestão de Saúde, para marcar o exame é necessário que as pacientes procurem os postos de saúde, e a consulta pode ser com clinico geral ou ginecologista. Os médicos seguem o protocolo do Ministério da Saúde, se identificarem algum fator de risco nas pacientes elas são encaminhadas para a realização do exame da mamografia. "Após a consulta as pacientes são encaminhadas para o exame, esse protocolo mostra a periodicidade em que o exame deve ser realizado", explica Tatiane.
Em Ponta Grossa o exame é realizado em dois lugares no Centro de Atendimento a Mulher e em uma clinica particular, mas ambos são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Tatiane a espera para o resultado varia, pois depende do ritmo de trabalho das clinicas.
É importante que o problema seja diagnosticado do inicio, quando as chances de cura são maior. Segundo dados do Ministério da saúde o Câncer de mama atinge principalmente mulheres entre 40 e 49 anos. O Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama, receberá do Ministério da Saúde um investimento de R$ 4,5 milhões até 2014,  o objetivo é  de reduzir a mortalidade em consequência dos dois tipos de cânceres que são os mais comuns entre as mulheres.  O Ministério da Saúde diz que ano passado ano passado, 4,4 milhões de exames de mamografia foram realizados no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário