domingo, 23 de agosto de 2015

Fim de semana de sol encerra veranico; chuva chega no domingo - gazetadopovo.com.br

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo Fim de semana será ideal para passear pelos parques da Capital: sol e céu azul. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Fim de semana será ideal para passear pelos parques da Capital: sol e céu azul.
clima

Fim de semana de sol encerra veranico; chuva chega no domingo

A partir de domingo (23), chuvas se espalham por todo o estado; temperaturas permanecem elevadas no fim de semana, mas devem cair na segunda-feira (24)

Texto publicado na edição impressa de 22 de agosto de 2015


O veranico que tem feito a alegria dos paranaenses em pleno agosto, auge do inverno, já tem data para acabar: a partir desse domingo (23) uma frente fria chega ao Paraná pelo Sudoeste e Oeste e atravessa todo o estado, trazendo chuva para todas as regiões. Mas até lá, ainda dá tempo de curtir um sábado ensolarado e de temperaturas elevadas.
O sábado (22) amanhece nublado na porção Leste do estado, mas aos poucos as nuvens se dissipam e o volta a ficar ensolarado. Nas demais regiões, a estabilidade atmosférica garante um dia com sol presente desde as primeiras horas, deixando o clima abafado nos municípios do interior no período da tarde.
Em Curitiba haverá o conhecido fenômeno caracterizado pela grande diferença entre temperatura mínima e máxima registradas em um mesmo dia – a amplitude térmica –, a manhã de sábado começa fria, com 10°C, mas ao longo do dia os termômetros alcançam 23°C. No Litoral, temperaturas mais elevadas, chegando a 26°C, mas o céu permanece parcialmente encoberto durante o dia.
A máxima fica com Guaíra: 33°C em pleno inverno e céu limpo o sábado inteiro. Já a mínima fica com Guarapuava que marca 9°C ao amanhecer e no cair da tarde; por lá não chove, mas o dia será nublado.
No domingo (23) a chuva chega em pancadas a partir do período da tarde; do Sudoeste avança para o Oeste, Centro, Norte e Leste. Em algumas regiões, as precipitações serão mais intensas e há possibilidade de trovoadas, como em Foz do Iguaçu e União da Vitória. No restante do estado, serão mais pontuais e breves; na capital, segundo previsão do Simepar, devem chegar apenas à noite. As temperaturas permanecem elevadas: Curitiba marca 25°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário