quinta-feira, 13 de agosto de 2015

vacinação contra PÓLIO - plantaodacidade.com.br veiculou a matéria

Saúde de Ponta Grossa recebe 22 mil doses de vacina contra pólio

No próximo sábado (15), das 8h às 17h, acontecerá o dia ‘D’ de vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação.  Quarenta Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão com os profissionais disponíveis para atender todas as crianças. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do departamento de imunização já fez o encaminhamento das 22 mil doses de vacinas para as unidades.
O público alvo são crianças acima de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A expectativa de vacinação é atingir pelo menos 95% da população de crianças nessa faixa etária. Essa porcentagem equivale a 21.815 crianças. “É o número que garante a proteção e a não circulação do vírus”, comenta a gerente de imunização, Úrsula Kemmelmeier. A campanha se estenderá até o dia 31 de agosto.
Essa vacina será oferecida apenas na modalidade campanha e todos são vacinados. “Trabalha-se dessa maneira para termos a certeza que não há circulação do vírus sobre nenhuma criança na cidade”, destaca Úrsula.
Além da vacinação de rotina que são feitas nos primeiros meses de vida do bebê (2, 4 e 6 meses) e mais dois reforços, todos precisam tomar pelo menos uma dose de campanha por ano. A vacina é feita com duas gotinhas na boca. “Isso faz uma grande cortina de proteção, ela é feita ao mesmo tempo e age por competição com o vírus da doença”, lembra Úrsula.
Quem não puder comparecer no dia ‘D’, poderá procurar as unidades de saúde até o final da campanha, mas é importante lembrar que o serviço estará aliado aos outros de rotina da unidade, podendo haver maior espera.
Ainda na modalidade campanha haverá a atualização de cartões de vacina. “Já que os pais levarão as crianças para vacinação de pólio, os vacinadores vão verificar no cartão se é preciso fazer alguma outra vacina”, esclarece Úrsula.
Algumas vacinas foram introduzidas no calendário e houve alteração de faixa etária em outras. Será um momento de por as vacinas em dia. “Queremos aproveitar esse momento que os profissionais estão voltados para a campanha pra oferecer um melhor acesso à vacina”, finaliza Úrsula.
As campanhas de vacinação começaram na década de 80 e elas conseguiram erradicar toda a poliomielite do continente americano. No entanto a doença ainda esta presente em 10 países, a maior parte na África.
Como ela é uma doença altamente transmitida, enquanto houver um caso, os países tem que trabalhar com a prevenção através da vacinação. A pólio é transmitida pelas secreções da boca e pelas fezes.
“Como as pessoas se mobilizam pelos países, não só a trabalho, mas a passeio e para ações comunitárias no continente africano a pessoa pode vir contaminada e causar um surto”, diz Úrsula.
A vigilância em torno disso e as ações são muitos importantes. Quando a pessoa é contaminada pela poliomielite ela apresenta um quadro febril, semelhante a uma gripe e pode ou não ter um quadro de paralisia flácida aguda. Cada caso de poliomielite com sintoma representa mil pessoas contaminadas que transmitiram, porém não apresentaram os sintomas.
Durante toda a campanha as crianças que não compareceram para a segunda dose da vacina da gripe poderão ser vacinadas, todas as unidades de saúde estão abastecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário