Candidatos de PG querem melhorias no transporte público
Propostas valorizam aspectos como planejamento e políticas sustentáveis
Publicado em: 29/07/2012 - 00:00 | Atualizado em: 29/07/2012 - 11:18
O tema abordado nesta edição da série DC Eleições 2012 é o transporte público. Atualmente, a concessão para a exploração do serviço em Ponta Grossa está sob a responsabilidade da empresa Viação Campos Gerais que, diariamente, transporta cerca de 90 mil passageiros na cidade.
O contrato que prevê a concessão do serviço por dez anos deve ser renovado no segundo semestre do próximo ano, quando poderá ser estendido por mais dez anos, no caso de a empresa ter avaliação positiva do serviço prestado. A tarifa única custa R$ 2,60 e o sistema de transporte conta com quatro terminais: Central, Uvaranas, Oficinas e Nova Rússsia. A VCG possui 200 veículos, com idade média de quatro anos cada.
Além das questões estruturais e relacionadas à cobrança da tarifa, a segurança para passageiros e trabalhadores é outra preocupação. Lei municipal de autoria do vereador Walter de Souza (DEM), o 'Valtão', obrigou a instalação de câmeras de monitoramento em dez ônibus, o que ainda é considerado pouco para inibir o avanço da criminalidade.
Durante sua passagem pela Câmara como suplente da vereadora Alina de Almeida César (PMDB), Fábio Artero (PMDB) também levantou outra questão referente ao transporte coletivo no Município ao apresentar projeto de lei, ainda não apreciado pela Casa, que visa obrigar a utilização de biodiesel para abastecimento de parte da frota de veículos da concessionária e/ou carros com propulsão híbrida.
Leandro Dias (PSOL)
O PSOL de Ponta Grossa entende que o poder público deve atuar no sentido de garantir o direito à cidade às famílias de trabalhadores que sofrem as consequências da falta de planejamento urbano em nossa cidade, oferecendo transporte público de qualidade a todos e todas. Nesse sentido, o PSOL propõe: a demarcação de faixas exclusivas para a circulação dos ônibus para a melhoria do fluxo de veículos; e a municipalização, a partir de setembro de 2013, do transporte coletivo urbano, quando vence o contrato da atual concessionária do serviço, Viação Campos Gerais (VCG), com o poder público, possibilitando a prática de um preço justo imediatamente visando chegar à tarifa zero. Outra preocupação é priorizar o transporte coletivo e alternativo no Município.
Alfeu Mansani (PRTB)
Coligação ‘Corações Valentes’
Eu considero que o transporte coletivo urbano é bem razoável em Ponta Grossa. A população está bem servida com relação ao sistema de terminais e com relação aos ônibus, que são bem cuidados. Mas, eu considero que a passagem é muito cara e isso tem que ser revisto. Outra questão é que os ônibus grandes não poderiam circular pelo Centro da cidade e deveriam apenas coletar os passageiros nos terminais, enquanto pelo Centro mesmo só deveriam transitar os microônibus. Se eu for eleito, também quero revitalizar o Ponto Azul exatamente como ele era antigamente, fazendo com que os microônibus passem por lá. Isso, inclusive, contribuiria para fomentar o comércio naquela região, que está morto. Também iríamos rever as planilhas de custo da empresa e, ainda, estudar a possibilidade de lançar uma empresa de transporte coletivo municipal.
Krystofer Bannach (PCB)
Em nossa gestão, implantaremos uma política inclusiva para todos, preocupada com a qualidade de vida e a segurança da população, que englobe todos os meios de transporte, priorizando meios não-motorizados, a exemplo das ciclovias, e o transporte coletivo. Auditoria necessária nos contratos de transporte coletivo e revisão e atualização das concessões de táxi e similares. Somos totalmente a favor da regularização do moto-táxi. Criação de anéis viários e interligação aos bairros. Atenção prioritária à população com necessidades especiais. Nossa proposta baseia-se na ampliação dos programas de pavimentação, atualização do Plano diretor com a efetiva participação das pessoas, criação de instituto para planejar a cidade para as próximas gerações; integração de todas as secretarias municipais e autarquia de trânsito para traçar estratégias de melhoria para mobilidade/tráfego urbano, buscando através de projetos verbas estaduais e federais para sua execução.
Marcelo Rangel (PPS)
Coligação ‘Coração Ponta-grossense’
Descentralização dos terminais e construção de um nas proximidades da Ronda. Planejamento de linhas com corredores específicos para ônibus. Fortalecimento da engenharia de tráfego integrada à Guarda Municipal e contratação de especialista em trânsito e mobilidade urbana. Mais recursos na educação de trânsito e no uso do transporte coletivo. Criação de novos binários e revisão de estacionamento nas principais vias. Linhas do trabalhador para que não precisem passar pelos terminais, indo diretamente ao trabalho no distrito industrial, sem precisar trocar de ônibus. Planejamento de anéis viários como alternativas para desafogar o tráfego. Estabelecer o Consetru para pesquisa e planejamento e participação do Instituto de Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan). Cobrança por uma frota movida a biodiesel.
Péricles de Holleben Mello (PT)
Coligação ‘Viva Ponta Grossa’
Em nossa primeira gestão (2001-2004), iniciamos o Contorno Leste, pavimentamos 1.461 quadras, construímos os terminais de Uvaranas e Santa Paula, reformamos o Terminal Central, renovamos mais de 50% da frota de ônibus, elaboramos o novo plano diretor de transporte coletivo e ampliamos as linhas de ônibus. Agora vamos pensar de forma mais abrangente, usando o conceito de mobilidade urbana. Implantaremos uma política para todos os cidadãos, preocupada com o meio ambiente, com a saúde e a segurança da população. Vamos contemplar todos os meios de transporte, priorizando os não-motorizados e o transporte coletivo. Pretendemos ampliar programas de pavimentação, reorganizar o Instituto de Planejamento Urbano (Iplan), implantar ciclovias, reformular o Código de Posturas e o Plano Diretor e melhorar as condições da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).
Márcio Pauliki (PDT)
Coligação ‘Ponta Grossa pode mais’
O uso do transporte público, além de desafogar o trânsito nas principais vias da cidade, é a alternativa mais ecológica. A Autarquia de Trânsito e Defesa Social, através do seu Departamento de Mobilidade Urbana (DMU), administrará os terminais de ônibus, rodoviária e outras questões. Assim, fiscalizaremos o funcionamento dos elevadores para cadeirantes já existentes nos 147 ônibus adaptados. Incentivaremos a ampliação das 93 linhas e 201 carros de acordo com a demanda. Além disso, finalizaremos a reforma dos 1,4 mil pontos de ônibus. O DMU irá efetivar a revitalização do Terminal Central, criação do Terminal do Santa Paula e novos terminais para garantir agilidade e qualidade ao trânsito. Um estudo rigoroso do transporte público será conduzido pelo DMU e discutido com toda a sociedade.
O contrato que prevê a concessão do serviço por dez anos deve ser renovado no segundo semestre do próximo ano, quando poderá ser estendido por mais dez anos, no caso de a empresa ter avaliação positiva do serviço prestado. A tarifa única custa R$ 2,60 e o sistema de transporte conta com quatro terminais: Central, Uvaranas, Oficinas e Nova Rússsia. A VCG possui 200 veículos, com idade média de quatro anos cada.
Além das questões estruturais e relacionadas à cobrança da tarifa, a segurança para passageiros e trabalhadores é outra preocupação. Lei municipal de autoria do vereador Walter de Souza (DEM), o 'Valtão', obrigou a instalação de câmeras de monitoramento em dez ônibus, o que ainda é considerado pouco para inibir o avanço da criminalidade.
Durante sua passagem pela Câmara como suplente da vereadora Alina de Almeida César (PMDB), Fábio Artero (PMDB) também levantou outra questão referente ao transporte coletivo no Município ao apresentar projeto de lei, ainda não apreciado pela Casa, que visa obrigar a utilização de biodiesel para abastecimento de parte da frota de veículos da concessionária e/ou carros com propulsão híbrida.
Leandro Dias (PSOL)
O PSOL de Ponta Grossa entende que o poder público deve atuar no sentido de garantir o direito à cidade às famílias de trabalhadores que sofrem as consequências da falta de planejamento urbano em nossa cidade, oferecendo transporte público de qualidade a todos e todas. Nesse sentido, o PSOL propõe: a demarcação de faixas exclusivas para a circulação dos ônibus para a melhoria do fluxo de veículos; e a municipalização, a partir de setembro de 2013, do transporte coletivo urbano, quando vence o contrato da atual concessionária do serviço, Viação Campos Gerais (VCG), com o poder público, possibilitando a prática de um preço justo imediatamente visando chegar à tarifa zero. Outra preocupação é priorizar o transporte coletivo e alternativo no Município.
Alfeu Mansani (PRTB)
Coligação ‘Corações Valentes’
Eu considero que o transporte coletivo urbano é bem razoável em Ponta Grossa. A população está bem servida com relação ao sistema de terminais e com relação aos ônibus, que são bem cuidados. Mas, eu considero que a passagem é muito cara e isso tem que ser revisto. Outra questão é que os ônibus grandes não poderiam circular pelo Centro da cidade e deveriam apenas coletar os passageiros nos terminais, enquanto pelo Centro mesmo só deveriam transitar os microônibus. Se eu for eleito, também quero revitalizar o Ponto Azul exatamente como ele era antigamente, fazendo com que os microônibus passem por lá. Isso, inclusive, contribuiria para fomentar o comércio naquela região, que está morto. Também iríamos rever as planilhas de custo da empresa e, ainda, estudar a possibilidade de lançar uma empresa de transporte coletivo municipal.
Krystofer Bannach (PCB)
Em nossa gestão, implantaremos uma política inclusiva para todos, preocupada com a qualidade de vida e a segurança da população, que englobe todos os meios de transporte, priorizando meios não-motorizados, a exemplo das ciclovias, e o transporte coletivo. Auditoria necessária nos contratos de transporte coletivo e revisão e atualização das concessões de táxi e similares. Somos totalmente a favor da regularização do moto-táxi. Criação de anéis viários e interligação aos bairros. Atenção prioritária à população com necessidades especiais. Nossa proposta baseia-se na ampliação dos programas de pavimentação, atualização do Plano diretor com a efetiva participação das pessoas, criação de instituto para planejar a cidade para as próximas gerações; integração de todas as secretarias municipais e autarquia de trânsito para traçar estratégias de melhoria para mobilidade/tráfego urbano, buscando através de projetos verbas estaduais e federais para sua execução.
Marcelo Rangel (PPS)
Coligação ‘Coração Ponta-grossense’
Descentralização dos terminais e construção de um nas proximidades da Ronda. Planejamento de linhas com corredores específicos para ônibus. Fortalecimento da engenharia de tráfego integrada à Guarda Municipal e contratação de especialista em trânsito e mobilidade urbana. Mais recursos na educação de trânsito e no uso do transporte coletivo. Criação de novos binários e revisão de estacionamento nas principais vias. Linhas do trabalhador para que não precisem passar pelos terminais, indo diretamente ao trabalho no distrito industrial, sem precisar trocar de ônibus. Planejamento de anéis viários como alternativas para desafogar o tráfego. Estabelecer o Consetru para pesquisa e planejamento e participação do Instituto de Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan). Cobrança por uma frota movida a biodiesel.
Péricles de Holleben Mello (PT)
Coligação ‘Viva Ponta Grossa’
Em nossa primeira gestão (2001-2004), iniciamos o Contorno Leste, pavimentamos 1.461 quadras, construímos os terminais de Uvaranas e Santa Paula, reformamos o Terminal Central, renovamos mais de 50% da frota de ônibus, elaboramos o novo plano diretor de transporte coletivo e ampliamos as linhas de ônibus. Agora vamos pensar de forma mais abrangente, usando o conceito de mobilidade urbana. Implantaremos uma política para todos os cidadãos, preocupada com o meio ambiente, com a saúde e a segurança da população. Vamos contemplar todos os meios de transporte, priorizando os não-motorizados e o transporte coletivo. Pretendemos ampliar programas de pavimentação, reorganizar o Instituto de Planejamento Urbano (Iplan), implantar ciclovias, reformular o Código de Posturas e o Plano Diretor e melhorar as condições da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).
Márcio Pauliki (PDT)
Coligação ‘Ponta Grossa pode mais’
O uso do transporte público, além de desafogar o trânsito nas principais vias da cidade, é a alternativa mais ecológica. A Autarquia de Trânsito e Defesa Social, através do seu Departamento de Mobilidade Urbana (DMU), administrará os terminais de ônibus, rodoviária e outras questões. Assim, fiscalizaremos o funcionamento dos elevadores para cadeirantes já existentes nos 147 ônibus adaptados. Incentivaremos a ampliação das 93 linhas e 201 carros de acordo com a demanda. Além disso, finalizaremos a reforma dos 1,4 mil pontos de ônibus. O DMU irá efetivar a revitalização do Terminal Central, criação do Terminal do Santa Paula e novos terminais para garantir agilidade e qualidade ao trânsito. Um estudo rigoroso do transporte público será conduzido pelo DMU e discutido com toda a sociedade.
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