quarta-feira, 22 de maio de 2013

CADEIÃO - CAMPANHA PARA ARRECADAR RECURSOS - dcmais.com.br veiculou a matéria postada - " EXCELENTE IDÉIA, POIS SE A SOCIEDADE ORGANIZADA COLABORAR RAPIDAMENTE PODERÃO SER FEITO REFORMAS E ATÉ MESMO UMA AMPLIAÇÃO DO LOCAL. O QUE NÃO PODEMOS ESPERAR É QUE O PODER PÚBLICO FAÇA ALGO, POSTO QUE NORMALMENTE NÃO O FAZ."

Campanha arrecadará recursos para o Cadeião

Publicado em: 22/05/2013 - 00:00 | Atualizado em: 21/05/2013 - 18:56

Patrícia Biazetto
O diretor da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, Bruno Propst, revelou ontem à reportagem do Diário dos Campos que está trabalhando na elaboração de uma campanha para arrecadar recursos para a reforma da unidade prisional, instalada no Núcleo Santa Maria, em Ponta Grossa, como também da construção de um anexo. Estima-se que seria necessário em torno de R$ 1 milhão para efetuar as melhorias no local, que foi palco de uma rebelião, em abril, que durou quase 20 horas. Já no início deste mês, 18 detentos fugiram, sendo que até agora apenas oito foram recapturados.
Bruno relata que em Aracaju (SE) foi realizada uma campanha para angariar recursos junto à sociedade para a reconstrução do presídio, após rebelião. “Precisamos de dinheiro para um reforma geral do prédio. O objetivo é melhorar a segurança da cadeia e construir um anexo, que vai ajudar a desafogar a superlotação existente”, explica.
Segundo ele, a sociedade como um todo poderá doar a quantia que quiser. Será ela também a responsável por nomear um conselho fiscal, que fiscalizará o emprego dos recursos. “A construção da casa de custódia demorará pelo menos um ano e meio. Não podemos esperar tudo isso para melhorar a estrutura do Cadeião, a campanha é uma forma emergencial de resolvermos o problema”, diz.
Entre as melhorias que precisam ser efetuadas no Cadeião estão reformas na rede hidráulica, elétrica e da rede de esgoto, a troca do telhado e de portas, como também a reformulação do sistema de monitoramento. Ele estima que seria necessário arrecadar aproximadamente R$ 1 milhão para melhorias, que incluem ainda a construção de um prédio anexo, com capacidade de abrigar mais duas galerias, com capacidade para receber mais 60 detentos. “Os procedimentos de segurança poderiam ser realizados mais facilmente com a construção do prédio anexo. Por ser uma cadeia aberta, os presos ficam soltos nos corredores e galerias, o que aumenta a insegurança nos procedimentos necessários”, alega.
O formato da campanha será apresentado ao Conselho Comunitário de Segurança no mês que vem. “Não há restrição de qualquer pessoa em participar da campanha. Ponta Grossa precisa dar mais atenção para o Hildebrando não só em situação de crise”, finaliza.
PG terá audiência pública sobre segurança pública
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Tadeu Veneri, considerou louvável a iniciativa do diretor do Cadeião, Bruno Propst, de buscar alternativas para a reconstrução do estabelecimento prisional, no entanto, ele cita que a obrigação de aplicar recursos no local é do poder público. “Os recursos que poderão ser obtidos na campanha ajudarão, mas não resolverão os problemas do Cadeião, que oferece estrutura de péssima qualidade aos detentos e tem outros inúmeros problemas. É uma estrutura que tende a se deteriorar cada vez mais se não houver a intervenção imediata do Estado”, cita. O deputado planeja para agosto deste ano a realização de uma audiência pública para discutir a segurança pública de Ponta Grossa e região.

Rodrigo Covolan
O diretor do Cadeião, Bruno Propst, diz que são necessários recursos para a reforma do prédio e para a construção de um anexo

Nenhum comentário:

Postar um comentário