sexta-feira, 13 de setembro de 2013

até que enfim uma medida sábia. " chega de radar caça níquel. " - Radares têm limite de velocidade alterado em 10 km/h -plantaodacidade.com.br veiculou

Radares têm limite de velocidade alterado em 10 km/h
Assessoria
A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) alterou o limite de velocidade permitido em nove radares na região central de Ponta Grossa. A partir desta sexta-feira (13), os aparelhos que hoje determinam o limite de velocidade de 40 km/h passarão a multar os veículos que trafegarem nos locais com velocidade acima de 50 km/h. Os radares instalados no cruzamento entre a Avenida Ernesto Vilela e a Avenida Anita Garibaldi, e na Visconde Taunay passam a registrar limite acima de 60km/h. Todos os radares passaram pela aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Todos os locais onde houve a mudança receberam placas com a indicação do novo limite. Tiveram a velocidade alterada dois radares do cruzamento da avenida Vicente Machado com a rua Balduíno Taques, dois na rua Francisco Ribas, um na Comendador Miró, um na Travessa Santa Cruz e um na Balduíno Taques, nas proximidades da igreja Santa Terezinha. Nestes pontos, a velocidade permitida passa a ser de 50 km/h. Já o ponto instalado no cruzamento entre a avenida Ernerto Vilela e a avenida Anita Garibaldi e o radar da Visconde de Taunay, próximo á rotatória, passam de 40 km/h para 60 km/h.
De acordo com o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski, a alteração foi feita pensando na melhoria do trânsito nas regiões onde os radares estão instalados. A mudança só foi realizada depois de um estudo do Departamento de Engenharia da AMTT sobre os radares e o fluxo de carros da região central de Ponta Grossa. Segundo Kalinoski, as estatísticas da Autarquia mostram que 70% dos veículos que trafegam pelos pontos dos radares passam com velocidade abaixo de 30 km/h, ou seja, 10 km/h a menos da velocidade permitida nos locais. Apesar de ser segura, a baixa velocidade prejudica o trânsito, causando congestionamentos e possibilitando acidentes.
“Apesar de ser seguro, o trânsito acabava perdendo a fluidez com a a baixa velocidade, principalmente nos cruzamentos onde os radares estão instalados. O estudo preparado pelo nosso Departamento de Engenharia mostrou-nos que a velocidade no local poderia ser aumentada em 10 km/h sem representar risco e garantindo melhor fluidez ao trânsito. De acordo com ele, é provável que com o radar limitando a velocidade a 50 km/h, o motorista dirija a 40km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário