sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PG, Palmeira e P. Amazonas instituem o Consórcio Intermunicipal Rural - PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU

19/09/2013 PG, Palmeira e P. Amazonas instituem o Consórcio Intermunicipal Rural
Assessoria
Foi instituído, nesta quinta-feira (19), durante a primeira assembléia do grupo, o Consórcio Intermunicipal Rural, que representa Ponta Grossa, Porto Amazonas e Palmeira. O Consórcio pretende planejar e executar obras nas estradas rurais, além de mapear a malha rural e diagnosticar microbacias da região rural dos três municípios. Nesta primeira reunião também foram definidos os cargos da Presidência do Consórcio, que ficará com o prefeito Marcelo Rangel, a Secretaria Executiva, ocupada pelo prefeito de Porto Amazonas, Ademir Schulli, e Tesouraria, que será cuidada pelo prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki.
A formação do Consórcio Intermunicipal vai permitir a implantação da Patrulha do Campo, que disponibilizará para atuar na região uma patrulha rural para o trabalho de readequação e melhoria de estradas rurais. A patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes. O Consórcio Intermunicipal ficará responsável pelos operadores de máquinas e gastos com combustíveis. Esta patrulha será utilizada em sistema de rodízio entre os três municípios.
Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, assim que o Consórcio cumpra com as formalidades legais, a patrulha rural será enviada ao município, o que deve ocorrer dentro de aproximadamente três meses.  O Consórcio vai mapear as estradas a serem trabalhadas na região e, seguindo o projeto que deverá ser feito pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), irá executar a obra necessária.
O Consórcio vai trabalhar no planejamento de ações para os três municípios. Neste planejamento inclui a elaboração de projetos de estradas rurais, capacitação de operadores de máquinas e apoio às prefeituras nos trabalhos em estradas rurais. “Queremos implantar na região um sistema de gestão de estradas rurais de forma integrada às práticas de conservação do meio ambiente”, disse Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário