quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Tibagi: 2º Encontro dos Tropeiros reunirá mais de 800 cavaleiros - PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU

Tibagi: 2º Encontro dos Tropeiros reunirá mais de 800 cavaleiros
Assessoria
O tropeirismo enquanto atividade econômica pode ter acabado no século XVIII, mas em Tibagi a tradição dos viajantes e comerciantes de animais ainda vive. Está programado para o próximo sábado (7), o 2º Encontro dos Tropeiros de Tibagi promovido pelo Grupo de Tropeada Herdeiros do Pinheiral.
O evento tem caráter cultural, turístico e de entretenimento e deve reunir, segundo a organização, aproximadamente 800 cavaleiros de sete estados brasileiros. Estão confirmadas mais de 40 comitivas de várias cidades paranaenses e de grupos da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
“Mais do que resgatar velhas tradições dos tropeiros, estamos resgatando velhas e boas amizades, pois nossas tropeadas são um reencontro de familiares e amigos”, afirma o patrão do grupo, Joel Pupo Martins. Para o organizador, a festa deste ano tem um motivo especial para comemorar. “Completo 50 anos de tropeada, pois minha primeira foi quando tinha 7 anos de idade. Será um momento de muita alegria”, relata.
A programação inicia às 8 horas, no Rancho do Pupo, com café tropeiro e animação do cancioneiro da Rota, Silvestre Alves até às 10 horas. A partir das 11 horas será servido churrascada e por volta das 12 horas inicia a tropeada para percorrerem cerca de 28 quilômetros na região. Às 17 horas está prevista a chegada novamente no rancho para continuidade das atividades que englobam sorteio de prêmios, baile-show com o grupo ‘Sina de Andejo’ e churrascada. O evento tem entrada gratuita.
Joel alerta os participantes que após as 18 horas não será permitido o traslado com os animais pela BR-153. “Por questão de segurança somente será possível se os animais forem transportados em caminhão próprio e assim evitar acidentes. Se não, somente no dia seguinte durante o dia”, pontua.
O Rancho do Pupo fica localizado na comunidade rural de Pinheiro Seco, na BR-153 (Transbrasiliana), no Km 212,5. Outras informações podem ser obtidas por telefone (42) 8834 6794 ou por e-mail pupopinheiral@gmail.com.
Histórico
O Grupo de Tropeada Herdeiros do Pinheiral foi criado em 2005 composto por três integrantes: Joel Pupo Martins, Luciano de Geus e Caetano Serenato. A escolha do nome ‘Herdeiros do Pinheiral’ foi em homenagem à localidade de Pinheiro Seco, com a qual eles têm ligação. Com o tempo, mais pessoas foram se juntando ao grupo, que realizou a primeira tropeada em 6 de agosto de 2005 com a participação de 17 pessoas.
Atualmente, o grupo tem 86 integrantes, sendo 56 cavaleiros e outras 30 pessoas como equipe de apoio. Eles já realizaram mais de 50 tropeadas no território tibagiano e para municípios da região, como Telêmaco Borba, Ventania e Ponta Grossa. Também promovem a ‘Tropeada da Fé’ que vai até Aparecida (SP), além de outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário