segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Pacientes vivem drama sem remédio - jmnews.com.br veiculou edição 20.20.2013

Luta pela vida

Publicado em 20 de Outubro de 2013, às 00h00min | Autor: Gabriel Sartini

Pacientes vivem drama sem remédio

Quando remédio de alto custo não está disponível gratuitamente nas Regionais de Saúde, paciente tem que recorrer às farmácias comerciais, mas muitas vezes o preço é alto

 
Mais de 5 mil pessoas da região dos Campos Gerais estão cadastradas na 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa para receber medicamentos gratuitos disponibilizados pelo programa Farmácia de Alto Custo. Os interessados devem fazer o cadastro no sistema e todo mês adquirem a quantidade necessária para 30 dias, devendo retornar no mês seguinte para continuar com o tratamento. Porém, algumas vezes eles são surpreendidos pela falta do medicamento e têm que encontrar alternativas.
Cleia Patrícia Augustim tem um filho de oito anos com diabetes tipo 1, doença diagnosticada quando o garoto tinha cinco anos. Ele precisa usar insulina todos os dias, mas o medicamento não pode ser aplicado sem o aferimento do nível de glicemia no organismo do garoto. “A Regional costuma ter as fitas para medir glicemia, meu filho usa de três a quatro por dia e cada caixa dá para uns 15 dias”, explica.
Leia a matéria na integra no JM impresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário