quarta-feira, 27 de junho de 2012

GRIPE H1N1 - SITE DCMAIS.COM.BR

Campos Gerais registra duas mortes por H1N1

Luana Souza Fale com o repórter
Publicado em: 26/06/2012 - 00:00 | Atualizado em: 27/06/2012 - 07:38
Foram confirmadas ontem pela secretaria de Estado da Saúde (Sesa) duas mortes por H1N1 nos Campos Gerais, uma em Ponta Grossa e outra em Tibagi. Na primeira cidade foi um homem de 70 anos de idade e na segunda uma mulher de 60 anos. De acordo com o boletim da Sesa, neste ano, 180 casos de Influenza H1N1 foram diagnosticados no Estado, sendo que 13 pessoas tiveram complicações e morreram,sendo 11 delas neste mês.
As mortes foram registradas em São José dos Pinhais (3), Curitiba (2), Ponta Grossa (1), São Mateus do Sul (1), Astorga (1), Apucarana (1), Cornélio Procópio (1), Tibagi (1), Capitão Leônidas Marques (1) e Siqueira Campos (1).
Nesta segunda-feira, Ponta Grossa registrou mais dois casos de H1N1, aumentando para 15 os casos de gripe A que foram confirmadas no município desde o início do mês. Estão recebendo acompanhamento médico 11 pessoas. Destas, 10 estão internadas em leito regular e uma em UTI.
A Vigilância Epidemiológica também monitora 810 pacientes no Estado, entretanto, isso não indica que elas estão contaminadas pelo H1N1. São acompanhadas porque tiveram contato com os pacientes confirmados da gripe ou por apresentarem algum sintoma da doença.
“Para evitar a doença devemos manter hábitos saudáveis, como higienizar as mãos e deixar os ambientes arejados. Contudo, quando a pessoa já está infectada o diagnóstico e tratamento precoce é essencial para evitar que novas mortes ocorram”, orienta o secretário da Saúde, Caputo Neto.

Vacinação
A procura pela vacina contra a gripe A (H1N1) aumentou desde a semana passada em Ponta Grossa. Ontem, durante a manhã e no período da tarde uma fila de pessoas se formou para tomar a vacina na clínica particular da cidade, Vacinalar.
De acordo com a farmacêutica responsável da clínica, Cristina Batista, a clínica recebeu ontem cerca de mil doses da vacina. “As doses acabaram na semana passada e nós compramos mais com fornecedores do Rio de Janeiro e São Paulo”, diz.
Cristina conta que a procura pela vacina aumentou devido aos casos de H1N1 registrados em Ponta Grossa. A farmacêutica revela que talvez não tenha mais doses da vacina nos próximos dias. “As doses que nós temos aqui podem dar pra hoje e amanhã (quarta-feira), mas não posso garantir se vamos receber mais e até quando esse estoque vai durar”, explica.
Vanderli Aparecida Ribeiro Galvão veio de Tibagi para vacinar os filhos. “Meus filhos estudam e andam em ônibus escolares estão correndo risco de pegar a gripe, por isso, aproveitei trazer eles para vacinar logo”, conta.

Medicamento
A Secretaria da Saúde orienta que todos os médicos prescrevam imediatamente o antiviral Oseltamivir ao suspeitar de qualquer caso de síndrome gripal, independente de confirmação laboratorial. O medicamento é eficaz e indicado para o tratamento de todos os tipos do vírus Influenza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário