quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

NOTICIAS DA VIZINHA CIDADE DE TIBAGI/PR.

SOCIEDADE CIVIL
Rotary abre novas 20 vagas no Mutirão de Cirurgias de Catarata

Secretaria de Saúde é parceira na ação solidária


Reativado em 2011, o Rotary Club de Tibagi já tem várias ações em andamento para ajudar as comunidades mais carentes. Uma delas é o Mutirão de Cirurgias de Catarata, que tem nove pessoas selecionadas, encaminhadas a consultas, e outras 20 vagas em aberto para o atendimento gratuito. Quem tem mais de 55 anos e diagnóstico de catarata deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde, na Unidade de Saúde da Família 18 de Março, para se cadastrar.

As consultas e cirurgia serão agendadas para o mês de março no Centro de Visão do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná em Curitiba e contam com a ação voluntária de dois médicos rotarianos. Arlindo Venturim e Vittorio do Valle Cardoso Santos colaboram com o projeto Boa Visão.

Eles perceberam que muitas pessoas com dificuldades visuais não encontravam meios gratuitos rápidos e eficazes para resolver o problema, então pesquisaram as patologias mais frequentes entre os adultos e pessoas da terceira idade e iniciaram trabalho voluntário junto ao Rotary Club de Santa Felicidade, em Curitiba”, explica o presidente do Rotary Club Guartelá, de Tibagi, Acelino Félix da Silva. “As consultas são aos sábados, fora do horário de expediente desses médicos. Para este ano estão previstas 120 cirurgias para várias cidades do Paraná. Só de Tibagi serão quase 30”, acrescenta.

Os rotarianos acompanham os pacientes na realização de exames oftalmológicos, cirurgias e disponibilizam o implante de lentes cristalinas, sem qualquer custo, no Centro de Visão. A secretária de Saúde enaltece a iniciativa em parceria com a Prefeitura. “Toda colaboração da sociedade civil organizada é bem-vinda”, diz Elisângela Carvalho.

Segundo Acelino, 35 pessoas se cadastraram na primeira etapa do programa e tiveram assistência médica e encaminhamento para obter óculos ou tratamento. “Apenas nove terão de passar pelo procedimento”, explica.


Outras ações

O Rotary Club Guartelá tem 19 companheiros, que é como se denominam os rotarianos. Nos seis meses de funcionamento, várias iniciativas já foram desenvolvidas em benefício das comunidades. Acelino relata que em campanha para comprar uma cama hospitalar para a Casa Nosso Sossego, lar de idosos de Tibagi, o Rotary conseguiu angariar três unidades da cama e outra própria para cirurgias, mais uma maca. “Outra ação realizamos no Natal, em parceria com a equipe de jipeiros Papa Lama, que foi a distribuição de cerca de mil sanduíches durante o Jeep Noel, no distrito de Caetano Mendes”, conta.


Bingo dia 10 de fevereiro

A próxima ação está programada para 10 de fevereiro. “Convidamos toda a comunidade para o sorteio de prêmios com cartelão para arrecadação de recursos que serão usados nas obras do Rotary”, antecipa Acelino. O bingo será às 20 horas no Centro Pastoral da Igreja Católica e haverá venda de lanches e refrigerantes.

Precisamos de uma cadeira de rodas infantil para uma criança de quatro anos que mora na Vila São José e estamos em busca de recursos”, justifica. As cartelas estão à venda na Casa das Louças, Loja Cristal e com os rotarianos. Mais informações podem ser obtidas no (42) 3275-1436.


Nenhum comentário:

Postar um comentário