sexta-feira, 22 de junho de 2012

NOTICIA PREOCUPANTE VEICULADA NO SITE DCMAIS.COM.BR

150 metalúrgicos pedem demissão da Metalsistem

Linha de produção está parada há duas semanas
Luciana R. Brick Fale com o repórter
Publicado em: 22/06/2012 - 00:00 | Atualizado em: 22/06/2012 - 07:32
Rodrigo Covolan
Trabalhadores estão assinando documentos no sindicato


Em processo de venda para a DX3 a Metalsistem do Brasil em Ponta Grossa interrompeu a produção há duas semanas. Através de comunicado interno, a empresa dispensou os trabalhadores das atividades. Sem uma explicação da metalúrgica, os 150 funcionários resolveram ajuizar ação coletiva de demissão involuntária na Justiça do Trabalho. Uma mesa redonda foi marcada para hoje, às 11 horas, no Ministério Público do Trabalho.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Mauro César Carvalho Pereira, entre os motivos que levaram à decisão estão o atraso no pagamento do salário e a indefinição sobre o processo de venda da empresa. “O vale e o pagamento saíram atrasados e os funcionários fizeram paralisação de dois dias. Após o retorno ao trabalho, eles foram proibidos de entrar na empresa nos dias 14 e 15 de junho. No domingo, 17 um novo comunicado interno na portaria os dispensava de trabalhar nesta semana, de 18 a 24 de junho. A metalúrgica não explicou os motivos”, conta.
Mauro explica que nesta sexta-feira o sindicato pedirá à Metalsistem que aceite a demissão dos trabalhadores, assine a carteira de trabalho e libere o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “A maioria dos trabalhadores quer a demissão. Se não conseguirmos acordo hoje vamos ajuizar a ação. Nosso objetivo é proteger o direito dos trabalhadores seja da Metalsistem ou DX3”, frisa.
Segundo Mauro, na Justiça o sindicato pedirá ainda a antecipação de tutela para que o FGTS possa ser sacado pelos trabalhadores. “Não queremos que os funcionários sejam prejudicados em nenhum momento”, fala.
A Metalsistem foi fundada há 10 anos, no Jardim Carvalho. Em 2006 conseguiu doação de área e foi transferida para o distrito industrial. Da fábrica saem armários, estantes, pisos industriais metálicos, esteiras e estruturas metálicas diversas como porta pallets. Alguns trabalhadores estão na empresa há mais de nove anos.
A DX3 foi procurada pela reportagem do DC, mas não se posicionou sobre o assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário