PMDB decide apoiar Márcio Pauliki para prefeito
Após a reunião, Péricles foi comunicado do resultado. Hoje os peemedebistas se reúnem com Pauliki e devem formalizar o apoio.
O presidente do PMDB, Fábio Artero, confirma que houve a discussão, mas afirma que a definição será tomada somente na convenção do partido. “Não tem nada fechado. A gente vem discutindo se decide agora ou se prorroga. Fizemos uma reunião para avaliar a conversa que tivemos com os dois candidatos e cada um se manifestou”, conta, informando que a decisão será referendada pelos pré-candidatos a vereador do partido.
O secretário adjunto do partido, Herculano Lisboa, que votou pelo apoio a Péricles, defende que a decisão seja referendada pelos pré-candidatos a vereador. “O que foi tirado é um indicativo de que forma o partido poderá caminhar. Não é uma situação ‘sine qua non’ [sem a qual não pode deixar de ser]. Foi feito uma pesquisa”, afirma Lisboa, defendendo que a candidatura do petista teria o apoio do senador Roberto Requião (PMDB) e lembrando que em 2004 foi candidato à vice de Péricles, quando o petista buscava a reeleição para a Prefeitura Municipal, sendo derrotado pelo atual prefeito, Pedro Wosgrau Filho (PSDB). “São momentos. A ideia é que o partido possa marchar unido. Há uma tendência [de apoio à Pauliki], mas não sei se a Executiva fala pelo restante dos membros”, complementa.
O vereador Doutor Pascoal Adura, líder da bancada do PMDB na Câmara Municipal, foi quem defendeu a votação. “Eles queriam empurrar com a barriga pra frente. Eles queriam que o Péricles acertasse a sua situação [no Tribunal de Contas, das contas desaprovadas] para apoiá-lo. Eu me posicionei contrariamente a isso. Achei que teria de ser definido hoje [ontem]. Daí puxei a votação”, conta Adura, que votou em Pauliki e defende que a decisão já foi tomada pela maioria dos membros da executiva. “Agora não adianta mais. Já está consumado. Eles perderam”.
PAULIKI COMEMORA RESULTADO – Até ontem à noite, Pauliki ainda não havia sido comunicado oficialmente da decisão do PMDB em apoiá-lo. Ele reiterou que espera uma resposta do partido para confirmar a sua candidatura e avançar na discussão sobre a aliança com os demais partidos. O pedetista espera reunir além do PMDB, o PV, o PC do B e a “Frente Popular” (PTN/PTB/PRB/PTC/PT do B/PSL). Pauliki quer comunicar a sua decisão para a executiva estadual do PDT amanhã, durante a convenção municipal do partido em Curitiba.
Pauliki conta que na negociação com o PMDB, ficou acertado a aliança também para a disputa proporcional, bem como, os peemedebistas manifestaram interesse em participar da chapa majoritária, indicando o vice. “Não tem promessa nenhuma de secretaria. É claro que juntos vamos analisar o espaço no governo”, afirma.
O pedetista comemorou o resultado da votação. “A maioria do PMDB está acreditando no nosso projeto. Vamos discutir o programa de governo em conjunto”, propõe Pauliki.
QUEM VOTOU PARA O PMDB APOIAR PAULIKI:
Fábio Artero – Presidente
Doutor Pascoal Adura – Líder da bancada do PMDB na Câmara Municipal
Wilson Rocha – 2 º Vice-Presidente
Samuel Alvarez – 1º Suplente, votou no lugar de Washington Bardal – Tesoureiro, afastado por motivos de saúde.
Luiz Francisco da Costa Vaz – Secretário Geral
Verdi Alves da Silva – 2º Vogal
QUEM VOTOU PARA O PMDB APOIAR PÉRICLES:
Herculano Lisboa – Secretário Adjunto
Antonio Carlos De Mário – 1º Vice-presidente
SE ABSTEVE:
Antonio Irineu Slusarski – “Toninho do Papelão” – 1º Vogal
Nenhum comentário:
Postar um comentário