quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pauliki se destaca tanto a federal quanto a estadual - plantaodacidade.com.br veiculou

16/10/2013 Pauliki se destaca tanto a federal quanto a estadual
Texto: Emmanuel Fornazari (Diário dos Campos - www.diariodoscampos.com.br
Dando sequência à análise do eleitorado de Ponta Grossa para com as eleições de 2014 - que acontecem em menos de um ano, em 5 de outubro de ano que vem - o Jornal Diário dos Campos publicou esta terça-feira levantamento contratado junto ao Instituto Paraná Pesquisas com a projeção de voto dos ponta-grossenses para as disputas a deputado estadual e federal.
Foram ouvidos 530 eleitores entre os dias 8 e 10 de outubro. Com margem de erro de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiança de 95%, a pesquisa mostra o empresário Marcio Pauliki (PDT) (foto) e o radialista e atual deputado federal Sandro Alex (PPS) à frente na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. Enquanto isso, no cenário estadual, se optar por disputar vaga à Assembleia Legislativa, Pauliki também figura como um dos favoritos, ao lado dos já deputados Plauto Miró (DEM) e Péricles de Mello (PT).
Esmiuçando primeiramente os dados relativos à disputa para deputado federal, o cenário estimulado mostra que, quando apresentados os nomes dos possíveis candidatos, Pauliki arremata a liderança com 28,49% de apoio do eleitorado ponta-grossense, seguido de perto por Sandro Alex, que detém 27,17% das intenções de voto. Os dois estão tecnicamente empatados se for levado em conta a margem de erro. Exercendo o mandato de vereador pela primeira vez e já como presidente da Câmara Municipal, Aliel Machado (PCdoB) aparece na terceira colocação com 12,64%. O excandidato a vice-prefeito de Ponta Grossa, o apresentador João Barbiero, agora no PV, registra 9,81% e fica na quarta posição na corrida eleitoral ao parlamento federal.
Na sequência, foram citados os deputados federais Takayama (PSC) com 1,89% e Ângelo Vanhoni (PT) com 1,51%; o radialista Tavinho Luck (PHS) também com 1,51%; o deputado federal André Vargas (PT) com 1,32%; Pastor Oliveira com 1,13% e Leopoldo Meyer (PSB) com 0,75%. Outros nomes citados somaram 0,95%, enquanto os que não sabem em quem votar 6,60%. Os eleitores que não apoiariam nenhum dos apontados são 6,23% do total.
O Paraná Pesquisas também averiguou a opinião dos eleitores quando os nomes dos candidatos não são revelados, ou seja de forma espontânea. Neste cenário, Sandro Alex aparece em primeiro com 6,42%, com Pauliki em segundo com 3,21%. Depois, seguem Aliel (0,57%), Vanhoni (0,19%), Barbiero (0,19%), Takayama (0,19%) e Tavinho Luck (0,19%). Não sabem são 86,04% e "Ninguém" 3,02%.
AssembleiaCom a possibilidade de optar por uma candidatura a deputado estadual invés de federal, o empresário Marcio Pauliki também ostenta a liderança na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná.
No cenário estimulado, ele agrega 22,08% do universo de eleitores, seguido pelos deputados estaduais Plauto Miró (DEM) (foto), que tem 20,19%, e Péricles de Mello, com 16,42%. Se for considerada a margem de erro de 4,5 pontos percentuais, os três ponteiros estão tecnicamente empatados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário