quinta-feira, 26 de junho de 2014

Ponta-grossense conquista vaga para Nacional de Xadrez - diariodoscampos.com.br veiculou

Ponta-grossense conquista vaga para Nacional de Xadrez

Rafaela Serrato Fale com o repórter
Publicado em: 26/06/2014 - 00:00 | Atualizado em: 25/06/2014 - 18:42
Clemerson tem 11 anos e conquistou o ouro nos Jogos Escolares da Juventude, com o ouro veio também a vaga para etapa nacional da competição

Atleta ponta-grossense conquistou o ouro nos Jogos Escolares da Juventude, (divisão B) que está sendo realizado em Cianorte. Além da medalha  Clemerson Alexandre Krul, 11 anos, do colégio Sepam, volta a Ponta Grossa com vaga garantida na seleção paranaense, que representa o estado na etapa nacional dos escolares.  Esse foi o primeiro ano que Clemerson participou da competição.
O atleta conquistou a vaga e o primeiro lugar na prova de xadrez rápido, além dele Catarina de Oliveira Miranda, de Paranavaí, vai participar dos Escolares Nacional, que acontece de 4 a 13 de setembro.
O técnico de Clemerson, Lucas Silvestre Borges comenta que ele estava treinando muito, e conquistou a vaga na primeira vez que disputou os Escolares. "Eu fiquei surpreso foi o primeiro ano que ele participou. Essa competição, são para enxadristas de 11 a 14 anos, e ele conseguiu vaga já no primeiro ano de participação", comenta Lucas.
O técnico explica que por isso ficou surpreso com a conquista. "Não esperávamos o título, sabíamos que ele iria bem, pois ele treinou forte para isso", explica o técnico. É o terceiro ano que Ponta Grossa conta com atletas na competição. Em 2011 e 2013, Geovani Broday participou da etapa nacional dos Escolares, também no ano passado Lara Malanowski  representou a cidade.
Lucas conta que isso comprova o bom momento do esporte na cidade. "A cidade não tem 'um ou outro' há três anos conseguimos enviar atletas, agora Clemerson também irá disputar, isso mostra como tempos um grupo forte dentro da cidade e nos últimos 10 anos vem se destacando", ressalta o técnico.
Apesar do desenvolvimento do esporte, Lucas comenta que a modalidade não é valorizada. "A gente briga pela valorização, as escolas estão praticando mais, mas o que vemos e sentimos é a falta de incentivo. Espero que com os atletas se destacando isso possa melhorar", expõe Lucas.
A fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) é realizada pela Secretaria do Estado da Educação, organizada pela Secretaria do Estado do Esporte, com a parceria dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cianorte,a s disputas começaram no dia  e vai até o dia 28 de julho.
créditos
Ponta-grossense conquista vaga para Nacional de Xadrez Foto: Tiago Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário