segunda-feira, 8 de junho de 2015

plantaodacidade.com.br veiculou a noticia a seguir postada - Educação capacita professores para uso de lousa digital

Educação capacita professores para uso de lousa digital
Assessoria

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), deu início à capacitação da segunda turma de professores para uso de novo material pedagógico, fornecido por meio de uma parceria entre a SME e o Ministério da Educação. Na manhã de hoje (3), 56 profissionais da rede municipal passaram pela “Formação para uso da lousa digital para professores do ensino fundamental”, realizado no Núcleo Municipal de Tecnologia Educacional (NTE) Prof. Antônio Armando Cardoso de Aguiar.
De acordo com a coordenadora pedagógica do NTE, Juliana Soltes, o material não é fixo e permite uma variedade de aplicações em sala de aula. “Estamos recebendo os relatórios dos primeiros usos nas escolas, com resultados positivos no que se refere a disciplina, aprendizado e também a participação dos alunos nas atividades. Cada uma dessas escolas está com uma lousa e o material pode ser trabalho de diferentes formas”, explica a coordenadora.
A Escola Municipal Professor Paulo Grott é uma das que já está usando o novo material e obtendo bons resultados com os alunos. “Temos trabalhado com a lousa em turmas menores, como na sala de apoio e com as turmas multifuncionais. Os alunos estão muito empolgados e têm mais vontade de participar”, comenta a coordenadora pedagógica da escola, Cleonice de Fátima dos Santos.
O curso para uso pedagógico da lousa digital foi criado no final de 2014 e teve suas primeiras turmas no início de 2015. A lousa digital faz parte dos recursos tecnológicos disponíveis pelo Programa Proinfo Integrado e tem como objetivo proporcionar a interatividade e a colaboração no ato de ensinar e de aprender. O curso propõe como temas de trabalho o manuseio da lousa digital, cuidados e forma de trabalho, bem como, as possibilidades de trabalho pedagógico que podem ser desenvolvidos por meio do recurso tecnológico disponível.
A primeira formação aconteceu em março, com as coordenadoras pedagógicas das 47 escolas municipais que já receberam o material. Até o fim do ano, cerca de 500 professores terão passado pelo curso para uso do novo material didático, que já está instalado em mais de 50% das escolas municipais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário