O astro brilhou nas finais de 2015, conseguiu um feito impressionante na última partida da temporada, mas viu, talvez mais do que nunca, que um gênio pode não ser o bastante para vencer um time com grande espírito coletivo. Um time de guerreiros.
O Golden State Warriors foi o responsável por mostrar esta realidade a LeBron James, que sentiu a falta dos lesionados Kyrie Irving, Kevin Love e Anderson Varejão. A equipe de Oakland ficou com o título da NBA ao bater os Cavs em plena Quicken Loans Arena por 105 a 97, fechando a série decisiva em 4 a 2, nesta terça-feira.
Os Warriors não ganhavam a taça desde 1975 e chegaram à quarta conquista de sua história. Além das duas já mencionadas, a franquia foi campeã da liga em 1947 e 1956, quando ainda era da Philadelphia.
Por outro lado, os Cavaliers, que tinham ficado com o vice em 2007, quando foram varridos pelo San Antonio Spurs, continuam sem nunca terem ganho a NBA. Além disso, a nova derrota na decisão faz Cleveland manter uma maldição.
O último título da cidade em uma das principais ligas do esporte norte-americano foi o do Cleveland Browns, na NFL, em 1964. Os Cavs nunca venceram a NBA, e os Indians foram campeões na MLB pela última vez em 1948. São 144 temporadas combinadas entre os times sem título, o que representa a maior seca entre todas as cidades norte-americanas.
Para os brasileiros, de forma geral, o resultado não foi impactante, já que o país teria um representante campeão de qualquer maneira. Vale lembrar que o primeiro representante verde e amarelo a ganhar um anel da NBA foi Thiago Splitter, no ano passado, com os Spurs.
Quem ficou com a taça foi Leandrinho, que chegou à competição norte-americana em 2003 e já passou por Phoenix Suns (duas vezes), Toronto Raptors, Indiana Pacers e Boston Celtics antes de finalmente chegar ao ápice, mesmo na condição de reserva. Anderson Varejão, que está desde 2004 nos Cavs e não tem jogado por se recuperar de lesão, ainda segue na espera.
Na partida desta terça-feira, LeBron James, apesar da derrota e da frustração, foi o destaque e com direito a uma marca impressionante. Ele chegou a 5020 pontos em playoffs da NBA e tornou-se o sexto atleta (e o mais novo) a anotar cinco mil pontos na pós-temporada. Os outros foram Michael Jordan (5.987), Kareem Abdul-Jabbar (5.762), Kobe Bryant (5.640), Shaquille O'Neal (5.250) e Tim Duncan (5.113).
O camisa 23 foi o cestinha da partida com 32 pontos, além de ter pego 18 rebotes e dado nove assistências. Timofey Mozgov (17 pontos e 12 rebotes) e Tristan Thompson (15 pontos e 13 pontos) também conseguiram um double-double.
Pelo lado dos vencedores, Andre Iguodala brilhou com 25 pontos e cinco assistências. Stephen Curry também se destacou ao anotar 25 pontos, dar oito assistências e pegar seis rebotes. Draymond Green conseguiu um triple-double: 16 pontos, 11 rebotes e dez assistências. Leandrinho anotou cinco pontos, apanhou três rebotes e deu duas assistências.
A conquista dos Warriors ainda foi muito especial para o técnico estreante Steve Kerr. Foi o primeiro título de um treinador em seu primeiro ano no cargo desde 1982, quando Pat Riley levou o Los Angeles Lakers à taça.
Somando sua carreira como jogador, ele chegou ao sexto troféu, já que venceu quatro vezes com o Chicago Bulls e uma com o San Antonio Spurs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário