CANOAGEM
De olho em Londres, Teco intensifica treinos
Seletiva para Pan-Americano acontece em fevereiro
A última semana do ano foi de férias, longe do Canal da Piracema de Itaipu em Foz do Iguaçu, junto da família em Tibagi. Nem por isso o período foi de folga. Ricardo Martins Taques, o Teco, enfrentou as corredeiras do Rio Tibagi, onde tudo começou, e treinou até mesmo durante o recesso das festas de Ano Novo para não perder o condicionamento. O pique será exigido já no início de fevereiro, quando o bicampeão Sul-Americano de Canoagem Slalom participa de prova seletiva que definirá a equipe brasileira a disputar o Pan-Americano, em março. “O objetivo maior são as Olimpíadas de Londres”, descreve o atleta tibagiano.
De olho na maior competição do planeta, o canoísta mantém o ritmo intenso de treinos de segunda a sábado, duas vezes por dia, intercalando água e academia. Ele faz parte da equipe permanente de atletas mantidos pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) em Foz do Iguaçu, junto de Renan Henrique Soares, também de Tibagi. Em 2011, Teco subiu ao pódio em todas as competições de que participou e garantiu o segundo ouro consecutivo no Campeonato Sul-Americano de Canoagem, realizado na Argentina.
Ele retorna para Foz nesta quarta-feira (4) e retoma a rotina de atividades, que agora também incluirão a sala de aula. “Vou começar a faculdade de educação física neste ano, que promete ser bem animado”, comenta. A preparação é para a prova seletiva em fevereiro em Foz do Iguaçu, em que competirá entre oito brasileiros por três vagas. “Vou precisar deixar pelo menos cinco para trás, mas estou bem confiante”, indica o jovem de 21 anos, campeão isolado na modalidade K1 (caiaque individual) no Brasil.
O Pan-Americano será também em Foz do Iguaçu, no mês de março e vale vaga para as Olimpíadas. “Na modalidade K1, o Brasil vai enfrentar Canadá e Argentina, que são equipes fortes e com tradição na canoagem, principalmente os canadenses”, antecipa. Se os brasileiros conseguirem a liderança no Pan, a vaga em Londres está praticamente assegurada. “Teremos uma nova seletiva para confirmar então os atletas que irão para as Olimpíadas”, informa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário