sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PRODUÇÃO RURAL - Produtividade da soja no Paraná cai a 49 sacas/ha - gazetadopovo.com.br veiculou

Produtividade da soja no Paraná cai a 49 sacas/ha

Calor e falta de chuvas fizeram temperatura subir para 70ºC no solo em algumas regiões do Paraná.
Calor e falta de chuvas fizeram temperatura subir para 70ºC no solo em algumas regiões do Paraná.
Jonathan Campos / Gazeta do Povo
O clima quente e seco deve “torrar” cerca de 7 sacas (60 quilos) de soja da média de produtividade do Paraná neste ano, aponta a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado (Seab). Em relatório divulgado nesta quarta-feira (26), o órgão revisou para baixo o rendimento das lavouras na temporada 2013/14, que está sendo colhida, confirmando a expectativa de quebra de mais de 2 milhões de toneladas anunciada ontem. O rendimento médio da oleaginosa é calculado em 2.951 quilos por hectare, o equivalente a pouco mais de 49 sacas por hectare, bem abaixo dos 3.366 quilos por hectare previstos no final de janeiro, quando a onda de altas temperaturas e a estiagem estavam começando a agir sobre o campo.
A média atual, apesar de estar longe do potencial identificado para este ano, ainda é superior à registrada no ciclo 2011/12, o último em que houve quebra na produção estadual, também por falta de chuva e calor expressivo. Naquele ano, o rendimento médio do Paraná ficou em 2.464 quilos por hectare, o equivalente a 41 sacas por hectare.
Se falta de chuva e calor intenso persistirem, perdas podem chegar a 2,5 milhões de toneladasQuebra da safra causa prejuízo de R$ 2,2 bi ao Paraná
Com a redução no índice de produtividade, a colheita paranaense é projetada em 14,4 milhões de toneladas, contra 16,4 milhões de toneladas previstos inicialmente. Em relação ao resultado do ano passado, a quebra é de 1,3 milhão de toneladas.
No caso do milho, a Seab também cortou ligeiramente o índice médio de produtividade. Agora, o rendimento do cereal é calculado em 8.222 quilos por hectare (137 sacas/ha), contra 8.394 quilos (140 sacas) por hectare estimados anteriormente e ante 8.129 quilos (135 sacas) alcançados no ano passado.
Colheita
Na última semana, a colheita no Paraná evoluiu 10 pontos porcentuais, a mesma média das semanas anteriores, e alcança 42% da área de soja até o momento, conforme a Seab. Os índices de condições das lavouras, por outro lado, cresceu. As plantações em estado considerado “ruim” são agora 14% do total cultivado com a oleaginosa. Na semana passada, o índice era de 7%. Maior parte da área (48%) ainda está em boas condições.
A retirada da soja e milho de verão permite ainda que o plantio da segunda safra do cereal continua acelerado em relação à esta época do ano passado e a frente da média dos últimos anos. Conforme a Seab, as sementes de milho já foram lançadas em 57% da área total a ser ocupada pelo grão que será colhido no inverno.

Cirurgião diferenciado - matéria veiculada no site yahoo.com.br -





 

Cirurgião diferenciado

O gestor capilar da República
por Cristina Tardáguila
Tamanho da letra:
 
O consultório do cirurgião plástico pernambucano Fernando Basto está em reforma desde agosto passado. Entre outras intervenções, o sobrado de dois andares no bairro das Graças, no Recife, vai ganhar uma nova sala de espera. Com 10 metros quadrados, o espaço terá papel de parede, poltronas aconchegantes, tevê de 40 polegadas e minibar. “Deve lembrar as salas VIP dos aeroportos”, explicou o médico. “Não descartei a hipótese de colocar um espelho bem grande para que meus clientes possam se admirar.”
O cômodo se destina aos pacientes diferenciados do cirurgião – “Gente que vem de São Paulo e Brasília, sempre com a agenda apertada”. Com a novidade – que deve estar pronta até o fim do mês –, os clientes VIP poderão embicar seus carros num estacionamento privativo da casa, cruzar uma discreta portinhola invisível da rua e esperar sem qualquer constrangimento pelo maior especialista em cabelo de político do país.
A fama de Basto corria à boca pequena entre os calvos com poder desde que, em 2007, ele fez um transplante capilar em José Múcio, então ministro das Relações Institucionais de Lula (hoje ministro do Tribunal de Contas da União). Depois disso, sua carteira de clientes ilustres passou a contar com nomes do quilate do ex-ministro José Dirceu, do deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara, e do pastor Silas Malafaia, líder da igreja Vitória em Cristo, da Assembleia de Deus.
O nome do cirurgião ficou conhecido no resto do país depois de dezembro passado, quando implantou 10 118 fios de até 1,5 centímetros de altura acima da testa de Renan Calheiros. É que, para chegar a Recife e embelezar o visual, o presidente do Senado usou um avião da Força Aérea Brasileira. Depois de flagrado, Renan decidiu devolver aos cofres públicos 27 mil reais pelo voo. Basto preferiu não comentar o episódio.
Com 56 anos de idade, barba e bigodes grisalhos e um chumaço mais escuro – transplantado – no alto do cocuruto, o cirurgião é um homem discreto que se define como “apolítico”. Ao tratar de seus honorários, não quis falar em números. Disse apenas que cobra um valor fixo que está “ao alcance da classe média”. As colunas sociais do Recife especulam que Basto cobra de 8 mil a 15 mil reais por cirurgia (seriam ao menos oito por semana).

Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco em 1981, Fernando Basto descobriu o filão dos transplantes capilares graças à indicação do colega Perseu Lemos, pioneiro da cirurgia plástica no Nordeste, morto em outubro de 2013. A técnica utilizada por ele consiste em tirar da nuca do paciente – região não afetada pela calvície – centenas ou milhares de folículos capilares, nome dado a minúsculas bolsas sob a pele que guardam, cada uma, as raízes de até três fios. Os folículos são em seguida transplantados para a área que se quer repovoar.
Em 1993, Basto desenvolveu uma técnica própria de implante – a chamada linha anterior irregular. Hoje só vive disso. “Descobri o óbvio”, admitiu, com estudada sinceridade. “Em vez de implantar unidades foliculares traçando uma linha reta e evidentemente falsa, comecei a fazer essa linha irregular. Estabeleço junto com o cliente onde o cabelo vai ficar mais alto e mais baixo, e isso faz uma diferença enorme no resultado final”, explicou. “Fica menos artificial.”
Ele também se gaba de ter sido o primeiro cirurgião capilar do país a usar sedação junto com a anestesia local. Seus clientes dormem de cinco a oito horas, não sentem nada e, quando acordam, têm “quatro vezes mais cabelo do que teriam se tivessem operado com os médicos do Sul, que não usam sedação”.
Basto atribui seu sucesso em Brasília à importância que os políticos dão a “uma imagem jovem, agradável e estimulante”. Ana Arraes, mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato à presidência pelo PSB, já disse em público que apoiaria uma intervenção nas madeixas do filho, que andam escasseando a olhos vistos. Basto não negou que “ficaria muito feliz em atendê-lo”.
Quando não está operando, o cirurgião gosta de zapear por canais como TV Justiça, TV Senado e TV Câmara e fazer uma discreta prospecção de clientes potenciais. “Ficaria chato dizer o nome aqui, mas tem um ministro bigodudo da Dilma que... nossa!” – ele interrompeu a frase para rir alto. “Seria mesmo o máximo operá-lo.”

Basto costuma recomendar aos pacientes que se acostumem com a ideia de que o tratamento da calvície e o cuidado com a nova penugem serão eternos, “assim como o diabetes ou a hipertensão”. Para manter o visual nos trinques, seus clientes precisam tomar certos cuidados: ingerir vitaminas uma vez por dia, aplicar loções tópicas a cada doze horas e lavar a cabeça com xampus medicinais feitos à base de zinco. Nos dez primeiros dias depois do implante, o pente precisa ter dentes espaçados, e as melenas só podem ser tingidas quatro meses depois da cirurgia. Para que não se esqueçam do tratamento, ele, atento ao perfil dos clientes, dá sempre o mesmo conselho: “Deixem um nécessaire com tudo que precisam em cada base – Brasília, São Paulo, casa de férias, carro, avião.”
Os cuidados pós-operatórios incluem a preparação psicológica do paciente para um revés inevitável. Todos os fios implantados pelo cirurgião caem invariavelmente cerca de um mês e meio após a cirurgia. Renan Calheiros já está de sobreaviso. “Nas próximas semanas, teremos um presidente do Senado bem mais calvo, e ele vai precisar ter paciência”, preveniu Basto. “O cabelo definitivo vai demorar de três a quatro meses para renascer. Corte, só daqui a nove meses.”
O cirurgião ainda não sabe como fará os check-ups capilares de José Dirceu, que teve 6 710 fios transplantados em 2008. Condenado no processo do mensalão, o ex-ministro está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, desde o fim do ano passado – não se sabe se incluiu o nécessaire na bagagem. Basto não vê empecilho na situação. “Se ele tiver acesso à internet, pode tirar fotos da cabeça com um celular e me mandar por e-mail”, explicou. “Faço a avaliação na hora e respondo com instruções.” Esqueceu que na Papuda, em tese, o acesso a celulares é vetado.

ECONOMIA & NEGÓCIOS - DCMAIS.COM.BR VEICULOU - Planalto elabora projeto para dobrar área hoteleira

Planalto elabora projeto para dobrar área hoteleira

Obras deverão se iniciar no fim deste ano
Luciana R. BrickFale com o repórter
Publicado em: 28/02/2014 - 00:00 | Atualizado em: 27/02/2014 - 17:15

Daniel: “estamos sempre melhorando a estrutura e modernizando os apartamentos”
Foto: Rodrigo Covolan

Construído em 1941, o Hotel Planalto em Ponta Grossa vem recebendo uma série de investimentos nos últimos anos e assim se modernizando. Agora, os projetos do grupo envolvem a construção de uma torre anexa, o que permitirá mais que dobrar o tamanho do empreendimento, hoje com área construída de 2.500 metros quadrados.
De acordo com o gerente administrativo do Planalto, Daniel Wagner, o hotel conta atualmente com 66 apartamentos e oito salas de eventos com capacidade simultânea para 400 pessoas, sendo que a maior possui 120 lugares. “O hotel lota nos dias em que a cidade recebe vários eventos”, afirma.
Leia mais na edição impressa

O que abre e fecha no feriado do Carnaval em Ponta Grossa - plantaodacidade.com.br veiculou

O que abre e fecha no feriado do Carnaval em Ponta Grossa
Assessoria
O Carnaval de Ponta Grossa começa oficialmente no próximo sábado (1°). Durante o feriado, alguns estabelecimentos e serviços terão seus horários de funcionamento alterados. As Unidades Básicas de Saúde fecham no sábado e voltam a funcionar na quarta- feira (5), ao meio-dia. Já os Centros de Atenção a Saúde terão o horário de funcionamento alterado no domingo e na terça-feira quando o expediente será até as 18h.
O Mercado da Família fecha na terça-feira e volta na quarta-feira (5), às 13h e a Feira Verde retoma as atividades na quinta-feira (6). O transporte público funcionará normalmente, exceto na terça-feira (4) onde será adotado o horário de domingo.
A coleta de lixo segue normalmente. Já a praça de atendimento da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, o Procon e a Agência do Trabalhador retomam as atividades na quarta-feira, às 12h.

plantaodacidade.com.br veiculou - Penitenciária de Ponta Grossa é considerada modelo pela OAB

27/02/2014 Penitenciária de Ponta Grossa é considerada modelo pela OAB
   
Agência Estadual de Notícias
A Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, é considerada modelo de execução penal pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), Subseção Ponta Grossa. Em visita realizada à unidade nesta quarta-feira (26), a unidade foi classificada “ambiente como meio eficaz de ressocialização e oportunidade", conforme parece emitido pela OAB.
Formada pelos advogados João Maria de Góes Jr., Mariana Cristina Dall Acqua de Oliveira, Ronaldo Messias de Carvalho, Patrícia Borba Taras, José Ferreira Scheneider e Renato João Tauille Filho, a Comissão foi recebida e acompanhada pelo diretor da penitenciária, Luiz Francisco da Silveira. Os integrantes percorreram todas as dependências da unidade penal de regime fechado do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen). Os advogados ressaltaram a qualidade e eficiência dos canteiros de trabalho, escola e espaços para atividades literárias, como a biblioteca.
O presidente da Comissão, João Maria de Góes, se referiu à penitenciária como modelo na questão prisional do Estado do Paraná e destacou a conservação e manutenção do local. Góes também mencionou os espaços inovadores, como a Sala Virtual, fruto de uma parceria de sucesso com o Instituto Mundo Melhor (IMM), sediado em Ponta Grossa, e que já atendeu 200 detentos com a oferta de Cursos Básicos e Avançados de Informática.
O diretor da Penitenciária de Ponta Grossa falou sobre a importância da visita de integrantes da OAB à unidade. “A visita da Comissão de Direitos Humanos dá legitimidade aos nossos trabalhos, que devem ser transparentes, disse Silveira."
Unidade
A Penitenciária Estadual de Ponta Grossa tem capacidade para custódia de 432 detentos e será ampliada em 334 vagas. A ampliação, cujas obras já começaram, faz parte das 20 novas construções e ampliações licitadas pelo Governo do Paraná por meio do Plano Nacional de Apoio ao Sistema Prisional. Serão abertas 6.670 novas vagas no sistema penitenciário do Estado, tendo como principal meta resolver o problema da superlotação em delegacias de polícia do Paraná.
Além desta ampliação, a região de Ponta Grossa, que já tem outras duas unidades – o Centro de Regime Semiaberto de Ponta Grossa e a Cadeia Pública Hildebrando de Souza - contará com uma nova Cadeia Pública, com 382 vagas para presos provisórios. A previsão é que as obras serão concluídas até o início de 2015.

Agricultores protestam e pedem aumento nos direitos trabalhistas - dcmais.com.br veiculou

Agricultores protestam e pedem aumento nos direitos trabalhistas

Publicado em: 28/02/2014 - 00:00 | Atualizado em: 27/02/2014 - 19:19
Rodrigo Covolan
Trabalhadores realizaram o manifesto com faixas, cartazes e carros de som


Os integrantes da Federação da Agricultura Familiar (Fetaep) protestaram ontem, em frente ao prédio da Previdência Social, na Ronda. A ação promovida com faixas, cartazes e carros de som foi para reivindicar os direitos dos agricultores como auxílio doença, aposentadoria e aumento da licença maternidade de quatro para seis meses.
De acordo com Vilmar Agostinho Sergiki, secretário geral da Federação da Agricultura Familiar, muitos processos de aposentadoria e doença são recusados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). "No ano de 2011, houve um encontro da Previdência Social em São Mateus do Sul para debater estas mesmas questões. Na ocasião eles prometeram agilizar vários itens, mas nada mudou e nós seguimos lutando por nossos direitos", explica.
Leia mais na versão impressa desta sexta-feira

JMNEWS.COM.BR VEICULOU -Bandidos se passam por policias e roubam R$ 10 mil

Em Curitiba

Bandidos se passam por policias e roubam R$ 10 mil


 
Bandidos agiram com tranquilidade ao entrar no prédio fingindo serem policiais. Imagens: Reprodução
Afonso Verner | Ponta Grossa | 27/02/2014 às 17:52h |
Assaltantes disseram ao porteiro que iriam cumprir um mandado de busca e apreensão.
Três homens vestidos com camisetas da Polícia Civil invadiram um prédio na rua Dr. Faivre, no Centro de Curitiba, e renderam um casal de moradores na manhã de hoje (27). Toda a ação dos bandidos não teve uso de arma de fogo, nem confusão. Para entrar tranquilamente no apartamento das vítimas, eles disseram ao porteiro que eram policiais e estavam cumprindo um mandado de busca e apreensão. O trio fugiu levando joias avaliadas em mais de R$ 10 mil. A Polícia Civil investiga o novo golpe na capital.
De acordo com o depoimento do porteiro à polícia, o trio estava em dois carros e se identificaram como sendo policiais civis. Vestindo camisetas da corporação, eles tinham o nome da vítima, o RG e o CPF. Disseram que precisariam subir sem serem anunciados porque cumpririam um mandado de busca e apreensão. Eles carregavam essa prancheta com as informações da vítima e rádios comunicadores na frequência da polícia.
Por volta das 7h30, o morador ouvi ‘polícia, polícia’ e abriu a porta. Ele foi rendido e levou uma coronhada na cabeça. Enquanto isso, outro bandido, com uma camisa rosa entrou no hall de entrada e iniciou uma conversa com o porteiro. Provavelmente, a tática do grupo nessa hora era manter o porteiro distraído. Ele perguntou se as câmeras estavam filmando e onde ficava a sala das câmeras. A vítima contou os detalhes à Banda B, mas não quis gravar entrevista. Disse que os bandidos oram truculentos e que agiram com rapidez.
O trio saiu tranquilamente pela portaria e fugiu em dois carros: um Gol e uma EcoSport. O Gol é da região do Campo de Santana e não possui nenhum registro e furto ou roubo. Já a Ecosport foi roubada em Araucária, na região metropolitana, no último domingo, e abandonada a uma quadra do prédio. Câmeras de segurança registraram toda a ação e às imagens já foram entregues à polícia.
Informações da Rádio Banda B.

Beto Richa vai curtir o carnaval, enquanto o estado afunda - folhacentrosul.com.br veiculou

Beto Richa vai curtir o carnaval, enquanto o estado afunda

Se você ainda não curtiu, curta o FCS Brasil no Facebook:
A informação inacreditável é do jornalista Valdir Cruz do Blog Notícias do Paraná.
*Acreditem! O governador vai viajar. De novo! A mensagem solicitando licença do cargo foi lida hoje à tarde na Assembleia Legislativa. Beto Richa se ausenta amanhã do governo e só volta ao cargo no dia 7 de março, uma sexta feira. São dez dias de férias, com o destino sendo mantido em sigilo.
Os deputados autorizaram a viagem sem saber para onde o governador vai. (Porém, nós desconfiamos que Richa e sua trupe vai curtir o carnaval na Bahia ou no Rio de Janeiro, como já o fez em anos anteriores reveja).
A nova viagem do governador revela o quanto imaturo ele é.
Deixa o Paraná sem um secretário de segurança escolhido, com uma greve no transporte coletivo paralisando Curitiba e Região Metropolitana, com os professores da rede estadual ameaçando cruzar os braços e com a Polícia Militar sem dinheiro para comprar ração para os cachorros da corporação.
Volta, Richa!
Durante todo o período em que está à frente do Palácio Iguaçu, Beto Richa se notabilizou por viagens inúteis e dispendiosas para o contribuinte paranaense. Ele foi atrás de corridas de carro em várias partes do País e também no exterior. E usou até um falso cônsul para tentar justificar uma esticada à Europa. "É um absurdo isso. O Paraná nestas condições, e o governador vira às costas para os problemas e para a população e se ausenta por 10 dias", disse, revoltado, o também desgastado líder da oposição na Assembleia, deputado Tadeu Veneri (PT).
*Fonte: Valdir Cruz, com algumas adaptações do FCS Brasil

CORITIBA 2 x 1 OPERÁRIO - gazetadopovo.com.br veiculou

Hugo Harada / Gazeta do Povo
Hugo Harada / Gazeta do Povo / Robinho, comemorando gol ao lado de Julio Cesar, afirma que tudo foi resolvido
Robinho, comemorando gol ao lado de Julio Cesar, afirma que tudo foi resolvidoParanaense

Jogadores do Coritiba entregam carta à diretoria sobre direitos de imagem

Após saída de Deivid, que está processando clube, presidência encaminhou negociações de pagamentos pendentes
27/02/2014 | 22:33 |
A vitória por 2 a 1 de virada sobre o Operário nesta quinta-feira (27) no Couto Pereira pela 9.ª rodada do Campeonato Paranaense não ofuscou os bastidores do Coritiba. O meia Robinho afirmou que os jogadores que estão reivindicando pagamento sobre os direitos de imagem mandaram uma carta para a diretoria do clube sobre os termos para um acordo. “A carta fica entre nós e a diretoria, o importante é que foi tudo resolvido. Antes tarde do que nunca”, comentou o jogador na saída de campo.
Para o técnico Dado Cavalcanti, a situação dos bastidores causa incomodo e precisa ser resolvida o quanto antes. “A ação é de um grupo pequeno, mas é algo que incomoda. Já estão tomando as previdências e, agora, é esperar que as coisas sejam normalizadas”, afirmou o treinador.
Mesmo com Robinho afirmando que está tudo resolvido, o atacante Deivid não apareceu para treinar nesta quinta-feira, viajou para o Rio de Janeiro e entrou com um processo contra o Coritiba alegando que falta de pagamento. O clube conseguiu cassar a ação trabalhista e o atleta precisará se reapresentar no Alto da Glória, pois – legalmente – ainda faz parte do time.
O meia Alex se mostrou surpreso com a saída de Deivid, mas afirmou que a responsabilidade sobre o pagamento é do Coritiba. “Na minha opinião, no caso Deivid, a culpa é do clube. Os caras tem contrato e tem que receber, o direito de imagem é salário”, disse o jogador.
Enquanto resolve os problemas internos, o Coritiba se prepara para defender a liderança do Estadual ao enfrentar o Prudentópolis na próxima rodada na quarta-feira (05) no Couto Pereira

dcmais.com.br veiculou - Colisões entre carros e caminhões na BR-376 deixam dois feridos

Colisões entre carros e caminhões na BR-376 deixam dois feridos


Publicado em: 28/02/2014 - 00:00 | Atualizado em: 27/02/2014 - 19:45
Fábio Matavelli
Carro com placa de Curitiba tentou desviar da camioneta e colidiu com caminhão

Um acidente envolvendo quatro veículos na tarde de ontem (27) deixou o trânsito lento na BR-376. Dois caminhões e dois automóveis se envolveram em duas colisões. De acordo com o motorista de um dos caminhões com placa de Londrina, ele estava subindo a rodovia quando uma Camioneta bateu no caminhão que ele dirigia e rodou na pista. Um carro Palio que vinha atrás, tentou desviar da Camioneta e bateu de frente com outro caminhão com placa de Colombo.
Segundo o motorista do caminhão de Colombo, ele estava levando uma carga de carne bovina para Maringá e se assustou quando o Palio bateu no veículo. A motorista do carro e o passageiro ficaram levemente feridos e foram atendidos pela empresa CCR Rodonorte, empresa que administra a estrada. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para controlar o trânsito no local. De acordo com os policiais, os feridos seriam encaminhados para hospitais de Ponta Grossa. A Rodonorte guinchou os veículos para liberar as pistas.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

jmnews.com.br veiculou a matéria - Professora tem AVC dentro da escola e fica sem SAMU

Professora tem AVC dentro da escola e fica sem SAMU

. Samu conta com apenas três viaturas para atender população de 320 mil habitantes Foto: Thiago Terada
Michael Ferreira | Ponta Grossa | 27/02/2014 às 03:27h |
O fato revoltou os familiares da professora, que precisou ser levada as pressas por amigos ao Hospital Bom Jesus, onde fez exames médicos e ficou internada
Uma professora de um colégio situado na região central de Ponta Grossa teve um princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC), na manhã dessa quarta-feira, e não foi socorrida pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), como geralmente acontece em casos como o dela. O fato revoltou os familiares da professora, que precisou ser levada às pressas por amigos ao Hospital Bom Jesus, onde fez exames médicos e ficou internada

SAÚDE - PERIGO - plantaodacidade.com.br veiculou - Saúde alerta para risco durante abastecimento de automóveis

Saúde alerta para risco durante abastecimento de automóveis
Assessoria
A Secretária Estadual da Saúde lançou nesta quarta-feira (26) uma campanha voltada à saúde dos trabalhadores dos postos de combustíveis. Com o slogan “Não passe do limite”, o objetivo é conscientizar os motoristas na hora de abastecer seus veículos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, abastecer o tanque “até a boca” libera benzeno, substância encontrada na gasolina e que é considerada cancerígena.
Completar o tanque somente até o automático – ou seja, quando a própria bomba de abastecimento é desligada – reduz a exposição de frentista e do consumidor ao benzeno, além de diminuir a contaminação do ambiente e evitar danos ao automóvel, que poder ter a bomba de combustível queimada e danos à pintura.
Na próxima quarta-feira (5), a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, visitará postos de combustíveis para orientar frentistas e motoristas da cidade. De acordo com a diretora da Vigilância Sanitária, Ângela Pauli, a intoxicação causada pelo benzeno pode trazer vários problemas de saúde. “As conseqüências vão desde dificuldades respiratórias até irritações graves que causam hemorragia e, em casos mais críticos, edema pulmonar, podendo levar à morte”, ressalta.

DCMAIS.COM.BR VEICULOU - Feira do Peixe deve vender 50 toneladas

Feira do Peixe deve vender 50 toneladas

Da RedaçãoFale com o repórter
Publicado em: 27/02/2014 - 00:00 | Atualizado em: 26/02/2014 - 18:32
Neste ano, a tradicional Feira do Peixe, que acontece anualmente em Ponta Grossa, será realizada entre os dias 15 a 18 de abril, no Parque Ambiental. Neste ano, a feira deverá movimentar aproximadamente R$ 550 mil somente com a venda de peixe. Estarão disponíveis durante a feira 50 toneladas de peixe, com preços que irão variar entre R$ 10 a R$ 12 o quilo (as espécies mais comuns). A edição deste ano vai superar a do ano passado, quando foram comercializadas 15 toneladas de peixe, e movimentou R$ 130 mil.
Serão vendidos a tilápia, a R$ 10, e pacu, piauçu, piaparo, carpa e cat fish a R$ 12. Além destes, a Feira do Peixe também disponibilizará peixes especiais, como traíra, Dourado e Pintado, a R$ 20. Outra novidade para este ano é a oferta de camarão, lula, casquinha de siri, salmão, cação e pescada branca, com preços que irão variar de R$ 25 a R$ 45. De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Gustavo Ribas Netto, a feira é formada exclusivamente por piscicultores locais, e a intenção é fomentar o desenvolvimento da aqüicultura na região.
A feira terá uma praça de alimentação que venderá produtos à base de peixe. Os visitantes também poderão aproveitar os produtos da agroindústria caseira, artesanatos locais e brinquedos para as crianças. “É uma oportunidade da população comprar o peixe a um custo acessível, além de produtos da agroindústria caseira”, diz o secretário. (Das Assessorias)

Divulgação
Secretário Gustavo Ribas esteve, ontem, reunido com produtores

JMNEWS.COM.BR VEICULOU - Espancamento de jovem no terminal causa revolta

Espancamento de jovem no terminal causa revolta

Terminal Central é palco de agressões e preocupa o governo Foto: Thiago Terada
Michael Ferreira | Ponta Grossa | 27/02/2014 às 03:15h |
Rapaz foi agredido por quatro ‘valentões’ no Terminal Central. Prefeitura emitiu nota informando que repudia esse tipo de ação e que monitora os terminais de ônibus
Mais uma ação violenta, envolvendo acerto de contas entre adolescentes, foi parar na internet e vem sendo repercutida por usuários de redes sociais. Desta vez, o vídeo mostra um jovem sendo agredido por outros quatro ‘valentões’ dentro do Terminal Central de ônibus. A vítima é derrubada e chutada na cabeça várias vezes. Outros jovens intervieram para socorrer o rapaz agredido. O caso não foi registrado na Polícia Militar e nem equipes de socorro foram acionadas para atender a vítima.
Leia mais na edição de hoje do JM

folhacentrosul.com.br veiculou - População ainda espera pelo cumprimento da promessa de uma saúde melhor em Ponta Grossa

População ainda espera pelo cumprimento da promessa de uma saúde melhor em Ponta Grossa

Se você ainda não curtiu, curta o FCS Brasil no Facebook:
Um mês depois de feita a promessa de 'zerar' a fila da saúde, num 'mega mutirão', o que se vê nos centros de atendimentos é: nada. Ou seja, filas e mais filas e muita demora para atender o povo.
Reveja - Ponta Grossa: povo espera que 'mutirão' e 'zerar filas' na saúde, não fiquem só na propaganda
No centro de atendimento (CAS) de Nova Rússia, por exemplo, 'as pessoas precisam chegar bem cedo para começarem a serem atendidas depois 09:00 e só serem consultadas após as 10:30 ou mais tarde, isso se os médicos não tiverem outros compromissos em seus consultórios e clínicas particulares', é o que informou um cidadão para reportagem do Conexão Campos Gerais.
O mesmo se repete nos outros CAS e no PS Central.

Médicos também reclamam de não estarem recebendo em dia o pagamento.
Desde outubro de 2013 há uma grande reclamação por parte de diversos médicos de que a prefeitura n~´ao está fazendo o pagamento como deveria. 'Vai pagando aos poucos, para, demora, é um caos porque nem relógio trabalha de graça', disse um dos profissionais.
 

FUTEBOL - OPERÁRIO X COXA HOJE 27.02.2014 - Operário em busca da meta dos 15 pontos - DCMAIS.COM.BR VEICULOU

Operário em busca da meta dos 15 pontos

Rafaela SerratoFale com o repórter
Publicado em: 27/02/2014 - 00:00 | Atualizado em: 26/02/2014 - 19:15
O Operário enfrenta hoje o Coritiba, que é o líder do campeonato, com 14 pontos. O objetivo do técnico Gilberto Pereira é conquistar pontos para atingir a meta que ele mesmo estabeleceu antes da competição: somar 15 pontos e garantir a classificação entre os oito melhores, hoje o Fantasma está em nono. "Eu quero somar pontos e atingir o objetivo lá de trás, pretendo conquistar quatro pontos nesses três jogos(Coritiba, Cianorte e J.Malucelli) para conseguir somar os 15", expõe Gilberto. A partida começa às 19h30, no Couto Pereira.
Alex e Pedrinho, que ficaram fora da última partida, voltam a jogar hoje. Alex estava afastado por lesão e Pedrinho suspenso por cartão, para essa partida, o técnico treinou com o meio de campo reforçado. "Eles têm jogadores de muita qualidade e que ainda não estrearam, precisamos nos preocupar com o todo, não podemos deixar passar em branco o respeito. Eu acho quanto melhor estiver povoado um setor de (meio)campo de inteligência, que ali você desenvolve jogadas de ataque e de armação, nós teremos mais perspectiva de atingir nosso objetivo, que é somar pontos", conta Gilberto.
O técnico Gilberto quer atitude dos jogadores dentro de campo. "Quero jogadores com personalidade e atitude, que façam algo diferente. Iremos estar no melhor lugar de espetáculo para isso. Espero que eles possam apresentar um bom jogo amanhã", explica o técnico. Durante os treinos de terça-feira o técnico treinou com Matheus Albuquerque na equipe principal, que ainda não jogou no Paranaense, segundo Gilberto, ele tem possibilidade de entrar no jogo.
Gilberto não quer ver erros e espera que a equipe tenha qualidade para definir as jogadas. "Com qualidade você vai ter perspectiva de finalizar, de criar, e aí teremos oportunidade de vencer. Se só ficarmos marcados e não tivermos condição de agredir o adversário, vamos sofrer e tomar gol a qualquer momento", relata Gilberto. O técnico destaca a qualidade e a tradição do Coritiba no campeonato. "O time já é uma dificuldade, eles têm bons jogadores e tradição. É uma equipe que está na série A do Campeonato Brasileiro, então sabemos que teremos dificuldade", comenta Gilberto. Ele a necessidade de traçar os objetivos dentro de campo. "Precisamos traçar o que queremos buscar e recuperar o que perdemos, mas sempre com muito respeito. Iremos colocar tudo o que treinamos dentro de campo e mostrar toda nossa qualidade", disse.

Arquivo DC
Pedrinho volta a jogar hoje contra o Coritiba, na última partida ficou fora, pois cumpria suspensão

Assaltantes fazem família refém e roubam produtos importados - dcmais.com.br veiculou - VIOLÊNCIA

Assaltantes fazem família refém e roubam produtos importados


Publicado em: 27/02/2014 - 00:00 | Atualizado em: 26/02/2014 - 19:54
Melissa Eichelbaun
Fábio Matavelli
Perita da Criminalística da Polícia Civil periciou o carro para colher pistas

Uma comerciante foi assaltada, e sua filha e sogra feitas refém na manhã de ontem (26) na Vila Mariana em Ponta Grossa. De acordo com o relato da vítima, que não quer ser identificada, dois homens chegaram na casa da sogra dela e falaram que queriam ver alguns produtos que a comerciante vende. A mulher não estava na residência no momento e mesmo assim os indivíduos resolveram esperá-la. Após 20 minutos, a vítima chegou e os dois jovens foram entrando com ela na moradia.
Eles falaram para ela que queriam ver os relógios que são vendidos em uma banca no comércio 'Paraguaizinho', no centro da cidade, em que a comerciante e seu marido são proprietários. A mulher disse que não tinha muitas mercadorias em casa e foi então que os rapazes deram voz de assalto. Eles renderam a comerciante, a sogra e a filha de cinco anos que estavam na residência.
Segundo a vítima, eles vasculharam toda a casa e levaram relógios, óculos, perfumes e roupas importadas. O prejuízo foi de aproximadamente R$10 mil. Um terceiro indivíduo chegou na residência para ajudar a transportar as mercadorias e colocá-las no carro da família. As vítimas foram trancadas em um quarto. O sogro da vítima chegou na moradia dez minutos depois do assalto e destrancou as mulheres. A comerciante acionou a Polícia Militar e encontraram o carro roubado algumas quadras depois da casa assaltada.
A Polícia Criminalística esteve no local onde o veículo foi abandonado e periciou para encontrar pistas e depois o automóvel foi devolvido para a família. As equipes policiais realizaram patrulhamento na cidade, mas não prenderam ninguém. Segundo a comerciante, ela acredita que os assaltantes conhecem sua família, pois chamaram pelo nome do marido dela e sabiam as marcas dos produtos vendidos.
Outros casos em PG
No dia 18 de fevereiro uma família foi feita refém durante um assalto no bairro Órfãs. Os assaltantes levaram o carro das vítimas e também agrediram os reféns. Já no dia 8 de fevereiro, três homens encapuzados renderam quatro pessoas em uma moradia em Oficinas. Após investigações, a polícia descobriu que um dos indivíduos era ex-namorado de uma das vítimas.
Em janeiro, no dia 28, um casal foi abordado quando chegava em casa no Núcleo 31 de Março. Os homens vasculharam a casa e levaram objetos de valor e fugiram no carro das vítimas. O carro foi encontrado algumas horas depois na região do recanto Botuquara.