Ponta Grossa recebe etapa do circuito mundial de squash
Publicado em: 05/08/2014 - 00:00 | Atualizado em: 04/08/2014 - 16:52
Ponta Grossa sediou no último fim de semana, uma etapa dos circuitos mundial e paranaense de squash. A competição, aconteceu no Clube Ponta-Lagoa e teve cerca de 120 inscritos. O campeonato foi patrocinado pela Unimed Ponta Grossa.
De acordo com Marcel Veras, presidente da Federação de Squash do Paraná, Ponta Grossa tem se tornado um polo do esporte. “Proporcionalmente, se compararmos a população e o número de praticantes, talvez a cidade seja o maior polo no Paraná. O evento já se tornou tradição, tanto que aumentamos para duas etapas a serem realizadas aqui devido à importância de Ponta Grossa para o squash”, ressalta.
O circuito tem grande representatividade no esporte, que valoriza os atletas não profissionais. Thiago Valgas Martins, vice-presidente da Federação do Paraná, defende que o respeito às categorias amadoras são uma forma de movimentar e fomentar o novos atletas.
“Um torneio desse tamanho dá mais visibilidade e traz um público que não joga e que possa se interessar. É um esporte que não é de mídia, as pessoas começam a praticar já adultos e essa é a dificuldade de formar atletas profissionais. No squash, há o respeito pelo atleta amador o que vai formar um atleta profissional são as categorias amadoras e é importante que comecem a praticar cedo”, analisa.
Assim como no ano passado, novamente o evento contou com a presença de Rafael Alarcon, 37, maior campeão brasileiro do esporte (14 anos) e um dos 100 melhores do mundo por 10 anos consecutivos. O atleta encerrou a carreira no profissional em 2013, mas veio prestigiar o evento por considerá-lo significativo. “O de Ponta Grossa é um dos torneios mais legais que existem. Mesmo não treinando mais, vim pelo crescimento do esporte aqui”, comenta.
Participaram atletas do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também de outros países Foto: Divulgação |
Nenhum comentário:
Postar um comentário