Alunos de jornalismo fazem curso com Exército
Publicado em: 03/10/2012 - 00:00 | Atualizado em: 02/10/2012 - 19:27
Fábio Matavelli |
---|
17 estudantes da UEPG participam das atividades com os militares |
Alunos do curso de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participam nesta semana de um treinamento com oficiais da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), do Rio de Janeiro. O objetivo é obter conhecimentos básicos sobre o Exército Brasileiro e como agir em situações de risco.
O Estágio para Correspondentes de Assuntos Militares (Ecam), ofertado pela EsAO, está em sua sexta edição e acontece pela segunda vez em Ponta Grossa. Desde segunda-feira, 17 alunos de jornalismo estão conhecendo as principais ações do Exército, obtendo noções de táticas de confronto e estratégia e desenvolvendo atividades jornalísticas especializadas nesta temática.
Para a professora Irvana Chemin Branco, que coordena as atividades dos alunos, o ECAM é uma possibilidade de contato com o Exército e contribui com a formação do futuro jornalista. “Com o estágio, os estudantes encontram a possibilidade de debater assuntos específicos ligados à atuação do Exército na preservação da segurança nacional e também têm a possibilidade de vivenciar na prática estratégias de segurança na atuação profissional durante um conflito”, destacou.
“Nós temos um país enorme e precisamos garantir a segurança do país. A possibilidade de discutir e debater assuntos que são importantes para o Exército com os futuros profissionais do jornalismo contribui para melhorar a atuação e diálogo entre os dois segmentos”, ressaltou o tenente-coronel Othon Gomes de Melo.
“É uma experiência fantástica poder aprender mais sobre o Exército Brasileiro, até porque não temos muito contato com este setor. Além disso, estamos descobrindo novas formas de atuar na profissão, colaborando para o desenvolvimento do país”, conta Maria Fernanda Lameu Teixeira, do 3º ano de jornalismo.
A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) fica no Rio de Janeiro. A missão da EsAO é habilitar os oficiais para atuar como comandantes ou membros do Estado-Maior de Organizações Militares. Durante esta semana, 460 capitães alunos – destes 41 são oficiais de nações estrangeiras – estão desenvolvendo atividades que envolvem táticas ofensivas denominadas Exercício de Terreno em Unidades Militares de Ponta Grossa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário