quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

TERRA DOS VEÍCULOS - BRASIL TROPICAL??? - site folhauol.com.br veiculou a matéria postada

03/01/2013-05h00

Venda de veículos bate recorde e cresce 4,7% em 2012

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

Com o impulso da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), as vendas de veículos bateram recorde em 2012.
A Folha apurou que foram emplacados 3,802 milhões de veículos automotivos, número que inclui as vendas de ônibus e caminhões.
O resultado representa uma alta de 4,65% ante o ano anterior, quando foram emplacados 3,633 milhões de veículos. Os números serão divulgados oficialmente nesta quinta-feira (3) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Editoria de Arte/Folhapress
"Foi um belíssimo resultado, que reflete as promoções contínuas das fábricas, alavancadas pela redução do IPI -um chamariz muito importante para as vendas", diz o consultor André Beer.
Excluindo ônibus e caminhões, as vendas de automóveis e comerciais leves encerraram o ano com alta de 6,1% e atingiram a marca de 3,634 milhões de unidades.
A Fiat manteve a liderança em vendas, pelo décimo primeiro ano consecutivo.
A nova prorrogação do IPI, com a previsão de retirada gradual do benefício até junho, deverá permitir que o setor cumpra a previsão de crescimento de 4% para 2013, afirma Beer.
"Os preços nos primeiros meses do ano não devem ficar muito diferente do que estão. Acredito que vá haver promoções para compensar a volta gradual do IPI", diz Beer. "Mas, se as vendas empacarem, o governo sempre pode alterar as alíquotas."
Introduzido em maio do ano passado como forma de estimular a economia e proteger a indústria nacional da concorrência com os importados, o benefício tributário para veículos foi prorrogado duas vezes: em outubro e em dezembro.
"Mas o crescimento em 2013 vai depender também do trabalho que as empresas farão para estimular a demanda, tanto por meio de promoções como pela qualidade dos lançamentos de produtos", afirma o consultor.
PRODUÇÃO
A queda nas exportações e níveis elevados de estoque em 2011 devem fazer com que a produção de veículos registre a primeira queda em dez anos.
A projeção da Anfavea, a associação das montadoras, divulgada há um mês, é de uma retração de 1,5%.
Os dados da Anfavea devem ser divulgados na semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário