quarta-feira, 15 de julho de 2015

JMNEWS.COM.BR VEICULOU - Eleitores ficam até quatro horas na fila da biometria

Eleitores ficam até quatro horas na fila da biometria 
                      
Realizar o cadastro biométrico em Ponta Grossa requer paciência. Ontem, pessoas chegaram a esperar quatros horas na fila. Apenas 7,39% dos votantes da cidade já procurou o serviço
Até a última sexta-feira, apenas 17.274 eleitores compareceram ao Cartório Eleitoral de Ponta Grossa para realizarem o cadastramento biométrico. O dado faz parte do último balanço apresentado pelo Fórum do município. Esse número representa 7,39% do total de votantes na cidade. Seria necessário o recadastramento de 25% do eleitorado por mês para conseguir incluir todos os 233 mil eleitores na nova plataforma.
A baixa procura por parte dos ponta-grossenses está associada a demora no procedimento. Ontem pela manhã, uma equipe de reportagem do Jornal da Manhã esteve no Cartório Eleitoral desde a abertura do portão, às 9 horas. Algumas pessoas chegaram a esperar até quatro horas para o recadastramento. A fila começou a se formar antes mesmo do início dos atendimentos. As primeiras pessoas revelaram que chegaram ao local às 7 horas. Além disso, um senhor de 60 anos, com prótese na perna esquerda, aguardou duas horas para ser atendido na fila preferencial.
O coordenador de comunicação social do Cadastramento Biométrico no município e chefe da 14ª Zona Eleitoral, Jackson Wójcik Pinto, reconhece a demora no atendimento. Segundo ele, a situação deve ser normalizada nos próximos dez dias quando os 40 novos kits repassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entrarão em funcionamento. “Até o momento estamos com 25 guichês de atendimento”, justificou. De acordo com ele, em média, estão sendo atendidas 700 pessoas por dia. “O processo, que inclui revisão dos dados cadastrais, assinatura e foto para o novo título, impressão do documento e a captura das digitais dura de dez a 15 minutos”, afirma Pinto.
O recadastramento biométrico teve início no município no último dia 28 de maio. O prazo final dado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a conclusão dos trabalhos é 30 de setembro. O Cartório Eleitoral de Ponta Grossa funciona na Rua Saint Hilaire, 187, bairro Oficinas, das 9h às 18h, de segunda à sexta-feira.
IMPORTANTE
Atenção para a documentação
Com base nas informações repassadas por Jackson Wójcik Pinto, a principal dificuldade dos eleitores está na documentação exigida. “Muitas pessoas ainda estão com problemas no comprovante de endereço. Ele precisa ser recente e estar no nome do eleitor, dos pais ou do cônjuge”, enfatiza. Além do comprovante é necessário ter em mãos um documento de identificação com foto original e o título de eleitor. “Caso a pessoa não possua o título, não tem problema. Mas é bom trazer para facilitar o trabalho”, fala. “É importante ressaltar ainda que o recadastramento é apenas para eleitores de Ponta Grossa. Os outros municípios da região não precisam procurar o Fórum”, completa. Todos os eleitores, independente da idade, precisam passar por esse procedimento. É possível também realizar o agendamento do atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
confiança
TRE espera atingir meta até o próximo dia 30 de setembro
Procurada, a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que apesar da baixa adesão, o processo está seguindo normalmente. Segundo o órgão, em outras cidades o procedimento ocorreu de forma semelhante e o número de eleitores que não se cadastraram foi de 10%. A assessoria reforçou ainda os novos equipamentos para a ampliação dos atendimentos e repassou que até o final deste mês estará avaliando o trabalho no Fórum do município. Caso aja necessidade, medidas poderão ser tomadas para ampliar o atendimento. Se o cartório não conseguir transferir pelo menos 200 mil eleitores para o sistema biométrico até 30 de setembro, o município fica impedido de realizar o segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário