domingo, 19 de julho de 2015

UEPG inicia Operação Rondon na região neste domingo - plantaodacidade.com.br veiculou

UEPG inicia Operação Rondon na região neste domingo
Assessoria
Comunidades de seis municípios da região dos Campos Gerais recebem, a partir deste domingo (19), as equipes da Operação Rondon UEPG, ação extensionista da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em sua primeira edição, a operação coordenada pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER), envolve 120 estudantes da UEPG e mais seis instituições parceiras. O início da operação terá concentração e apresentação das equipes de rondonistas no Auditório do Campus Central da UEPG, a partir das 9 horas. A saída para os municípios ocorre após o almoço no Restaurante Universitário.
Até o dia 29, em cada município, vão atuar 20 estudantes da UEPG e instituições parceiras, coordenados por professores de diversas áreas do conhecimento. Em Arapoti, vão desenvolver ações alunos da UEPG e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); em Ibaiti, equipes da UEPG e Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste); em Tibagi, UEPG e Centro de Estudos dos Campos Gerais (Cescage); em Piraí do Sul, UEPG e Faculdade Sagrada Família (FASF), em São José da Boa Vista, UEPG e Sociedade Educativa e Cultural Amélia – Faculdade Secal; e em Ventania, UEPG e Universidade do Estado de Santa Catarina.
De acordo como o coordenador do NER-UEPG, professor Mario Cezar Lopes, no seu desenvolvimento, a Operação Rondon vai proporcionar aos municípios a oportunidade de receber professores e alunos universitários que desejam contribuir com a comunidade e com as lideranças locais, trabalhando voluntariamente para melhorar as condições de vida da população e a qualidade e eficiência da gestão municipal. As equipes vão ministrar oficinas e outras atividades, visando benefícios duradouros para as comunidades nas áreas da cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho.
No lançamento da Operação Rondon, em 9 de julho, o professor Mario Cezar Lopes explicou que a realização nos Campos Gerais de uma operação semelhante ao Projeto Rondon do Ministério da Defesa, era um sonho antigo da UEPG que, há mais de dez anos, envia equipes de rondonistas para as regiões mais distantes e carentes do país. “Se vamos tão longe desenvolver essas ações, porque não podemos fazer aqui na nossa região”, afirma, ao observar que as dificuldades e mazelas encontradas nas demais regiões do país são praticamente as mesmas verificadas em localidades mais afastadas dos centros urbanos no Paraná.
Com a experiência da participação em 11 operações do Rondon nacional, o professor Mario Cezar Lopes assegura que nenhuma pessoa que participe de uma operação como essa volta a mesma para casa. “É uma experiência única”, reforça, explicando que os dez dias de operação são de atividade intensa, com a realização de oficinas dirigidas à população, estudantes, professores, líderes comunitários e agentes públicos. Apesar da greve que paralisou a universidade no primeiro semestre, disse que a Operação Rondon UEPG vem sendo preparada desde fevereiro, com a dedicação de professores, alunos e o suporte de vários órgãos da instituição e da Reitoria.
Na viabilização da Operação Rondon, o coordenador do NER-UEPG ressalta a receptividade dos seis municípios que aderiram ao projeto. “As prefeituras são parte fundamental no processo, uma vez que são responsáveis pelo apoio logístico às equipes de rondonistas, com alimentação, transporte e alojamento”, diz. Destaca também a disponibilidade das instituições de ensino superior da cidade, que atenderam ao convite da UEPG, entendendo a proposta de proporcionar aos estudantes a oportunidade de praticar o que aprendeu na sala de aula, por meio do contato direto com a comunidade e suas carências. Além das prefeituras, a UEPG terá o apoio da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.
Acompanhe a Operação Rondon UEPG no Facebook
https://www.facebook.com/operacaoRondonUEPG?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário