domingo, 6 de janeiro de 2013

KEIMA FUTSAL - NOVA ARENA ( aliás que nova arena seria essa... hã aquela que chove dentro. ) - dcmais.com.br veiculou a matéria postada

Mesmo com nova Arena, Keima Futsal prefere 'Oscar'

Sebastião NetoFale com o repórter
Publicado em: 06/01/2013 - 00:00 | Atualizado em: 05/01/2013 - 12:14
Presidente do Keima Futsal, o empresário Tércio Miranda, não esconde que quer seguir jogando a Chave Ouro do estadual no Ginásio Oscar Pereira para esta temporada
Marco Favero
Arena Ponta Grossa segue em obras, apesar da "quase" inauguração do local no ano passado

Depois de mais de mil de atraso, a Arena Ponta Grossa (complexo esportivo que fica na Avenida dos Vereadores, no bairro de Oficinas) está muito perto de ser entregue para o município, já que no mês de março a instalação multiuso deve estar pronta para receber eventos esportivos. Apesar disto, uma das principais equipes profissionais da cidade e um dos possíveis "usuários" da Arena, o Keima Futsal, já deixou claro que prefere seguir mandando seus jogos na Chave Ouro do Paranaense deste ano no Ginásio Oscar Pereira. Segundo o presidente do clube, o empresário Tércio Miranda, o time tem preferência pelo 'Oscar' por causa da estrutura montada pelo clube no local, e pela facilidade na exposição dos patrocinadores da equipe.
"Claro que ainda é cedo para a gente bater o martelo, mas acredito que seja muito mais fácil outras modalidades - como o vôlei o handebol - transferirem suas atividades para a Arena e a gente permanecer no Oscar Pereira", avalia Miranda. Além da quadra em si, o Keima Futsal tem o ginásio como sua sede: a equipe montou uma estrutura de salas para a fisioterapia e os vestiários dos atletas e comissão técnica. "Toda nossa estrutura está lá. Investimos na fisioterapia para dar uma condição melhor aos nossos atletas e gostaríamos de permanecer com ela", explica.
Mesmo assim, Tércio Miranda destaca que nenhuma conversa sobre o assunto foi feita com a Prefeitura Municipal, já que o presidente da Fundação de Esportes - que será Leopoldo Cunha - foi conhecido apenas na tarde desta sexta-feira, em solenidade realizada no Cine-Teatro Ópera. Além do Keima Futsal, outras equipes esportivas que poderiam usar o espaço da Arena Ponta Grossa seriam os times de basquete do Guarani e do Ponta Lagoa, que hoje mandam suas partidas pelo estadual da modalidade no Ginásio Borell du Vernay.
Antes de ratificar o Oscar Pereira como local das partidas pela Chave Ouro, além do acordo com a Prefeitura, o Keima vai precisar ainda vencer uma queda de braço no arbitral do estadual, que acontece no mês de fevereiro. Isso porque existe o desejo de algumas equipes do estado em exigir que todas as quadras da 'Ouro' tenham as dimensões de 40 metros de comprimento por 20 metros de largura (40x20m), e se isso vier a acontecer, o time de Ponta Grossa teria apenas a Arena como opção na cidade para mandar seus jogos.
"Vamos para o arbitral com o objetivo de manter o regulamento como está, exigindo a medida de 38 metros, para que o Oscar Pereira esteja apto a receber partidas da competição", destaca Tércio Miranda. A equipe do Keima Futsal, que já tem 16 atletas contratados para esta temporada e terá como técnico Luciano Bonfim, se reapresenta no dia 4 de fevereiro para a pré-temporada.
Arena supre carência esportiva
Os esportistas de Ponta Grossa contam os dias para a inauguração da Arena. Isso porque o espaço é desejado por profissionais da cidade para tentar suprir uma carência de espaços esportivos do município, que possui três ginásios públicos: o Oscar Pereira, o Borell du Vernay e o Ginásio Zukão. "Precisamos da Arena pronta o quanto antes, para buscar solucionar um problema crônico do nosso esporte, que é o de espaço público. Para as nossas competições estudantis, ainda precisamos muito do apoio e da compreensão dos clubes e das escolas cederem suas instalações", destaca o professor Carlos Henrique Pedroso, coordenador dos Jogos Estudantis Municipais (JEM) nas últimas temporadas.
Já o vereador Aliel Machado (PCdoB), ex-coordenador do núcleo regional de Ponta Grossa da Paraná Esporte - hoje Secretaria de Estado, acredita que com a Arena possa ser possível recolocar o município na rota dos eventos esportivos estaduais. "Quando tive a oportunidade de estar na Paraná Esporte, tinha o sonho de trazer de volta os Jogos Abertos para Ponta Grossa, mas a falta de espaços esportivos adequados prejudicou o nosso trabalho na época", explica Machado. (S.N.)
Gestão pode ser problema
A Arena Ponta Grossa, projeto de campanha do ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho, tem como objetivo ser um espaço multiuso, ou seja, para diversos fins: além de eventos esportivos, a estrutura pode também receber shows e eventos religiosos, este último bastante lembrado por Wosgrau nos últimos quatro anos de governo. Com isso, ainda não se sabe ao certo como irá funciona a gestão do local que fica na Avenida dos Vereadores, nem como funcionará a agenda de eventos do novo espaço.
"Temos que usar a Arena para o esporte. Se tivermos um calendário com muitos eventos, com as equipes da cidade utilizando e uma movimentação intensa, evitaremos que a agenda do ginásio priorize outro tipo de evento", destaca Carlos Henrique Pedroso. Já Aliel Machado defende a análise técnica da utilização do espaço, para atender a comunidade da melhor forma possível. "O projeto da Arena já previa que o espaço seria multiuso, então precisamos fazer uma análise técnica, e não política, de quem vai gerir e utilizar este espaço", completa o jovem vereador. Vale que lembrar que Fundação de Esportes, recém criada pelo prefeito Marcelo Rangel, deve funcionar na Arena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário