sábado, 9 de novembro de 2013

Aterro do Botuquara terá nova célula em 15 dias - plantaodacidade.com.br veiculou

09/11/2013 Aterro do Botuquara terá nova célula em 15 dias
Assessoria
Dentro de 15 dias, a quarta célula do aterro controlado do Botuquara estará em pleno funcionamento. Nesta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos implantou a manta especial que irá impermeabilizar o solo e impedir que o chorume contamine o lençol freático. Na próxima semana será instalado o sistema de drenagem. De acordo com o diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), Paulo Barros, a nova célula tem vida útil de dois anos. O aterro ainda tem capacidade para mais ampliações.
Segundo Barros, a ampliação do aterro do Botuquara é necessária até que seja decidido como será feito o novo tratamento do lixo recebido de Ponta Grossa e de Carambeí. “Novos sistemas de tratamento já estão em estudo. A nova célula proporciona mais tempo hábil para que a decisão possa beneficiar e melhorar a qualidade dos serviços de destinação do lixo em Ponta Grossa”, diz o diretor. De acordo com ele, hoje o aterro recebe por mês cerca de 6 mil toneladas de lixo.
Uma das medidas que estão sendo estudadas pela prefeitura de Ponta Grossa para evitar a estagnação do aterro do Botuquara é a aperfeiçoamento dos programas para a coleta seletiva já desenvolvidas pelo município. Hoje, o Programa de Entrega Voluntária (PEV) está presente em nove pontos da cidade, onde a população pode depositar os materiais recicláveis, que de lá têm o encaminhamento correto. Outra medida que vem sendo estudada é a criação da usina de compostagem do material orgânico, gerando adubo e energia, além de aumentar a conscientização ambiental da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário