Produtores apostam no preço do feijão e elevam área plantada
Estimativa inicial do Deral é uma colheita de aproximadamente 100 mil toneladas
Publicado em: 15/11/2013 - 00:00 | Atualizado em: 14/11/2013 - 16:05
Marco Fávero |
---|
Área que receberá o feijão está sendo preparada pelos produtores |
O preço do feijão no mercado agrícola vem chamando a atenção dos produtores da região (18 municípios). Nesta safra (1ª), eles pretendem plantar a cultura em área de 42.970 hectares, o que representa um acréscimo em torno de 5% em relação ao ano passado. Com este aumento, a estimativa inicial do Departamento de Economia Rural do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Deral/Seab) em Ponta Grossa é uma colheita de aproximadamente 100 mil toneladas, com produtividade média de 2.300 quilos por hectare. O plantio deverá ser encerrado já nos próximos dias.
De acordo com o economista do Deral, Luís Alberto Vantroba, se as condições climáticas forem favoráveis ao desenvolvimento da planta e a produção estimada for alcançada a safra será 38% maior que a obtida na passada, quando foram colhidas 72 mil toneladas. A rentabilidade média nas lavouras alcançou 1.849 quilos por hectare.
Segundo o economista, o feijão ocupará a área até então destinada ao milho, que segue com preço razoável. “O feijão ganhou a área do milho que está compensando menos”, comenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário