segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Professor de Ponta Grossa cria jogo didático - jmnews.com.br veiculou

Novesfora

Publicado em 08 de Novembro de 2013, às 00h00min | Autor: Danilo Kossoski, da redação


Professor de Ponta Grossa cria jogo didático

Muitas pessoas já ouviram a expressão “novesfora”, dita de modo bem-humorado, por alguém que esteja fazendo cálculos matemáticos. Mas nem todos sabem que “noves fora” é uma antiga

 

Credito: Thiago Terada Credito: Thiago Terada
Para Queiroz, jogo seria útil em escolas
Muitas pessoas já ouviram a expressão “novesfora”, dita de modo bem-humorado, por alguém que esteja fazendo cálculos matemáticos. Mas nem todos sabem que “noves fora” é uma antiga operação matemática, atualmente quase em desuso, também chamada “prova dos noves”. Recordando essa antiga operação, o professor ponta-grossense Antônio Queiroz Barbosa criou um jogo didático e pedagógico (o “Novesfora”) já registrado na Fundação Biblioteca Nacional.
Queiroz é professor de Literatura, Latim e Língua Portuguesa, mas decidiu enveredar pelo setor da matemática, desenvolvendo esse jogo para aprimorar o raciocínio, ampliando a rapidez e o senso de observação dos participantes. “Mais por brincadeira, comecei a fazer cálculos com as placas de carros, e fui aumentando o nível de dificuldade. Depois percebi que isso poderia ser transformado em um jogo, passível de popularização, como acontece com os jogos de palavras comuns em programas de TV”, diz.
O objetivo agora é popularizar o jogo, a fim de torná-lo usado em salas de aula, programas de auditório, em competições que estimulem o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos participantes.
Competição pode utilizar software com telão e teclado
A competição consiste em agrupar os números em conjuntos de valor 9. Por exemplo, o número 481 poderia equivaler a 4+8+1 ou ainda 4+9. Dessa operação se extrai o 9, restando apenas o 4. Nesse exemplo, a resposta do cálculo para o Novesfora seria 4. Aumentando a quantidade de algarismos, poderia ser ampliado o nível de dificuldade, sendo que os participantes competiriam em velocidade e precisão. As regras ainda preveem a possibilidade de trabalhar o jogo entre vários participantes, utilizando um telão e teclados numéricos, aliados a software específico, com quantos participantes se desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário