Falta de água afeta bairros e coloca em risco saúde dos moradores
Publicado em: 04/02/2014 - 00:00 | Atualizado em: 04/02/2014 - 01:31
| Fábio Matavelli |
|---|
| |
| Devido ao desabastecimento, os moradores da Vila Nova se obrigaram a pegar água e tomar banho em um arroio poluído |
Diversos bairros de Ponta Grossa ficaram sem água desde a tarde do último domingo (2). O problema permaneceu até a noite de ontem e deverá persistir hoje durante todo o dia. Por conta disso, pessoas que não possuem caixa d'água precisaram improvisar para tomar banho, lavar a louça e cozinhar. A Vila Nova é um dos bairros que mais foram prejudicados. Por conta do desabastecimento, dezenas de pessoas formaram filas para tomar banho e pegar água em um pequeno arroio que passa pela região. O local está aparentemente contaminado devido à grande quantidade de lixo existente.
"Já subimos e descemos essa rua mais de seis vezes hoje. Não vencemos buscar água com os baldes. Porém, precisamos dar banho nas crianças e cozinhar também. Estamos com medo de que essa água esteja contaminada, mas não temos outra alternativa", diz a moradora Izaclis da Cunha.
Sílvia Rodrigues também mora na Vila Nova com os nove filhos. Ela comenta que por conta do calor, a família se obrigou a tomar água do arroio. "Nós fervemos antes de tomar, mas mesmo assim estamos com medo de ficarmos doentes. Estamos sofrendo com a falta de água. Ontem (domingo) ficamos sem jantar pois não tínhamos como cozinhar", comenta.
Na tarde de ontem, diversas crianças tomaram banho próximo aos lixos jogados no arroio. "Não temos outra alternativa a não ser dar banho nelas aqui mesmo. Elas estavam há um dia sem banho e não nós não podemos esperar a água voltar porque elas sofrem com esse calor", afirma Izaclis
Além da Vila Nova, outros pontos da cidade também foram prejudicados como a Vila Santo Antônio, Vila Clock, Vila Lina, Vila Cristina, Vila Madalena, Vila São Miguel, Ronda, Marina da Ronda, Vila Peixoto, Vila Estrela, Vila Placedina, Vila Leomar, Chácara Dantas, Jardim América, Boa Vista, Vila Burrinho, Jardim Alfhaville, Conjunto Luiz Gonzaga, Chácara Moro, Núcleo Santa Maria, Colônia Dona Luiza, Colina dos Frades, Vila DER, Núcleo Santa Luzia, Núcleo Santa Clara, Camponesa, Jardim Cerejeiras, Jardim Ouro Verde, Núcleo Santa Marta, Colinas Verdes, Jardim Porto Seguro, Chácara Santa Tereza, Jardim Recreio, Parque Industrial, Santa Barbara e Cará-Cará.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que o desabastecimento aconteceu devido o alto consumo nos últimos dias. "A elevação da temperatura e o consequente alto consumo de água tratada contribuiu para a falta de água na cidade", informou a empresa. A previsão da Sanepar era de que o abastecimento voltasse ao normal ainda na noite de ontem.
Hoje
De acordo com a Sanepar, o abastecimento ficará prejudicado hoje, entre as 14 e às 22 horas, no Jardim Conceição, Jardim Jeanna, 31 de março, Rio Verde, Olarias, Coronel Cláudio, Palmeirinha, Núcleo Pitangui, Lagoa Dourada, San Martin, Padre Roque e Conjunto Residencial Londres.
Poderão ficar desabastecidos principalmente os clientes que não possuem caixa d’água. "A Sanepar e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orientam o uso de caixa d’água com capacidade suficiente para fornecer água aos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros. Além disso, é essencial que a população faça o uso consciente da água tratada. A lavagem de roupas, calçadas e veículos deve ser adiada", comenta a empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário