quinta-feira, 3 de abril de 2014

PERIGO PARA AS CRIANÇAS - jmnews.com.br veiculou

Jardim Panamá

Crianças se arriscam em ‘rally’ para chegar à escola

Escola mais próxima fica a quase uma hora da casa dos alunos. Imagens: André Meier
Afonso Verner | Ponta Grossa | 02/04/2014 às 20:19h |
Trajeto chega levar até uma hora e estudantes passam por pontes improvisadas, córregos e atravessam três vezes a linha do trem.
Moradores do recém inaugurado Jardim Panamá levam cerca de uma hora para chegar até a escola mais próxima. Além disso, crianças e adolescentes se arriscam ao atravessar pontes, córregos e passam três vezes pela linha do trem: tudo isso para chegaram até ao colégio mais próximo, a Escola Estadual Nossa Senhora da Glória.
Não bastasse a distância, o trajeto também não é dos melhores: as crianças passam por pontes improvisadas, córregos, barrancos, caminhos cercados por mato alto e ainda cruzam a linha do trem em três oportunidades. Tudo isso para que os moradores do conjunto habitacional consigam levar os filhos à Escola – o ônibus da prefeitura na localidade desde o começo deste ano.
“Eu tenho medo de deixar meus filhos irem a escola”, confessa a dona de casa Andreia Gilmara da Silva. Ela mora com os quatro filhos no Jardim Panamá e contesta a falta de estrutura da localidade. “Não sei como nos mandaram vir morar aqui. A casa é boa e tudo mais, mas não tem um mercado na região, o ônibus é de horas em horas e as crianças só conseguem estudar porque tem muita força de vontade”, argumenta Andreia.
Três dos quatro filhos de Andreia estudam na Escola Estadual Nossa Senhora da Glória e gastam duas horas (uma pra ir e outra pra voltar) todo dia vão para a Escola. “A professora diz que não quer alunos suados ou sujos na sala. Mas os meninos tem uma aventura para chegar até o Colégio”, revela a mãe.
Situação já era conhecida
Responsável por fazer o transporte dos alunos, a Prefeitura de Ponta Grossa foi procurada pela equipe de reportagem do portal aRede e do Jornal da Manhã. Através da assessoria de imprensa, a Prefeitura informou que todos os alunos da “rede Municipal de Educação tem acesso ao transporte escolar”.
A Prefeitura também informou que no caso das crianças do Jardim Panamá a Secretária já sabia da situação e que, para amenizar a falta de ônibus, os pais e responsáveis pelos estudantes são esperados para retirar passes e cartões para que as crianças utilizem o transporte coletivo municipal até a normalização da situação

Nenhum comentário:

Postar um comentário