Ilustração
Professora explica a função da manchete no jornal
Crianças ilustram a manchete Foto: Beatriz Chiconato
Talita Moretto | Ponta Grossa | 15/04/2014 às 03:01h |
Beatriz destacou a importância atribuída às informações divulgadas na capa de um jornal e chamou a atenção das crianças para algumas características específicas
Tendo como base algumas edições do JM, a professora Beatriz Chiconato realizou um trabalho de identificação e interpretação da manchete e das chamadas na primeira página de um jornal, com a turma do 5º ano da Escola Municipal Fioravante Slaviero. A metodologia utilizada também contemplou a função da foto e da legenda como recursos que complementam as informações dos textos.Beatriz destacou a importância atribuída às informações divulgadas na capa de um jornal e chamou a atenção das crianças para algumas características específicas, tais como: formato dos títulos, tamanho das fontes (letras), posição da manchete na página, presença ou ausência de imagens. “Primeiro, solicitei que eles localizassem a manchete, depois propus que elaborassem um desenho procurando retratar qual a ideia que faziam sobre o tema daquela manchete. Na sequência, eles fizeram a leitura da notícia na íntegra”, explica.
A professora acredita que a atividade foi produtiva. “Algumas vezes, quando levo o jornal para casa, leio a notícia toda quando acho o título interessante”, conta a aluna Laísa Cristina Krum.
Cartaz traz a composição do JM
Na EM Felício Francisquiny, a professora Angela Dogado Midalski também conduziu uma atividade sobre as partes do JM com os alunos do 5° ano. O objetivo dela foi contribuir para a formação crítica dos alunos. A turma montou um cartaz com os elementos que compõem o jornal, o qual está exposto em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário