sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

enquanto isso no BRASIL a gente não tem nem estradas ou ruas que prestem - Cingapura terá parque suspenso mais longo do mundo

Cingapura terá parque suspenso mais longo do mundo

Com 24,2 km extensão e cortando o país asiático de cima a baixo, futura área de lazer ocupará uma linha ferroviária da era colonial britânica
O parque suspenso de Cingapura terá pistas de caminhadas e ciclismo e até uma horta de alimentos orgânicos. Foto: divulgação.O parque suspenso de Cingapura terá pistas de caminhadas e ciclismo e até uma horta de alimentos orgânicos. Foto: divulgação.
Cingapura terá o mais longo parque elevado do mundo, que será inspirado no The High Line de Nova York e no Promenade Plantée de Paris. Com 24,2 km de extensão e cortando a ilha asiática de cima a baixo, a futura área de lazer da cidade-estado ocupará uma linha ferroviária da era colonial britânica, fechada em 2011, e contará com pistas de caminhadas e ciclismo, parede de escalada, espaço para aulas de ioga e uma horta comunitária de vegetais orgânicos. As partes superior e inferior dos trilhos receberão paisagismo e equipamentos de lazer.
singapore-2
A área de lazer irá ocupar uma linha ferroviária da era colonial britânica, fechada em 2011. Foto: divulgação.
Lines-of-Life-by-Nikken-Sekkei-1-1020x610
O futuro parque da cidade-estado também terá parede de escalada. Foto: divulgação.
O projeto inicial do parque suspenso foi apresentado no fim de dezembro pela empresa japonesa Nikken Sekkei e até março deste ano a Autoridade de Redesenvolvimento Urbano (URA) de Cingapura abriu um canal na internet para a população avaliar a proposta. Em julho deste ano, o projeto final será apresentado. Ainda não foi divulgado o início da obra e quando o futuro espaço – hoje denominado “Rail Corridor” – será inaugurado.
Uma das preocupações do governo da cidade-estado foi manter construções históricas da linha férrea, como a estação ferroviária Tanjong Pagar (que será revitalizada e receberá galerias de arte, quiosques pop-up, restaurantes e cafés).
adaptive_reuse_of_tprs_2_station_green
A antiga estação ferroviária Tanjong Pagar terá galerias de arte, restaurantes e cafés. Foto: divulgação.
Localizada no sul da ilha, a plataforma de embarque em estilo art déco será um dos limites do parque que se estenderá até o norte do país, perto da fronteira com a Malásia. O percurso da área de lazer vai passar por bairros residenciais como Bukit Timah e Choa Chu Kang.
Bons exemplos
Promenade-Plantée-The-First-Elevated-Park-in-the-World
Na França, o Promenade Plantée, em Paris, tem 4,5 km e foi inaugurado em 1993. Foto: Divulgação.
Corredores ferroviários antigos têm sido transformados em áreas de lazer em outros lugares do mundo. Na Inglaterra, existem centenas de quilômetros de ex-linhas transformadas em ciclovias e trilhas para caminhadas (principalmente no campo). Nos Estados Unidos, o parque suspenso Midtown Greenway, em Minneapolis, ocupa 8,9 km e oferece uma boa estrutura de lazer (Chicago também oferece um local, The 606, com 4,3 km). Na França, o Promenade Plantée, em Paris, com seus 4,5 km, foi inaugurado em 1993 e serviu de inspiração original para o High Line em Nova York, que foi aberto em 2009 e conta com 2,3 km de extensão.
big_349461_9669_4. DSR Highline 11-05 0752_UPD1
O High Line em Nova York foi aberto em 2009 e conta com 2,3 km de extensão. Foto: Divulgação.
_DSC7941 nova
O trecho entre ponte preta e a antiga estação ferroviária, no centro de Curitiba, é perfeito para um parque suspenso. Foto: Kraw Penas/SEEC.
E perguntar não ofende: por que a prefeitura de Curitiba não transforma o trecho que vai da ponte preta até a antiga estação ferroviária, no centro da capital, em nosso High Line?

Nenhum comentário:

Postar um comentário