Cingapura terá parque suspenso mais longo do mundo
Com 24,2 km extensão e cortando o país asiático de cima a baixo, futura área de lazer ocupará uma linha ferroviária da era colonial britânica
Cingapura terá o mais longo parque elevado do mundo, que será inspirado no The High Line de Nova York e no Promenade Plantée de Paris.
Com 24,2 km de extensão e cortando a ilha asiática de cima a baixo, a
futura área de lazer da cidade-estado ocupará uma linha ferroviária da
era colonial britânica, fechada em 2011, e contará com pistas de
caminhadas e ciclismo, parede de escalada, espaço para aulas de ioga
e uma horta comunitária de vegetais orgânicos. As partes superior e
inferior dos trilhos receberão paisagismo e equipamentos de lazer.
O projeto inicial do parque suspenso foi apresentado no fim de dezembro pela empresa japonesa Nikken Sekkei e até março deste ano a Autoridade de Redesenvolvimento Urbano (URA) de Cingapura abriu um canal na internet para a população avaliar a proposta. Em julho deste ano, o projeto final será apresentado. Ainda não foi divulgado o início da obra e quando o futuro espaço – hoje denominado “Rail Corridor” – será inaugurado.
Uma das preocupações do governo da cidade-estado foi manter construções históricas da linha férrea, como a estação ferroviária Tanjong Pagar (que será revitalizada e receberá galerias de arte, quiosques pop-up, restaurantes e cafés).
Localizada no sul da ilha, a plataforma de embarque em estilo art déco será um dos limites do parque que se estenderá até o norte do país, perto da fronteira com a Malásia. O percurso da área de lazer vai passar por bairros residenciais como Bukit Timah e Choa Chu Kang.
Bons exemplos
Corredores ferroviários antigos têm sido transformados em áreas de lazer em outros lugares do mundo. Na Inglaterra, existem centenas de quilômetros de ex-linhas transformadas em ciclovias e trilhas para caminhadas (principalmente no campo). Nos Estados Unidos, o parque suspenso Midtown Greenway, em Minneapolis, ocupa 8,9 km e oferece uma boa estrutura de lazer (Chicago também oferece um local, The 606, com 4,3 km). Na França, o Promenade Plantée, em Paris, com seus 4,5 km, foi inaugurado em 1993 e serviu de inspiração original para o High Line em Nova York, que foi aberto em 2009 e conta com 2,3 km de extensão.
E perguntar não ofende: por que a prefeitura de Curitiba não transforma o trecho que vai da ponte preta até a antiga estação ferroviária, no centro da capital, em nosso High Line?
O projeto inicial do parque suspenso foi apresentado no fim de dezembro pela empresa japonesa Nikken Sekkei e até março deste ano a Autoridade de Redesenvolvimento Urbano (URA) de Cingapura abriu um canal na internet para a população avaliar a proposta. Em julho deste ano, o projeto final será apresentado. Ainda não foi divulgado o início da obra e quando o futuro espaço – hoje denominado “Rail Corridor” – será inaugurado.
Uma das preocupações do governo da cidade-estado foi manter construções históricas da linha férrea, como a estação ferroviária Tanjong Pagar (que será revitalizada e receberá galerias de arte, quiosques pop-up, restaurantes e cafés).
Localizada no sul da ilha, a plataforma de embarque em estilo art déco será um dos limites do parque que se estenderá até o norte do país, perto da fronteira com a Malásia. O percurso da área de lazer vai passar por bairros residenciais como Bukit Timah e Choa Chu Kang.
Bons exemplos
Corredores ferroviários antigos têm sido transformados em áreas de lazer em outros lugares do mundo. Na Inglaterra, existem centenas de quilômetros de ex-linhas transformadas em ciclovias e trilhas para caminhadas (principalmente no campo). Nos Estados Unidos, o parque suspenso Midtown Greenway, em Minneapolis, ocupa 8,9 km e oferece uma boa estrutura de lazer (Chicago também oferece um local, The 606, com 4,3 km). Na França, o Promenade Plantée, em Paris, com seus 4,5 km, foi inaugurado em 1993 e serviu de inspiração original para o High Line em Nova York, que foi aberto em 2009 e conta com 2,3 km de extensão.
E perguntar não ofende: por que a prefeitura de Curitiba não transforma o trecho que vai da ponte preta até a antiga estação ferroviária, no centro da capital, em nosso High Line?
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