quinta-feira, 11 de junho de 2015

CULTURA - plantaodacidade.com.br veiculou - BOLERO - ORQUESTRA

Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa abre temporada neste sábado com Bolero de Ravel
Eduardo Godoy - Assessoria

Uma melodia singular e repetitiva. Falando assim, não parece ser muito atraente para se ouvir. Porém, este é justamente o encanto do ‘Bolero de Ravel’, uma das obras primas da música do século XX e que será executado pela Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG) no próximo sábado, dia 13 de junho, às 20h30, no auditório A do Cine-Teatro Ópera. Com direção artística e regência do maestro Jorge Augusto Scheffer, a peça deve entrar para a história da OSPG por sua importância e pelo sucesso de público e crítica em todo o mundo.
O ingresso para a apresentação pode ser trocado por um livro de literatura (não vale livros técnicos, de estudo, religiosos, listas telefônicas, revistas e dicionários), no Supermercados Tozetto do Jardim Carvalho. Os livros serão doados ao Projeto Pegaí – Leitura Grátis, iniciativa sem fins lucrativos e que coloca à disposição dos leitores livros gratuitos em locais públicos.
O concerto terá ainda as obras ‘Carmen’ (prelúdio do Ato I), de Georges Bizet, ‘Cavalleria Rusticana’ (intermezzo sinfônico), de Pietro Mascagni, ‘Sonata em Sol Menor’ (III e IV movimentos), de Henry Eccles, ‘Allegro Appassionato’ (Opus 43), de Camille Saint-Saens, ‘Serenata’, de Franz Schubert, ‘Meditation’ (Intermezzo do Ato II da Ópera Thais’, de Jules Massenet, ‘Eine Kleine Nachtmusik’ (Allegro), de Mozart, e ‘Sabre Dance’ (do Ballet Gayane), de Aram Khachaturian.
Corpo artístico mantido pela Fundação Municipal de Cultura, a Orquestra Sinfônica traz ao palco 53 músicos, entre bolsistas, estagiários e convidados. Algumas obras serão soladas por Eric Hilgenstieler (contrabaixo), Anna Letícia Mendes Finger (violoncelo), Caio Alexandre Mey (viola) e Dhiego Lima (violino). O concerto tem o apoio do Supermercados Tozetto, Projeto Pegaí – Leitura Grátis, Conservatório Maestro Paulino e Banda-Escola Lyra dos Campos.
A temporada da OSPG terá concertos regulares, recitais de música de câmara, com o Quarteto de Cordas, Quinteto de Metais e Quinteto de Sopros, e também o Projeto Curta Sua Orquestra, com a finalidade de apresentar concertos didáticos aos alunos das escolas públicas do município e aos professores que participam dos cursos de capacitação na área da Educação Musical. “O atual modelo de gestão da Orquestra tem proporcionado de forma qualitativa o acesso à educação musical para jovens e adolescentes estudantes de música, bem como, permite uma forte relação com a comunidade através da nobre missão de transmitir o capital artístico inerente às obras musicais”, afirma o maestro Jorge Scheffer.
Bolero de RavelComposta entre julho e outubro de 1928 por Maurice Ravel, a obra foi criada a pedido da bailarina Ida Rubistein, que encomendou um ballet a caráter espanhol. A estréia aconteceu em 22 de novembro do mesmo ano, na Ópera Garnier, em Paris. Sua duração, em média, é de 14 minutos, sendo considerado “o mais longo crescente do mundo”, além de ser a obra-prima de Ravel. Em 1980, a peça se popularizou mais ainda a partir de uma coreografia de Maurice Béjart reproduzida pelo bailarino argentino Jorge Donn no filme Retratos da Vida (do diretor francês Claude Lelouch). Uma curiosidade é que o Bolero é tocado diariamente na Praia do Jacaré, em João Pessoa (PB), durante o pôr-do-sol, pelo saxofonista Jurandy do Sax.

Nenhum comentário:

Postar um comentário