Guia do Paranaense: 12 clubes lutam por título, calendário e permanência
Confira um panorama, os destaques e o time-base dos 12 clubes que vão disputar o Campeonato Paranaense - que começa no domingo
35 comentários
o título (Foto: Divulgação/Site oficial do Coritiba)
Outros times, como J. Malucelli, Operário, Nacional-PR e Paranavaí, têm metas mais modestas. Eles tentam, primeiro, garantir a permanência na elite estadual, para aí sim pensar em objetivos maiores, como vagas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2013 e na Copa do Brasil de 2014.
saiba mais
Assim como em 2012, o Campeonato Paranaense vai ser disputado em dois turnos, com 11 rodadas em cada. O campeão de cada fase garante vaga na final. Caso o mesmo time vença turno e returno, ele conquista o título sem necessidade de final. A única diferença no regulamento é que a melhor equipe na classificação geral tem a vantagem do empate na decisão. Confira, a seguir, as informações dos 12 clubes que vão disputar o estadual:Arapongas
Panorama: o Arapongas aposta na mescla juventude/experiência para lutar pelo título do interior e pela vaga na Série D. Terceiro colocado no ano passado, atrás apenas da dupla Atletiba, o time comandado agora por Zezinho conta com a experiência dos atacantes Baiano, de 30 anos, e Jabá, 31, e com a vitalidade dos jovens Cristovan, de 22 anos, e Rick, 23.
Destaques: atacantes Baiano e Jabá.
Time-base: Edson; Cristovan, Douglas, Breno e Wellington Indinho; Russo, Luis Mario, Edu Amparo e Rick; Baiano e Jabá.
Sidiclei Menezes, diretor de futebol: "Em toda área, é importante ter a mescla de experiência com juventude. O mais jovem precisa do apoio do mais experiente, e o mais velho sempre aprende com o jovem. Isso é muito importante. Com essa mescla, vamos buscar o título. Assim como as demais equipes, que têm objetivos na competição, nós temos condições".
Atlético-PR
(Foto: Divulgação/Site oficial do Atlético-PR)
Destaques: goleiro Santos e atacante Júnior Barros.
Time-base: Santos; Jean Felipe, Erwin, Rafael Zuchi e Heracles; Renan Foguinho, Zezinho e Harrison; Pablo, Taiberson e Júnior Barros.
Arthur Bernades, técnico: "Nosso time jogará com organização, sempre será competitivo e buscando a vitória. Estou aplicando, dentro de uma grande estrutura que encontrei aqui no Atlético, todo o meu conhecimento de treinos e campeonatos de fora. Quero colocar tudo isso em prática nos jogos".
Cianorte
Panorama: quarto colocado em 2012, o Cianorte entra na disputa novamente com um elenco forte e candidato a ser um dos melhores times do interior. Com uma bela campanha na Série D do ano passado, a diretoria do Leão tenta repetir a estratégia dos últimos anos e manteve a base do time, mas perdeu sua referência de gols: Henrique, que foi para o Mogi Mirim. Cleiton, Jovane, Paulinho e Dedoné e o técnico Paulo Turra estão entre os que permanecem no clube.
Destaques: meio-campo Paulinho e atacante Dedoné.
Time base: A equipe do Cianorte para o estadual tem Marcelo; Lisa, Alexandre Luz, Gil, e Digão; Cleiton, Jovane, Paulinho e Juliano; Dedoné e Elí.
Paulo Turra, técnico: “Estamos confiantes, sabedores, e cientes daquilo que necessitamos fazer dentro de campo. Tenho a convicção de que estamos no caminho certo, a reformulação foi feita e o elenco está totalmente adaptado a minha filosofia de trabalho”.
Coritiba
(Foto: Divulgação/site oficial do Coritiba)
Destaques: meia Alex e o atacante Deivid.
Time-base: Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro (Leandro Almeida), Escudero (Emerson) e Dênis; Willian, Rafinha, Bottinelli, Alex e Lincoln; Deivid.
Marquinhos Santos, técnico: "É um privilégio muito grande trabalhar no Coritiba e dirigir esse grupo tão qualificado de jogadores. Sei da minha responsabilidade, sei que a cobrança vai ser maior. Estamos tentando construir um Coritiba novo, um Coritiba diferente. Todo mundo tem participado muito, o Ximenes, o próprio presidente, o Paulo Aquino, todo mundo".
J. Malucelli
Panorama: o Jotinha não quer, em 2013, correr risco de rebaixamento - como ocorreu nas duas últimas edições. Nono colocado em 2011 e 2012, o time da capital aposta em jogadores experientes, como Ceará e Bruno Batata, e pratas-da-casa do Coritiba. Ao todo, o J. Malucelli conta com oito atletas que pertencem ao Verdão, como Lima e Caio Vinícius.
Destaques: meio-campo Ceará e atacante Bruno Batata.
Time-base: Fabrício; Edu Walter, Diego Alemão, Alex Fraga e Tomas; Thiago Matos (Lima), Wellington, Ceará e Andrezinho; Bruno Batata e Willian.
Sandro Forner, técnico: "A média de idade do grupo é de 23 anos, mas tem uma qualidade boa. Queremos fazer uma campanha mais confortável. No ano passado, ficamos perto da zona de rebaixamento. Temos um objetivo e podemos fazer um bom campeonato".
Londrina
(Foto: Divulgação/ Site oficial do Londrina)
Destaques: meio-campo Celsinho e atacante Alexandre Oliveira.
Time base: Danilo; Régis, Rogério, Élson e Wendell Borges; Diogo Roque, Bruno, Germano e Celsinho; Neílson e Alexandre Oliveira.
Claudio Tencati, técnico: “Primeiramente esperamos que o torcedor londrinense confie. Antes eu tinha uma equipe, hoje tenho um grupo, que está se fortalecendo em todos os sentidos. Ainda temos algumas peças que estão fora, mas estamos bem preparados para a estreia do estadual”.
Nacional-PR
Panorama: Em 2012, o Nacional disputou a Série Prata junto com o Paraná Clube e terminou na quarta colocação geral. A vaga à Série A veio após o STJD punir Júnior Team e Cincão, pela escalação de atletas irregulares. Na briga para se firmar na elite do estadual, o Nacional espera montar um time competitivo.
Destaques: meio-campo Genrozo e atacante Catatau.
Time-base: Vinicius; Rafinha, Jonathan, Fernando Presente e Guaru; Jamaica, Doriva, Diogo e Generozo; Afonso e Catatau.
Carlos Nunes, técnico: “Nós trabalhamos na pré-temporada para trabalhar a equipe. Fizemos bons jogos e mudamos o pensamento das pessoas em relação à equipe. O time está pronto para a estreia, mas ainda não está no seu melhor. Vamos atingir isso dentro da competição”.
Operário-PR
vários amistosos (Foto: Divulgação / Camboriú)
Destaques: meia Rone Dias e o volante Adoniran (ex-Santos).
Time base: Silvio; André Luis, Alex Moraes, Neguetti e Fabinho; Edimar, Grillo, Sidney e Cacá; Maicon e Thiago.
Edson Neguinho, gerente de futebol: “Queremos ser ousados e passar uma cara nova para o Operário-PR. Sabemos que o time tem condição de ser campeão do primeiro turno e esse será o nosso primeiro passo. Depois vamos ver e analisar o sonho de ser Campeão Paranaense”.
Paranavaí
Panorama: o Paranavaí entra na competição para, primeiro, garantir a permanência na elite estadual e, depois, tentar beliscar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Décimo colocado em 2012, o Vermelhinho passou por uma reformulação. Do time-base, apenas o lateral-direito Esdras e o atacante Alex Ricardo permanecem no clube. E, para reforçar o clube, jogadores como o lateral-esquerdo Leandro e o meio-campo Celinho chegaram para a disputa do estadual.
Destaques: zagueiro Alex Noronha e volante Vieira.
Time-base: Naldo; Esdras, Célio Lima, Alex Noronha e Leandro; Schneider, Celinho e Felipe; Alex Ricardo, Vieira e Renato Dias.
Ney César, técnico: "É um time bem coeso. Não tem ninguém especial. É uma base forte. O Paranavaí é humilde, tem um grupo bem focado e tem um objetivo. Vamos tentar chegar à zona de conforto, com 40% ou 50% dos pontos, e aí pensar em buscar uma vaga na Série D".
Paraná
(Foto: Divulgação/site oficial do Paraná Clube)
Destaques: meio-campo Lucio Flavio, zagueiro Alex Alves e atacante Reinaldo.
Time base: Luis Carlos; Ângelo, Anderson, Alex Alves e Henrique; Ricardo Conceição, Júnior Capixaba, Lucio Flavio e Rubinho; Luisinho e Reinaldo.
Lucio Flavio, meio-de-campo: “O fato de permanecer com seis atletas que terminaram o ano e, consequentemente, vindos reforços, a tendência é iniciar o ano de maneira diferente. Hoje o grupo conhece o treinador e o treinador conhece a maioria do grupo. Isso é um grande aliado para tentar efetuarmos um bom campeonato”.
Rio Branco-PR
Panorama: no ano do centenário do clube, o Leão da Estradinha se estrutura para fazer um Campeonato Paranaense exemplar e voltar a figurar entre os principais times. A primeira medida vai ser voltar a jogar no Estradinha, estádio tradicional do clube parnaguara. No elenco, a nova diretoria formou a equipe e trouxe 25 novidades, entre eles, alguns jogadores experientes como o goleiro Rodrigo Café. O objetivo do time alvirrubro é conquistar uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem.
Destaques: goleiro Rodrigo Café e atacante Marcelo Tamandaré.
Time-base: Rodrigo Café; Elvis, Valdir, Vinicius e Wagner; Peu, Duda, Renan Meduna e Renan Tavares; Willian e Bahia.
Gassem Youssef, técnico: "Nós buscamos a classificação para a Série D como o principal objetivo. Estamos preparados e otimistas. Quando as contratações necessárias chegam e conseguimos montar um time, sempre temos que estar otimistas, assim como Londrina, Cianorte e Arapongas estão".
Toledo
(Foto: Divulgação / Site oficial do Toledo)
Destaques: goleiro Ney e atacante Safira.
Time-base: Ney, Marcelo Guerreiro, Glauco, Alcir e Fernando;.Amaral, Eurico, Warley e Ferraz; Safira e Getterson.
Rogério Perrô, técnico do Toledo: "Nós montamos uma equipe forte e contra o Coritiba deu para ver que estamos preparados. Mostramos força nos contra-ataques e conseguimos segurar uma boa equipe".
* Matéria escrita por Fernando Freire, Gabriel Hamilko e Rafael Les
Nenhum comentário:
Postar um comentário