Jogos da Primavera entre as competições mais antigas do país
Publicado em: 15/09/2013 - 00:00 | Atualizado em: 14/09/2013 - 13:24
Os Jogos Estudantis da Primavera são a segunda competição mais antiga do país, a primeira edição aconteceu 1956 com a participação de 300 atletas, cinco anos após a oficialização dos jogos o número de atletas era de mil participantes. Vinte anos depois o número de atletas triplicou e até os anos 80 o Colégio Regente Feijó foi o grande campeão dos jogos. Segundo Milton Anfilo, vice-coordenador geral da competição, no decorrer dos jogos foram mais de 100 mil atletas, só na edição deste ano, são esperados 6 mil atletas. Anfilo diz que com o decorrer do tempo houve a valorização da competição por parte do Governo Estadual e Municipal e a vinda de atletas da região e de fora do estado.
A ideia inicial partiu do Departamento Esportivo do Diretório Acadêmico Doutor Joaquim de Paula Xavier (DAJPX), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Então ela foi levada à diretoria do Diretório Central do Estudantes(DCE) e os integrantes montaram uma comissão para organizar os jogos. No dia 26 de julho 1956 foi realizada a primeira reunião com a comissão organizadora, que determinou que a competição seria anual, adotou como nome oficial 'Jogos Estudantis da Primavera' e que seriam realizados do dia 15 a 21 de setembro. Em 1960 um decreto publicado em 14 de setembro, oficializou os jogos no Estado.
Na primeira edição dos jogos, os alunos tiveram o patrocínio das indústrias da cidade, além dos jogos, foi determinado a escolha de uma rainha, a primeira escolhida foi Mara Rocha, que cursava filosofia. De 1956 a 1963 o Colégio Estadual Regente Feijó foi o campeão geral da competição, perdendo a invencibilidade para a Faculdade de Filosofia.
Em 1967, além de basquete, vôlei feminino e masculino, xadrez feminino e futsal masculino, foram criados grupos I e II e inseridas as provas de atletismo. Dentre as modalidades que não fazem mais parte da competição está a ginástica rítmica.
O vice-coordenador, Anfilo acredita que a cidade vê os jogos com muito orgulho. "O ponta-grossense tem uma identificação com os jogos, devido a sua existência, a cidade fortaleceu a competição entre escolas, que é o modelo de desenvolvimento esportivo da cidade até hoje. A partir Primavera, as escolas passaram a investir no esporte e inclusive, surgiram os JEM (Jogos Estudantis Municipais) e os JEEM (jogos Estudantis das Escolas Municipais)", comenta Anfilo.
O coordenador Geral dos Jogos, Werner Eisner comenta que para esse ano as expectativas em relação a competição são as melhores. "Esperamos que seja uma grande competição, neste ano tivemos um recorde de inscritos, tudo está montado, iniciada a competição o que nos resta é torcer para que tudo caminhe bem", relata Eisner.
Neste ano são três grupos de disputa, com 71 escolas do ensino fundamental, 76 do médio e 46 do superior. São 13 modalidades esportivas, no feminino e no masculino e 130 estabelecimento de ensino inscritos.
BOX:
Disputas individuais de hoje começam na parte da tarde
A abertura oficial foi na sexta e hoje as disputas do Jogos da Primavera começam com as provas de corrida, às 13h30, na pista de atletismo do 13° BIB. Será disputado os 200, 500 e 800 metros rasos na categoria, e o revezamento medley e 4x400 metros na categoria masculino e feminino dos grupos II e III. Também às 13h30, acontece as finas das provas salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto triplo.
No dia 16 acontece a semifinal do grupo I de atletismo corrida de 75 metros, a final do salto em altura, lançamento de dardo, arremesso de peso e salto em distância e a final para conquistar tempo dos 250 metros rasos. Às 13h30, acontece a final do 250 metros, do salto em altura, lançamento de dardo, salto em distância e arremesso de peso. A final para contar tempo são: mil metros rasos; revezamento 4x75; e arremesso de peso no masculino e feminino;
As provas de tênis de mesa, começam às 13h30 no Colégio Neo Master, na segunda-feira, nas disputas individual e por equipe do grupo III, na segunda, às 8 horas acontece a disputa por equipes do grupo II e às 13h30 o individual.
O vôlei de praia acontecem no Colégio Sagrada Família do centro, às 13h30 pelo grupo III. Na segunda as disputas do masculino II, acontecem no complexo ambiental às 8 horas, o feminino II começam às 13h30.
No xadrez de amanhã, as provas do grupo II, começam às 15 horas, no bloco G do campus de Uvaranas da UEPG, no dia 16, às 9 horas, acontece a competição do grupo I feminino.
| Fábio Matavelli |
|---|
Nenhum comentário:
Postar um comentário