terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

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Duplicação da BR 277 em Campo Largo tem 7 quilômetros de pista liberados

A concessionária CCR RodoNorte e o governo do Paraná entregaram aos usuários das rodovias paranaenses sob concessão, na manhã de ontem, um novo trecho de 7 quilômetros de duplicação da BR 277, no trecho de Campo Largo, sentido Curitiba. O novo segmento beneficia, neste primeiro momento, especialmente o tráfego local e motoristas que precisam fazer o retorno à Capital. Campo Largo também acabou de ganhar acessos por três viadutos – uma trincheira já havia sido liberada.
O trecho é parte integrante do Contorno de Campo Largo, que teve seu início antecipado pelo governo do Paraná e ficará totalmente concluído em junho deste ano. Conforme a concessionária CCR RodoNorte, que executa a obra, até o momento já foram concluídos mais de 80% dos trabalhos. O percurso restante inclui quatro quilômetros, uma nova ponte sobre o Rio Itaqui e mais uma trincheira, em fase adiantada. Através desta interligação, todo o tráfego pesado que hoje atravessa Campo Largo – onde há radares, lombadas, semáforos e um forte conflito com o tráfego urbano – será desviado para fora da cidade, através do Contorno pela BR 277. Desta forma, o trecho total já entregue tem uma nova pista de sete quilômetros, uma nova trincheira, um novo viaduto e a modernização de dois viadutos já construídos. A mão de obra é da construtora J. Malucelli.
LOCALIZAÇÃO – A duplicação pronta e liberada, por enquanto, está localizada entre a trincheira no Km 121+800, Bairro Itaqui de Cima (Rua Luiz Rivabem) e o Km 115, Bairro Rondinha, na saída da cidade. As novas alças dos viadutos do Km 118, 116 e 115 também passam a dar acesso à rodovia e à cidade, pelas ruas Caetano Munhoz da Rocha, Ema Taner e Natal Pigatto.
OBRA – A obra de duplicação da BR 277 (Contorno de Campo Largo) estava prevista no contrato de concessão com a CCR RodoNorte e foi antecipada pelo Governo do Estado, sendo custeada através das tarifas de pedágio. Os investimentos são de R$ 70 milhões na infraestrutura da rodovia, com a construção de 11 quilômetros de novas pistas, duas trincheiras, um viaduto, uma ponte e a modernização de dois viadutos. No contrato original, a obra estava prevista para ser concluída em 2015 – tendo seu término adiantado em um ano pelo governo estadual. Vai reduzir acidentes na cidade e dar mais fluidez ao tráfego entre o Interior e Curitiba, beneficiando diretamente o transporte de produtos de todo o Estado em direção ao Porto de Paranaguá. (Com assessoria)
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