Começa a construção da nova ponte sobre o rio Tibagi, na Rodovia do Café
Além da construção da ponte, as equipes trabalham com 45 máquinas ao longo dos 11 quilômetros. Elas fazem a limpeza, terraplenagem, aterros, implantação de drenagem e concluem a fundação dos dois viadutos sobre a linha férrea. A duplicação foi antecipada pela concessionária Rodonorte após negociações com o Governo do Paraná.
“Essa duplicação é a maior obra dentro do Anel de Integração do Estado. A obra é necessária devido ao grande tráfego de veículos na rodovia” disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
A nova pista terá 7,2 metros de largura, além de acostamentos, e ficará separada da atual pista por meio de um canteiro central de nove metros. Também serão construídos dois viadutos sobre a rede ferroviária e quatro retornos. Há ainda a previsão de corrigir horizontalmente e verticalmente as curvas. O prazo para conclusão desta primeira fase é de 15 meses.
Outros trechosOs demais trechos que farão parte dessa grande duplicação estão com o projeto executivo em andamento, assim como a ligação entre Apucarana e Califórnia. Toda a obra será feita em etapas. Após essa primeira fase, será duplicado um trecho de mais dez quilômetros, cujo projeto está em fase final. Após a finalização de cada trecho, a duplicação do trecho seguinte será iniciada.
Como este trecho foi antecipado, não há interferência nas tarifas das praças de pedágio já existentes, localizadas em Tibagi, Imbaú e Ortigueira. O investimento previsto para duplicar a Rodovia do Café, que faz parte do contrato de concessão que durará até 2021, é de R$ 1 bilhão.
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