terça-feira, 27 de outubro de 2015

PLANTAODACIDADE.COM.BR VEICULOU: revitalização da rua Fernandes Pinheiro

Prefeitura mobiliza secretarias para repensar utilização do quadrilátero histórico


Assessoria

Uma governança formada por órgãos da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e sociedade civil organizada vai lançar o projeto de revitalização da rua Fernandes Pinheiro, e todo o quadrilátero histórico até o Mercado Municipal. O Projeto Rua da Estação será lançado no dia 05 de novembro na Estação Saudade.
A governança é formada pelas Secretarias Municipais de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Cidadania e Segurança Pública, Saúde, Gestão Financeira, além das Fundações de Cultura e Turismo e Autarquia Municipal de Trânsito (AMTT). Também fazem parte do projeto o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Associação Comercial Industrial de Ponta Grossa (ACIPG) e a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Serviço Nacional da Indústria (SESC).
A Secretaria de Indústria e Comércio e Qualificação Profissional faz parte da gestão do Projeto e vai atuar no fomento ao empreendedorismo do comércio local. As ações práticas da Secretaria são fiscalizações do comércio ambulante do local e principalmente orientar sobre a legislação municipal a respeito da ocupação do solo e as regras para a formalização do comércio.
Tônia Mansani, diretora do Departamento de Fomento ao Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, conta que a restauração vai mobilizar investimentos a fim de criar atrativos para que os pedestres permaneçam no local. “A ideia é retornar pra sociedade uma área central, que tem uma importância histórica e que hoje, da maneira que está, tem uma ocupação secundária. Queremos que a população volte a ter confiança de consumir e permanecer no local”, explica a diretora.
O Secretário de Indústria Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, explica que o projeto de revitalização auxilia a impulsionar o comércio local. “A revitalização ajuda a dar segurança aos empresários investirem nessa área tão importante historicamente para o município”, conta Carbonar.
O projeto Rua da Estação vai somar à revitalização do prédio Histórico da Estação Saudade, que será utilizado pela Fecomércio para funcionar como cozinha pedagógica, café escola e Casa de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário